Super-Heróis da Reescrita

Desenvolvida por: Damiao… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Reescrita Criativa

Nesta atividade interativa e lúdica, denominada 'Super-Heróis da Reescrita', os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a trabalhar em equipe para reimaginar histórias de heróis infantis clássicos. Inicialmente, os estudantes farão uma leitura compartilhada da história original selecionada por cada grupo, com o intuito de compreenderem plenamente a narrativa, personagens e acontecimentos principais. Seguidamente, por meio de rodas de debate, os alunos discutirão e planejarão mudanças na trama, introduzindo novos elementos, enquanto mantêm a essência dos personagens e o curso principal dos eventos. Esta atividade estimula a criatividade, a colaboração e o pensamento crítico, uma vez que os alunos terão que justificar suas escolhas de alterações na história e como essas se encaixam na narrativa original. O processo culmina na redação colaborativa de uma nova versão da história, com especial atenção à estrutura textual, pontuação e grafia. As histórias reimaginadas serão compartilhadas com a classe em uma sessão de leitura coletiva, promovendo a prática da oralidade e o desenvolvimento da escuta ativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de leitura compreensiva, interpretação, produção textual colaborativa e apresentação oral entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Visando a ampliação do letramento literário, a atividade propõe um mergulho no universo das narrativas de heróis, incentivando a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes ao recontar as histórias com novos elementos. Além disso, objetiva-se fomentar habilidades sociais como o trabalho em equipe, a negociação de ideias e o respeito pelas opiniões dos colegas durante as rodas de debate e o processo de escrita colaborativa. Este trabalho conjunto também promove a reflexão sobre a estrutura narrativa, a coerência textual e a aplicação correta da gramática e ortografia nas produções escritas.

  • Desenvolver competências de leitura e interpretação de textos.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na reescrita de histórias.
  • Fomentar a escrita colaborativa, respeitando normas gramaticais e ortográficas.
  • Praticar a oralidade e a escuta ativa durante as apresentações.
  • Cultivar habilidades sociais como trabalho em equipe e respeito mútuo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP05: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Este plano de aula incide sobre importantes aspectos do letramento literário e produção textual, privilegiando a interação criativa dos alunos com textos narrativos. Através da leitura, análise e reescrita de histórias, os estudantes desenvolverão habilidades essenciais de compreensão textual, narração, coesão e coerência na escrita, assim como familiaridade com a estrutura de textos literários. A atividade promove igualmente o desenvolvimento da oralidade, ao incentivar a apresentação das histórias reimaginadas, e da escuta ativa, quando os alunos se tornam a audiência de seus colegas.

  • Leitura e interpretação de textos
  • Estrutura narrativa de histórias
  • Reescrita criativa de textos
  • Produção textual colaborativa
  • Oralidade e escuta ativa

Metodologia

Esta atividade será norteada pela metodologia ativa Roda de Debate e pela Aprendizagem Baseada em Projetos, possibilitando aos alunos aprenderem de maneira mais significativa, participativa e colaborativa. Inicia-se com a leitura compartilhada das histórias originais para garantir a compreensão do enredo, seguida das rodas de debate, onde os estudantes discutiram sua interpretação e planejaram as alterações da narrativa. A etapa de redação será executada em trabalho de grupo, permitindo a troca de ideias e aprimoramento da capacidade escrita. A apresentação final das histórias recontadas oportuniza o exercício da expressão oral e incentiva a escuta ativa entre os colegas.

  • Leitura compartilhada das histórias originais
  • Roda de debate para discussão e planejamento da reescrita
  • Redação colaborativa da nova versão da história
  • Apresentação oral das histórias recontadas
  • Escuta ativa durante as apresentações

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Super-Heróis da Reescrita' será desenvolvida ao longo de quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 4 horas. Na primeira aula, será realizada a leitura compartilhada e o início do debate sobre as possíveis alterações nas histórias. Na segunda e terceira aulas, os alunos trabalharão na redação das novas versões das histórias em seus grupos. A quarta e última aula será dedicada às apresentações das histórias recontadas por cada grupo para a turma.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e início do debate
  • Aula 2 e 3: Redação colaborativa das histórias recontadas
  • Aula 4: Apresentação das histórias recontadas e feedback

Avaliação

A avaliação será baseada no engajamento dos alunos durante todo o processo: participação nas rodas de debate, contribuição para a redação colaborativa e na apresentação oral. Avaliar-se-á a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, a criatividade e a coesão da história recontada, assim como a correta aplicação de estruturas textuais, pontuação e ortografia. O feedback construtivo será fornecido após as apresentações, destacando os pontos positivos e áreas para melhoria. Exemplos específicos das recontagens bem-sucedidas e aspectos que poderiam ser melhorados facilitarão o entendimento dos critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados livros ou cópias das histórias de heróis infantis selecionadas, materiais para anotação (cadernos, lápis, borrachas), um espaço adequado para as rodas de debate e para a leitura compartilhada, além de recursos audiovisuais (como data show e computador) para as apresentações finais. Estes materiais e espaços são essenciais para a dinamização das leituras, debates, processos de escrita colaborativa e apresentações, garantindo assim uma experiência de aprendizagem plena e interativa.

  • Livros ou cópias das histórias infantis
  • Materiais de escrita (cadernos, lápis, borrachas)
  • Espaço para rodas de debate e leitura compartilhada
  • Recursos audiovisuais para apresentações (data show, computador)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo