Roda de Poemas Divertidos

Desenvolvida por: Erika … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita e Leitura Criativa

Nesta atividade, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a criar poemas curtos e engraçados em uma roda de conversa. Através de pequenos grupos, cada estudante terá a oportunidade de trabalhar temas sugeridos como animais, brinquedos ou cores. Esta é uma prática riquíssima para desenvolver a escrita criativa e proporcionar um momento de leitura compartilhada, fomentando a confiança na exposição do próprio trabalho e no processo criativo. Os alunos não apenas escreverão, mas também recitarão seus poemas, garantindo um envolvimento dinâmico e interativo. Além da importância para a competência em Língua Portuguesa, esta atividade também atua no desenvolvimento socioemocional, promovendo cooperação, respeito e empatia entre os colegas durante o processo de compartilhamento e escuta. A prática da roda de conversa como um método democrático de expressão e respeito às vozes diversas é central para o sucesso desse projeto.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão intimamente ligados ao desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura de forma autônoma e compartilhada, conforme orienta a BNCC. As crianças serão desafiadas a escrever e compor poemas, estimulando a fluência narrativa e a criatividade, competências essenciais dentro do letramento. Outro foco é a escuta ativa e o compartilhamento respeitoso, incentivando habilidades sociais como empatia e cooperação. Ao final da atividade, espera-se que os alunos sintam-se mais confortáveis em compartilhar suas ideias e em compreender e respeitar as produções dos outros, aumentando assim a confiança e as habilidades de comunicação verbal e escrita dos estudantes.

  • Estimular a criação e escrita de poemas curtos.
  • Promover a leitura e recitação de textos autorais.
  • Desenvolver a capacidade de escuta ativa e respeitosa.
  • Incentivar a confiança para compartilhar ideias criativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP04: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é delineado para abordar habilidades essenciais do letramento que são preconizadas para o 2º ano do Ensino Fundamental. Focando especialmente na expressão escrita e verbal, os alunos terão a oportunidade de explorar suas capacidades criativas através da composição e recitação de poemas. Destaca-se a importância da semiótica na alfabetização - os alunos entrarão em contato com diversas formas e estruturas de textos ao criar seus poemas. A leitura e a escrita, tanto autônoma quanto compartilhada, serão práticas constantes durante as atividades, focando na compreensão e organização textual, assim como no respeito pelo trabalho dos colegas, que é parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem nessas idades.

  • Composição e escrita criativa de poemas.
  • Técnicas de leitura e recitação.
  • Análise linguística/semiótica na alfabetização.
  • Cooperação e escuta ativa em atividades coletivas.

Metodologia

Para efetivar uma aprendizagem significativa, a metodologia adotada nesta atividade é a roda de conversa e a prática de atividades manuais. As crianças serão orientadas a se engajar em grupos pequenos, promovendo uma aprendizagem colaborativa, onde cada membro do grupo poderá contribuir com suas ideias e criatividade. A atividade mão-na-massa proporciona uma experiência concreta na composição de poemas, permitindo que os estudantes explorem suas expressões textuais de forma livre e criativa, enquanto os incentiva a aplicar suas habilidades de escrita e leitura de maneira prática e inovadora. Ao final, a prática de recitar os poemas para o grupo mais amplo introduz elementos para a prática de fala em público, além de garantir a escuta ativa dos colegas. A metodologia enfatiza a inclusão de todos os alunos, respeitando os diferentes níveis de habilidades e proporcionando ajustes conforme as necessidades, enriquecendo o aprendizado em grupo.

  • Roda de conversa para discussão e brainstorming.
  • Trabalho em pequenos grupos para colaboração criativa.
  • Atividade mão-na-massa para composição de poemas.
  • Prática de recitação em público e escuta ativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de uma aula de 60 minutos cuidadosamente estruturada. Durante esse tempo, os alunos passarão por etapas de planejamento, execução e feedback. Inicialmente, as crianças participarão de uma breve introdução para alinhamento de expectativas e orientação sobre o tema. Será seguido de uma divisão em grupos para a escrita colaborativa dos poemas. No decorrer da atividade, será fornecido suporte e facilitação pelo professor para incentivar o trabalho em equipe e impulsionar a criatividade. O cronograma culmina com a apresentação dos poemas criados, utilizando o tempo remanescente para reflexões e ajustes baseados em feedback dos colegas e do professor.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, divisão em grupos e criação dos poemas.
  • Momento 1: Introdução à Atividade de Poesia (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o que é um poema e o objetivo da atividade de hoje. Fale sobre a importância da criatividade e como podemos expressá-la através das palavras. Pergunte aos alunos se conhecem algum poema ou se já ouviram falar sobre. Permita que compartilhem exemplos se desejarem.

    Momento 2: Divisão em Grupos e Brainstorming (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de 4 ou 5 alunos. Distribua papel e lápis e incentive-os a discutir possíveis temas para seus poemas curtos, como animais, brinquedos ou cores. Oriente-os a anotarem palavras-chave relacionadas ao tema escolhido. Circule entre os grupos, observe as discussões e ofereça sugestões. É importante que todos participem da escolha do tema.

    Momento 3: Criação dos Poemas (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente cada grupo a começar a escrita de seus poemas. Peça que experimentem diferentes formas e escolhas de palavras. Ofereça apoio, ajudando na organização de ideias e incentivando-os a brincar com a linguagem, incentivando inclusive o uso de elementos engraçados e rimas. Observe se todos estão se expressando e assegure-se de que mais de um aluno está contribuindo para o poema.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Solicite que cada grupo leia seu poema em voz alta para a turma. Após cada leitura, reserve um momento para que os outros alunos deem um retorno positivo e sugestões construtivas. Isso promove a autoestima e o aprendizado colaborativo. Oriente a turma a focar nos aspectos que mais gostaram e ideias para expandir ou melhorar o poema. Avalie através do envolvimento nas apresentações e qualidade das interações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não tenhamos alunos com condições específicas, é fundamental usar uma linguagem clara e manter um ambiente acolhedor que permita a participação de todos. Incentive os alunos mais tímidos a participarem, oferecendo palavras de encorajamento e elogios ao seu trabalho. Considere adaptar as atividades para incorporar diferentes estilos de aprendizagem, oferecendo suporte visual ou auditivo, conforme necessário. Lembre-se, seu entusiasmo e apoio são vitais para criar um ambiente inclusivo e motivador.

  • Aula 1: Recitação e feedback dos poemas desenvolvidos.
  • Momento 1: Aquecimento de Expressão Verbal (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve atividade de aquecimento para preparar os alunos para a recitação. Peça que cada um diga uma palavra aleatória que descreva seu estado de espírito ou alguma coisa que viu no caminho para a escola. Permita que se expressem de forma divertida e animada, criando um ambiente de descontração. Isso facilita o engajamento inicial. Encoraje o uso de gestos e expressões faciais, abordando a importância da comunicação não-verbal na leitura em voz alta.

    Momento 2: Apresentação dos Poemas (Estimativa: 25 minutos)
    Instrua os grupos a se prepararem para recitar os poemas que criaram na aula anterior. Deixe que cada grupo escolha alguém para começar, podendo haver rodízio na leitura das estrofes para que todos participem. É importante que todos tenham a chance de se expressar. Observe se algum aluno está nervoso e disponibilize ajuda para que se sintam confortáveis. Forneça feedback positivo imediato, destacando elementos criativos ou originais no poema ou na forma como foi recitado. Isso ajuda a promover a confiança entre os alunos.

    Momento 3: Rodada de Feedbacks (Estimativa: 15 minutos)
    Após as recitações, organize uma rodada de feedbacks, onde os alunos podem comentar sobre o que mais gostaram em cada apresentação. Instrua-os a falar de forma construtiva, destacando aspectos positivos e sugerindo pequenas melhorias de maneira gentil e respeitosa. Oriente a turma a usar frases como Eu gostei de… ou Tenho uma sugestão para…. O professor pode intervir para modelar o feedback. Isso reforça a escuta ativa e a habilidade de crítica construtiva.

