A atividade 'Aventura Literária na Biblioteca' tem como objetivo principal fomentar o amor pela leitura e o desenvolvimento de habilidades literárias nos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Iniciando com uma visita à biblioteca da escola ou uma comunitária, esta atividade prática permitirá aos estudantes o contato direto com um diversificado acervo, instigando-os a selecionar livros baseados em seus interesses pessoais. Este momento de escolha independente visa não apenas a promover a autonomia do aluno mas também a valorização do imaginário e da diversidade cultural contida nos textos literários. Posteriormente, de volta à sala de aula, os alunos terão a oportunidade de compartilhar oralmente suas escolhas e impressões iniciais, estimulando a oralidade e a troca de experiências. Na sequência das aulas, serão organizados momentos para relatos de progresso na leitura, culminando em apresentações criativas onde os alunos irão discorrer sobre os livros lidos, suas impressões, críticas e resumos, em um exercício de apreciação e crítica literária.
Esta atividade objetiva promover o desenvolvimento da fluência leitora, compreensão textual, autonomia na escolha de leituras e habilidades de comunicação oral entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Pretende-se, com isso, reconhecer a literatura como uma fonte de prazer e conhecimento, além de estimular o respeito pela diversidade cultural. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de expressar suas opiniões sobre as obras lidas, realizar conexões com suas experiências pessoais e desenvolver um olhar crítico sobre os textos.
A 'Aventura Literária na Biblioteca' cobrirá a importância dos textos literários no universo imaginativo, desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação, expressão oral e apreciação crítica de textos. Os estudantes aprenderão como escolher obras que dialoguem com seus interesses e como compartilhar suas experiências literárias com os colegas, construindo um ambiente de discussão saudável sobre os diferentes gêneros literários e culturas representadas nos livros selecionados.
A metodologia ativa Saída de Campo será o cerne deste plano de aula, priorizando o aprendizado prático e experiencial. Os alunos serão levados à biblioteca onde executarão a tarefa de selecionar um livro, baseando-se em seus interesses pessoais. Essa abordagem busca garantir uma experiência de aprendizado significativa, através da qual os estudantes não apenas leem, mas interagem, discutem e refletem sobre as obras escolhidas. As discussões em sala de aula e as apresentações serão momentos chave para fomentar a oralidade e o pensamento crítico, além de oferecer aos alunos uma plataforma para exercitar a escuta ativa e o respeito às diferentes opiniões.
A atividade possui um cronograma de 20 horas, divididas em 24 aulas de 50 minutos. O cronograma inclui desde a preparação para a visita à biblioteca, passando pela seleção de livros, momentos de leitura e discussão em classe, até a preparação e realização das apresentações finais dos alunos sobre os livros escolhidos.
A avaliação da atividade 'Aventura Literária na Biblioteca' será processual e formativa, visando acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do projeto. Serão observados critérios como o envolvimento na seleção dos livros, participação nas discussões de classe, progresso na leitura, qualidade das apresentações orais e capacidade de articular opiniões e críticas sobre as obras lidas. Esta abordagem permite não apenas medir o progresso acadêmico, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.
Para a execução desta atividade serão necessários acessos a uma biblioteca bem equipada, livros de literatura infantil e juvenil adequados para a faixa etária, espaço adequado em sala de aula para leituras e discussões em grupo, materiais para criação das apresentações (como cartolina, marcadores, acesso a computadores) e, se possível, um sistema de som para as apresentações finais. Será primordial contar com o apoio de bibliotecários durante a visita à biblioteca, a fim de orientar os alunos na escolha dos livros.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula