Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao conceito de dígrafos através de uma jornada de três etapas. A primeira aula introduzirá o conceito de dígrafos, como 'lh', 'nh' e 'ch', usando exemplos do cotidiano. Os alunos participarão de uma discussão sobre a aplicabilidade desses dígrafos em palavras do dia a dia, estimulando o reconhecimento e o uso correto. Na segunda aula, os alunos participarão de um concurso de escrita criativa. Eles serão desafiados a criar histórias curtas que incluam palavras com os dígrafos estudados. Esta atividade incentivará habilidades de escrita e criatividade, estreitamente alinhadas com a BNCC. Na última aula, as histórias serão compartilhadas em um ambiente de escuta colaborativa, onde os alunos terão a oportunidade de ler suas composições e participar de uma análise coletiva. Posteriormente, os alunos participarão de uma 'caça às palavras' na sala, buscando palavras com dígrafos escondidas pela sala, reforçando a ortografia correta e promovendo a socialização e o trabalho em equipe. Este plano de aula integrará habilidades de leitura, escrita e oralidade, proporcionando aos alunos uma experiência dinâmica, interativa e construtiva.
Os objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem desenvolver a competência linguística dos alunos ao enfatizar a identificação e uso de dígrafos na língua portuguesa. Busca-se promover a compreensão formal e prática da escrita através de atividades de leitura e produção textual, desenvolvendo a capacidade dos alunos de segmento e combinação de grafemas e fonemas no contexto da ortografia correta. Além disso, a atividade pretende estimular a escrita criativa e a produção textual em grupo, melhorando as habilidades de comunicação oral e escrita. Também busca fomentar o respeito aos processos de construção textual dos colegas, promovendo um ambiente de apoio e colaboração, onde críticas construtivas são incentivadas e valorizadas, fortalecendo o aprendizado coletivo.
O conteúdo programático desta atividade aborda a ortografia de palavras com dígrafos, focando especialmente nos dígrafos 'lh', 'nh' e 'ch'. Envolve a leitura e compreensão de textos que contêm esses dígrafos, além da prática de produção textual criativa. A atividade incorpora a análise de palavras, incentivando a formação de novas expressões linguísticas pelas crianças. Promover atividades que reforcem a ortografia correta é crucial para solidificar a base linguística dos alunos, garantindo que seus processos de leitura e escrita se tornem mais autônomos e eficientes. A prática de caçar palavras na sala fortalecerá essa base, combinando aprendizado com atividades físicas e interativas, o que facilita o engajamento e a retenção de conhecimento por parte dos alunos.
Para maximizar o envolvimento e o aprendizado dos alunos, a metodologia proposta integra elementos expositivos e práticos, utilizando uma combinação de apresentação inicial, atividade prática de escrita e exercícios interativos. A abordagem expositiva na primeira aula será essencial para apresentar claramente os conceitos e exemplos de dígrafos, preparando os alunos para atividades subsequentes. As atividades práticas nas aulas seguintes serão centradas em metodologias ativas, onde os alunos serão incentivados a explorar e aplicar os conhecimentos adquiridos em projetos criativos e colaborativos. Esta metodologia não só promove o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também incentiva habilidades sociais como comunicação e cooperação, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos no ambiente escolar.
O cronograma da atividade está planejado para ser executado ao longo de três aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, principalmente expositiva, os alunos serão introduzidos ao conceito de dígrafos, com exemplos práticos que facilitam a compreensão. Essa introdução irá preparar o terreno para as atividades mais práticas das aulas subsequentes. A segunda aula será dedicada à atividade prática de 'mão-na-massa', onde os alunos participarão de um concurso de produção textual criativa, desafiando suas habilidades de escrita com palavras dígrafas. A terceira aula proporcionará um momento de culminância com a partilha das histórias, seguida por uma caça às palavras. Este cronograma balanceado busca cobrir os aspectos teóricos e práticos, promovendo a fixação e o aplicamento do conhecimento em contextos variados.
Momento 1: Apresentação dos Dígrafos (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula apresentando o conceito de dígrafos. Explique que dígrafos são duas letras que, juntas, formam um único som, como 'lh', 'nh' e 'ch'. Utilize slides ou um quadro branco para ilustrar palavras comuns que utilizam esses dígrafos, como 'olho', 'tamanho' e 'chave'. Mostre imagens associadas a essas palavras para reforçar o aprendizado visual. Oriente os alunos a observarem as palavras ao seu redor, estimulando a curiosidade.
Momento 2: Discussão em Grupo sobre Dígrafos (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e permita que cada grupo discuta entre si outras palavras que conhecem com os dígrafos apresentados. Circule pela sala para auxiliar na discussão e oferecer sugestões, se necessário. É importante que os alunos compartilhem suas observações em voz alta no final dessa atividade, promovendo a oralidade. Avalie a participação de cada grupo e observe se todos os alunos se sentiram à vontade para contribuir.
Momento 3: Exercícios Práticos de Identificação (Estimativa: 20 minutos)
Distribua uma folha de exercícios com uma lista de palavras e peça aos alunos que identifiquem e circulem nas palavras os dígrafos 'lh', 'nh' e 'ch'. Esta atividade pode ser feita individualmente. Permita que os alunos consultem seus colegas em caso de dúvida, para promover a colaboração. Recolha as folhas ao final para correção posterior, assegurando que cada aluno entendeu o conceito e fez as identificações corretas.
Momento 4: Debate e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
Retorne ao grupo total e inicie uma sessão de perguntas e respostas sobre as dificuldades encontradas e os aprendizados do dia. Incentive os alunos a compartilharem o que acharam mais interessante sobre os dígrafos. Utilize este momento para revisar oralmente as palavras vistas e reforçar a memória dos alunos. Anote no quadro algumas das palavras mencionadas pelos alunos, certificando-se de que todos os dígrafos foram corretamente identificados. Finalize a aula destacando a importância dos dígrafos na escrita e na leitura.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com dificuldades de concentração, ofereça material visual adicional que resuma o conteúdo de cada momento de forma destacada e colorida. Permita o uso de dispositivos tecnológicos assistivos para aqueles que necessitam, durante todo o processo de escrita e identificação. Utilize também palavras de fácil reconhecimento para a maioria das crianças e permita mais tempo para as atividades, se preciso. Para alunos com dificuldades auditivas, assegure que todas as explicações verbais estejam também no material escrito lançado no quadro, e utilize legendas nos materiais audiovisuais.
Momento 1: Instruções do Concurso de Escrita (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula explicando aos alunos que eles participarão de um concurso de escrita criativa. Explique que o objetivo é escrever uma história curta utilizando palavras que contenham os dígrafos 'lh', 'nh' e 'ch'. Forneça exemplos de histórias curtas, destacando a importância de uma introdução, meio e fim. É importante que você enfatize a necessidade de usar corretamente os dígrafos. Distribua papel e lápis e explique que os alunos poderão trabalhar individualmente ou em duplas. Faça uma breve revisão dos dígrafos apresentados na aula anterior para assegurar que todos lembrem como eles são usados.
Momento 2: Planejamento da História (Estimativa: 15 minutos)
Peça que os alunos planejem suas histórias, anotando as ideias principais no papel. Oriente-os a pensarem primeiro nos personagens, cenário e problema a ser resolvido na história. Circule pela sala para oferecer suporte, sugerindo palavras e ideias relacionadas aos dígrafos que podem ser usadas nas histórias. É importante que os alunos decidam explicitamente quais dígrafos incluirão em suas histórias.
Momento 3: Escrita da História (Estimativa: 20 minutos)
Incentive os alunos a começar a escrever suas histórias. Garanta um ambiente calmo e propício à escrita. Permita que os alunos compartilhem ideias entre si, mas lembre-os de não perderem o foco na sua escrita. Observe se os alunos estão integrando as palavras com dígrafos corretamente e ofereça feedback imediato. Avalie a escrita em relação à criatividade, organização das ideias e correta utilização dos dígrafos.
Momento 4: Compartilhamento de Ideias e Encerramento (Estimativa: 15 minutos)
Conclua a atividade convidando alguns alunos a compartilharem suas histórias com a turma. Promova um ambiente respeitoso e acolhedor durante a apresentação. Sugira que a turma faça perguntas ou comentários sobre as histórias apresentadas. Este momento servirá para aprimorar a oralidade e a escuta ativa. Ao final, parabenize todos pela participação e destaque a habilidade de utilizar corretamente os dígrafos nas histórias. Recolha os papeis para avaliação posterior.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos que possam ter dificuldades na criatividade ou escrita, ofereça sugestões iniciais ou uma lista de palavras com dígrafos que possam usar. Pode-se permitir que eles ilustrem a história caso isso facilite a expressão do enredo. Utilize papel com linhas mais destacadas para aqueles que necessitam de auxílio visual. Permita o uso de recursos tecnológicos, como tablets, para digitação, e ofereça mais tempo para completar a atividade, se necessário. Garanta que alunos mais tímidos sintam-se confortáveis para participar do compartilhamento, reforçando um ambiente acolhedor.
Momento 1: Apresentação das Histórias (Estimativa: 20 minutos)
Comece a aula criando um ambiente acolhedor e respeitoso para a apresentação das histórias. Convide os alunos voluntariamente a lerem suas histórias em voz alta para a turma. Oriente os alunos a prestarem atenção nas histórias dos colegas, promovendo uma escuta ativa e responsável. Ofereça feedback positivo após cada apresentação, destacando a utilização correta dos dígrafos e incentivando a criatividade. Observe a participação voluntária e o respeito demonstrado pelos colegas durante as apresentações como critérios de avaliação.
Momento 2: Discussão e Reflexão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
Promova uma discussão coletiva sobre as histórias apresentadas, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e percepções. Questione sobre quais palavras com dígrafos foram mais difíceis de usar e por quê. Incentive os alunos a refletirem sobre o processo de escrita e apresentação. Avalie a participação e o envolvimento de cada aluno na discussão. Utilize este momento para reforçar conceitos de ortografia e a importância da diversidade de ideias e culturas.
