Roda Mágica de Histórias

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Colaborativa

A atividade 'Roda Mágica de Histórias' propõe uma experiência enriquecedora de leitura e escrita criativa para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A proposta é iniciar com uma leitura compartilhada, escolhendo um texto simples, mágico e cativante, que sirva de inspiração para os alunos. Após a leitura, os alunos participarão de uma roda de histórias, em que cada um contribuirá com uma frase ou pequeno parágrafo. Ao final, as contribuições serão unidas, formando uma narrativa coletiva que será lida em conjunto. Essa atividade não só estimula a criatividade e a compreensão de texto, mas também promove habilidades de interação social e trabalho em equipe, essenciais nessa fase do desenvolvimento escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é desenvolver a capacidade de compreensão e produção de texto nos alunos a partir de uma experiência coletiva. Buscamos incentivar a escrita autônoma e compartilhada por meio da cooperação entre os colegas e da mediação do professor. A atividade ainda visa fomentar a criatividade e o uso consciente da linguagem escrita, aspectos fundamentais nesta etapa escolar.

  • Estimular a leitura e compreensão de textos variados.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e colaborativa.
  • Fomentar a cooperação e colaboração entre os alunos.
  • Aprimorar a habilidade de formar frases e parágrafos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP01: Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
  • EF12LP02: Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o desenvolvimento de competências de leitura e escrita que respeitem as etapas de aprendizagem dos alunos do 2º ano. Além de realizar leituras compartilhadas sob a mediação do professor, os alunos terão a experiência de redigir frases e parágrafos. A formação de narrativas coletivas a partir de contribuições individuais enriquece o entendimento de construção textual e favorece o domínio de regras gramaticais básicas, como pontuação e estruturação da frase.

  • Leitura compartilhada de textos curtos.
  • Escrita colaborativa de narrativas.
  • Estruturação e pontuação de frases.
  • Trabalho em equipe.

Metodologia

Para a execução desta atividade, será adotada uma metodologia que privilegia a participação ativa dos alunos, integrando leitura compartilhada e produção escrita coletiva. O processo inicia-se com a mediação do professor na leitura de um texto inspirador, seguido de momentos em pequenos grupos para construir conjuntamente a narrativa. A mediação ativa e o incentivo à autonomia permitirão que os alunos expressem suas ideias próprios, promovendo aprendizagens mais profundas e significativas.

  • Leitura compartilhada pelo professor.
  • Produção de textos em grupo.
  • Mediação ativa e estímulo à autonomia.
  • Discussões em grupo sobre o enredo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Roda Mágica de Histórias' prevê a realização de uma aula de 60 minutos, garantindo tempo suficiente para cada etapa do processo. A aula será dividida em momentos de leitura, escrita individual e colaborativa, e partilha dos resultados. Esta divisão tem como objetivo maximizar o engajamento dos alunos e garantir que todos tenham a oportunidade de contribuir qualitativa e quantitativamente.

  • Aula 1: Início com a leitura compartilhada (15 minutos); produção de frases/parágrafos em grupos (30 minutos); reunião e leitura da história completa (15 minutos).
  • Momento 1: Leitura Compartilhada (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula selecionando um texto curto, mágico e cativante para a leitura compartilhada. Leia em voz alta para a turma, utilizando entonação e expressões faciais para aumentar o envolvimento dos alunos. É importante que o professor faça pausas estratégicas durante a leitura para fazer perguntas aos alunos, como 'O que você acha que vai acontecer a seguir?', incentivando a previsão de fatos e capturando a imaginação. Observe se todos estão atentos e, se necessário, peça para que os alunos sentem em círculo, tornando a leitura mais inclusiva e comunitária.

    Momento 2: Produção de Frases/Parágrafos em Grupos (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua papel e lápis para cada equipe. Oriente cada grupo a criar uma frase ou pequeno parágrafo que dê continuidade à história lida. Estimule os alunos a exercitar a criatividade e a manter coerência com o texto inicial. Circule pela sala, oferecendo suporte e estimulando a discussão dentro dos grupos. Sugira que cada aluno contribua com ideias, reforçando a importância da colaboração. Avalie a participação individual e a capacidade do grupo em progredir de forma colaborativa. Intervenha se perceber que algum grupo está com dificuldade de avançar, oferecendo dicas e sugestões para reorientar o pensamento criativo.

    Momento 3: Reunião e Leitura da História Completa (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma novamente e peça que cada grupo leia sua contribuição em ordem, formando a narrativa conjunta. Incentive os alunos a prestarem atenção e a darem feedback positivo sobre as ideias dos colegas. Após a leitura completa, promova uma discussão sobre como a história se desenvolveu, destacando as contribuições criativas e a capacidade de cooperação dos alunos. Estimule um ambiente onde eles possam expressar como foi co-criar a narrativa e o que aprenderam com a experiência. Avalie a compreensão do enredo e a capacidade de extensão das ideias iniciais.

Avaliação

A avaliação será baseada na observação contínua dos alunos durante toda a atividade, considerando o engajamento e a colaboração. O objetivo é verificar a participação ativa de cada aluno e a habilidade de contribuir com ideias originais para a narrativa. Critérios a serem considerados incluem a coerência das frases ou parágrafos produzidos e a capacidade de trabalhar em equipe. Exemplo prático: a avaliação poderá incluir uma 'autoavaliação', onde os alunos refletem sobre sua contribuição individual para a história e um feedback do grupo sobre o processo de construção da narrativa.

  • Observação da participação ativa durante a atividade.
  • Avaliação da coerência das contribuições dos alunos.
  • Feedback em grupo e autoavaliação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para esta atividade são simples, permitindo fácil acessibilidade por parte do professor. São necessários textos curtos e inspiradores, papel e lápis para a escrita, assim como um quadro ou painel onde as contribuições dos alunos possam ser organizadas. Recursos tecnológicos, como um projetor, podem ser utilizados para tornar a leitura compartilhada mais envolvente, mas não são essenciais.

  • Textos curtos e inspiradores.
  • Papel e lápis.
  • Quadro ou painel para organização.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a complexidade e desafios enfrentados pelos professores, e agradecemos seu compromisso em adaptar as atividades para atender às diversas necessidades dos alunos. Embora não haja condições específicas diagnosticadas nesta turma, recomendamos práticas inclusivas que promovam a participação de todos. Propor dinâmicas que incentivem a expressão oral pode ajudar alunos que tenham dificuldades com a escrita. Também sugerimos a disposição da sala de modo que todos enxerguem o quadro ou painel, garantindo que cada aluno tenha boa visualização e conforto.

  • Organização da sala para boa visualização.
  • Dinâmicas para incentivo da expressão oral.
  • Criação de um ambiente de respeito e acolhimento.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo