A Festa das Palavras

Desenvolvida por: Arlete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Função dos Adjetivos

A atividade 'A Festa das Palavras' tem como propósito explorar e aprofundar a compreensão sobre o papel dos adjetivos na língua portuguesa. Após uma aula expositiva que introduz a função dos adjetivos, os alunos participarão de uma atividade prática onde organizarão uma 'festa' com substantivos e adjetivos. Eles serão desafiados a escolher adjetivos que melhor descrevem seus substantivos, enriquecendo assim suas descrições. Durante uma roda de debate, discutirão suas escolhas de adjetivos, refletindo sobre como essas palavras acrescentam informações e detalhes às orações. Ao final, cada aluno apresentará o resultado de sua festa, demonstrando suas compreensões e adequações no uso de adjetivos. Essa atividade visa não apenas o entendimento gramatical, mas também o desenvolvimento de habilidades como organização de ideias e trabalho em equipe, engajando os alunos de forma lúdica e significativa no processo de aprendizagem da língua.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão alinhados com o desenvolvimento de competências linguísticas específicas dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, visando a compreensão e aplicação prática da função dos adjetivos. A proposta busca não apenas identificar e entender a função dos adjetivos, mas também desenvolver habilidades discursivas e reflexivas através de debates e apresentações. Ao estruturar a atividade em torno de uma situação contextualizada e prática, pretende-se que os alunos consolidem suas competências linguísticas de forma significativa e integrada, promovendo o desenvolvimento das habilidades cognitivas de interpretar e associar informações linguísticas, bem como a socialização e o compartilhamento de ideias em grupo.

  • Compreender a função dos adjetivos nas frases.
  • Aplicar corretamente os adjetivos nas descrições de substantivos.
  • Participar de debates e expressar opiniões sobre a escolha dos adjetivos.
  • Desenvolver a habilidade de apresentar suas produções de forma clara e coerente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF03LP09: Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'A Festa das Palavras' está centrado nas noções de substantivo e adjetivo, ressaltando sua função descritiva no contexto da língua portuguesa. Nas atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de explorar os adjetivos como ferramentas essenciais para a construção de uma descrição rica e detalhada, aprimorando assim suas capacidades de comunicação e expressão textual. Além disso, a atividade fomentará o desenvolvimento das habilidades de interpretação de texto, permitindo aos alunos identificar e classificar adjetivos em diferentes contextos, preparando-os para o uso consciente e criativo desses recursos linguísticos em suas produções textuais.

  • Diferença entre substantivo e adjetivo.
  • Função dos adjetivos nas frases.
  • Utilização de adjetivos para enriquecer descrições textuais.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'A Festa das Palavras' envolve o uso de metodologias ativas, centradas no aprendizado por meio de práticas reflexivas e participativas. A aula inicia com uma exposição teórica sobre os adjetivos, seguida por uma atividade prática onde os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos ao organizar uma 'festa' com palavras. A roda de debate visa promover a reflexão e o diálogo sobre as escolhas dos adjetivos, incentivando os alunos a desenvolverem pensamento crítico e habilidades de comunicação. Esta abordagem metodológica busca engajar os alunos de forma dinâmica e interativa, assegurando um aprendizado significativo, através da contextualização dos conteúdos em práticas cotidianas.

  • Aula expositiva sobre o papel dos adjetivos.
  • Atividade prática de organização de uma 'festa' com substantivos e adjetivos.
  • Roda de debate para discussão das escolhas dos adjetivos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ocorrer em uma aula de 60 minutos, permitindo que os alunos possam absorver o conteúdo e praticá-lo de maneira eficaz e produtiva. Esta estrutura é proposital para assegurar uma experiência educacional rica e completa dentro do tempo estipulado, proporcionando espaço suficiente para a exposição, prática e debates. As atividades planejadas visam a otimização do tempo em sala de aula garantindo que todos os aspectos da atividade sejam cobertos de forma eficiente e envolvente.

  • Aula 1: Introdução ao tema dos adjetivos, organização da prática 'A Festa das Palavras', e roda de debate.
  • Momento 1: Introdução ao Tema dos Adjetivos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o que são adjetivos e qual a sua função nas frases. Utilize exemplos do cotidiano que sejam familiares aos alunos, como descrever um amigo, um animal ou um brinquedo preferido. É importante que você utilize recursos visuais como cartazes ilustrativos ou imagens impressas, que ajudem os alunos a visualizar e associar adjetivos aos substantivos. Estimule a participação ativa dos alunos, pedindo que forneçam exemplos de adjetivos que se lembrem.
    Avaliação: Observe se os alunos estão participando e compreendendo o conceito de adjetivos.