Momento 3: Caça às Palavras com Dígrafos (Estimativa: 20 minutos)
Organize uma atividade de caça às palavras pela sala. Antes da aula, esconda palavras com dígrafos em diferentes partes da sala de aula, em locais discretos, mas acessíveis. Explique para a turma que eles devem encontrar as palavras escondidas e anotá-las. Divida a turma em grupos pequenos para promover a colaboração e a socialização. Ofereça prêmios simbólicos para o grupo que encontrar mais palavras. Avalie a capacidade de trabalhar em equipe e a criatividade para encontrar as palavras. Utilize esta atividade como um momento descontraído de fixação de conteúdo.
Momento 4: Encerramento e Autoavaliação (Estimativa: 5 minutos)
Finalize a aula realizando uma breve autoavaliação com os alunos. Peça que eles reflitam sobre o que aprenderam sobre dígrafos e a experiência de compartilhar suas histórias. Incentive-os a pensar em uma coisa que fizeram bem e algo que gostariam de melhorar na próxima vez. Este momento deve promover a autonomia e a autorreflexão. A autoavaliação também servirá como um meio de avaliar a compreensão individual dos alunos sobre os conteúdos trabalhados. Agradeça a participação de todos e reforce os conhecimentos adquiridos.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos que possam sentir-se desconfortáveis em apresentar suas histórias, ofereça a opção de apenas compartilhar com um colega ou para o professor individualmente. Se necessário, permita que os alunos usem dispositivos de gravação para apresentar suas histórias de forma diferente. Durante a 'caça às palavras', assegure que as palavras estejam em locais acessíveis e não exigem esforço físico excessivo ou localização em ambientes desafiadores. Incentive o trabalho colaborativo, permitindo que alunos com diferentes habilidades trabalhem juntos, facilitando a inclusão e promovendo o apoio mútuo. Velas palavras para leitura mais fácil e permita que alunos com dificuldades mais tempo para a realização das atividades. Motive-os, destacando a importância da participação, acima dos acertos.
Neste plano de aula, a avaliação será diversificada para cobrir as múltiplas dimensões do aprendizado. O objetivo é avaliar tanto o conhecimento adquirido quanto as habilidades desenvolvidas no processo de escrita e interação. 1. Avaliação Formativa: Monitoramento contínuo do progresso dos alunos durante as atividades, com feedback imediato para correção de equívocos e fortalecimento do aprendizado. Critério: Capacidade de identificar e aplicar dígrafos de forma correta. Exemplo Prático: Durante a caça às palavras, o professor observa e corrige rapidamente pequenas falhas. 2. Avaliação Sumativa: Avaliação das histórias escritas pelos alunos no concurso, considerando criatividade e uso correto dos dígrafos. Critério: Uso correto de dígrafos nas histórias e originalidade dos textos. Exemplo Prático: Cada história é avaliada com uma rubrica que abrange criatividade, ortografia e uso de dígrafos. 3. Autoavaliação: Incentivo ao autorreflexão dos alunos sobre seus desempenhos, estimulando a identificação de pontos fortes e áreas para melhorar. Critério: Capacidade de reflexão crítica sobre o próprio trabalho. Exemplo Prático: Após a apresentação das histórias, cada aluno escreve um breve comentário sobre sua experiência e aprendizado. Este conjunto de avaliações oferece flexibilidade ao professor, permitindo adaptações conforme necessário, como modificações nos critérios para atender alunos com diferentes necessidades.
Para a realização efetiva das atividades propostas, um conjunto diversificado de materiais e recursos será utilizado, maximizando o envolvimento dos alunos e a eficácia do ensino. Esses recursos incluirão materiais audiovisuais para introdução das aulas expositivas, ilustrando exemplos com clareza. Na atividade de escrita criativa, serão necessárias folhas de papel e lápis, proporcionando aos alunos a liberdade de registrar suas ideias e histórias. Recursos digitais, como projecções de slides, estarão disponíveis para visualização de exemplos de dígrafos e para facilitar a apresentação das histórias. Durante a 'caça às palavras', palavras com dígrafos serão estrategicamente escondidas pela sala, incentivando a interação e o entusiasmo dos alunos na atividade. Estes recursos são selecionados para enriquecer a experiência educacional, proporcionando aos alunos diferentes formas de interação com o conteúdo.
Entendemos as múltiplas responsabilidades que um professor tem no cotidiano, e acreditamos que é importante implementar práticas de inclusão e acessibilidade sem sobrecarregar sua rotina. De forma a garantir a inclusão de todos os alunos, serão contempladas diversas estratégias que não requerem altos custos ou alterações drásticas. Para alunos que possam ter dificuldades com leitura ou escrita, será sugerido o uso de parcerias entre alunos, promovendo a colaboração e a peer support. Além disso, são previstas instruções verbais claras e apoio visual através de recursos projetados, assegurando que todos possam acompanhar e participar ativamente. No compartilhamento das histórias, cada aluno escolhe o formato mais confortável e seguro para si, garantindo um ambiente acolhedor e respeitoso para todos. Essas práticas inclusivas objetivam maximizar a interação e engajamento de todos os alunos, assegurando um ambiente de aprendizado justo e enriquecedor.
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