    Momento 4: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula com uma breve reflexão, pedindo que cada aluno compartilhe uma coisa que aprendeu ou um sentimento que teve durante a atividade. Permita que falem um de cada vez, reforçando a importância de ouvir os colegas. Finalize agradecendo pela participação e parabenizando a todos pelo desempenho. Faça uma avaliação com base na participação de cada aluno e na evolução mostrada durante o processo de escrita e recitação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com necessidades específicas, é essencial manter um ambiente acolhedor e encorajador. Incentive especialmente aqueles que são mais tímidos a participarem, fornecendo feedback positivo e elogiando seus esforços. Considere ajustar o volume e ritmo da aula para apoiar aqueles que precisam de mais tempo para processar as informações. Adapte adereços ou utilize recursos visuais quando necessário para reforçar a compreensão, caso perceba que algum aluno está tendo dificuldades.

Avaliação

A avaliação nesta atividade se dará através de métodos diversos que contemplem tanto o progresso nas habilidades de escrita e leitura, como as competências socioemocionais desenvolvidas. O principal objetivo da avaliação é proporcionar um ambiente seguro onde os alunos possam expressar suas ideias e receber feedback formativo e construtivo. Os critérios de avaliação incluem criatividade, clareza e estrutura textual, e habilidades de recitação em público. Exemplos práticos envolvem a avaliação das interações durante a roda de conversa e a escuta ativa demonstrada pelos alunos. Será dada atenção especial para adaptar os critérios de alunos que possam necessitar de suporte adicional. A avaliação somativa será complementada pelo uso de um diário de classe, onde o progresso individual será registrado, promovendo a autoreflexão do estudante.

  • Objetivo: Avaliar a criatividade e estrutura dos poemas criados.
  • Critérios de Avaliação: Criatividade, clareza e organização textual.
  • Exemplo Prático: Observação das interações e desempenho na recitação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem materiais acessíveis e cotidianamente disponíveis nas escolas, facilitando a preparação e execução da aula. Os materiais fornecidos devem contemplar diversidades de expressão e criatividade. Além disso, incentivar a participação dos alunos por meio de reflexão conjunta sobre os temas que serão abordados. A integração das ferramentas digitais, se disponíveis, pode enriquecer a experiência de aprendizado e dar mais dinâmica às atividades. Recomenda-se a utilização de quadros brancos ou papel kraft para o brainstorming e planejamento dos poemas, assim como o uso de marcadores coloridos para enfatizar a criatividade no processo de composição.

  • Papel e lápis para escrita dos poemas.
  • Quadro branco ou papel kraft para brainstorming.
  • Materiais para decoração dos poemas (ex.: marcadores coloridos).

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios diários, incluindo cuidar para que todos os estudantes sejam incluídos de forma equitativa nas atividades educacionais. Neste sentido, é essencial que cada aluno tenha oportunidade igual de aprendizado e desenvolvimento. Embora esta turma não possua necessidades específicas, é vital ter uma abordagem receptiva e acessível para todos. Incentivar o respeito às variações na criação e expressão, e fomentar um ambiente seguro de compartilhamento são medidas chaves. Caso haja o uso de recursos tecnológicos, assegurar que todos tenham igual acesso é fundamental. Estratégias como pares colaboradores podem ajudar nos momentos de dificuldades e fortalecer laços sociais, promovendo um ambiente inclusivo, respeitoso e que valoriza cada singularidade, garantindo que o aprendizado seja verdadeiramente abrangente e igualitário.

  • Promoção de um ambiente seguro e acolhedor.
  • Igualdade de participação com recursos tecnológicos.
  • Pares colaboradores para apoio e auxílio mútuo.

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