    Momento 2: Organização da Prática 'A Festa das Palavras' (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e explique que cada grupo organizará uma 'festa' temática. Entregue folhas com nomes de substantivos variados para cada grupo e incentive-os a escolher adjetivos que melhor descrevam seus substantivos. É importante que você circule entre os grupos, oferecendo apoio e fazendo perguntas que auxiliem na escolha dos adjetivos, como 'Como esse adjetivo descreve a palavra que você escolheu?'. Permita que os grupos tenham autonomia nas suas escolhas, mas esteja atento para intervir quando necessário.
    Avaliação: A avaliação ocorrerá pela observação das interações e das escolhas feitas pelos alunos em seus grupos.

    Momento 3: Roda de Debate sobre Adjetivos Escolhidos (Estimativa: 15 minutos)
    Após a prática da organização, reúna todos os alunos em uma roda de debate. Cada grupo deverá apresentar suas escolhas de adjetivos e explicar as razões por trás delas. Estimule a reflexão e a participação, fazendo perguntas como 'Por que você escolheu esse adjetivo?' ou 'O que mais poderia servir para descrever esse substantivo?'. É importante que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que qualquer discordância seja mediada de forma respeitosa.
    Avaliação: Avalie a compreensão dos alunos sobre o uso de adjetivos por meio de sua capacidade de argumentar e justificar suas escolhas de forma coerente.

    Momento 4: Apresentação Final da 'Festa' (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo deve compartilhar com a turma o resultado final da sua 'festa', apresentando seus cartazes ou representações visuais e explicando as escolhas dos adjetivos. Este é um momento para que cada grupo demonstre sua compreensão sobre os adjetivos. Permita que os alunos recebam feedback entre si, focando nas descrições bem feitas e promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa.
    Avaliação: A avaliação será baseada na clareza da apresentação e na criatividade na utilização dos adjetivos escolhidos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com condições específicas mencionadas, podemos adotar algumas práticas inclusivas que beneficiarão todos os alunos. Forneça materiais em diferentes formatos (visuais, auditivos) para atender a diversos estilos de aprendizagem. Permita tempos extras de reflexão para alunos que possam precisar. Use linguagem clara e simples e esteja disponível para esclarecer dúvidas tanto individuais quanto em grupo. Incentive a colaboração e interações positivas entre os alunos, assegurando que todos sejam ouvidos durante os debates e apresentações. Esteja atento para oferecer suporte adicional a qualquer aluno que esteja demonstrando dificuldade em compreender o conteúdo.

Avaliação

A avaliação da atividade 'A Festa das Palavras' será diversificada, englobando tanto aspectos formais quanto informais do processo de aprendizagem. Primeiramente, a observação direta será utilizada para avaliar o engajamento e a participação dos alunos durante as atividades práticas e a roda de debate, identificando a capacidade de cada aluno em aplicar os conceitos aprendidos. Outro método a ser utilizado é a autoavaliação, na qual os alunos serão incentivados a refletir sobre seu próprio aprendizado e contribuição para a atividade, promovendo o autoconhecimento e a autorregulação. Além disso, a apresentação do resultado final da 'festa', onde os alunos expõem suas escolhas de adjetivos, permitirá uma avaliação das habilidades de comunicação e argumentação. Todas essas metodologias estarão alinhadas aos objetivos de aprendizagem, assegurando que as competências linguísticas e sociais dos alunos sejam plenamente desenvolvidas e apreciadas.

  • Observação direta do engajamento e participação nas atividades.
  • Autoavaliação refletindo o aprendizado e contribuição.
  • Apresentação final dos resultados da 'festa' organizada pelos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade serão variados e visam proporcionar uma experiência rica e interativa para os alunos. Materiais básicos de escrita e desenho, como folhas de papel, lápis de cor e canetinhas, serão utilizados para a atividade de elaboração da 'festa'. Cartazes também serão empregados para registrar as ideias e respostas dos alunos durante a roda de debate, incentivando a visualização e organização das informações. Além disso, o uso de exemplos impressos de textos curtos ajudará a ilustrar a aplicação de adjetivos em diferentes contextos, permitindo que os alunos identifiquem e analisem suas funções nas frases.

  • Materiais básicos de escrita e desenho.
  • Cartazes para apresentação e discussões.
  • Exemplos impressos de textos ilustrativos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a sobrecarga de trabalho entre os professores é uma realidade presente no cotidiano escolar. Entretanto, é essencial garantir um ambiente de ensino inclusivo, onde todos os alunos possam participar e aprender de maneira equitativa. Para a atividade 'A Festa das Palavras', recomenda-se estratégias como a utilização de materiais visuais acessíveis a todos os alunos, favorecendo o entendimento por meio de ilustrações e textos claros. A atividade também deve incentivar a colaboração entre os alunos, promovendo a diversidade de ideias e experiências, respeitando as particularidades culturais e sociais. Além disso, embora não haja alunos com necessidades específicas nesta turma, a prática de comunicação clara e aberta permite que possíveis dificuldades sejam identificadas precocemente e corrigidas, garantindo um aprendizado fluído para todos.

  • Uso de materiais visuais acessíveis e inclusivos.
  • Incentivo à colaboração e respeito à diversidade de ideias e experiências.
  • Prática de comunicação clara e aberta entre professor e alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo