Bingo das Palavras Tônicas

Desenvolvida por: Márcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Classificação das Sílaba Tônicas

O Bingo das Palavras Tônicas é uma atividade lúdica e interativa que visa engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental no reconhecimento e classificação de sílabas tônicas em palavras cotidianas: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Através de um jogo de bingo, os alunos receberão cartelas contendo palavras distribuídas entre essas classificações. Quando o professor anunciar uma palavra, os alunos precisarão reconhecer e marcar a sílaba tônica correspondente nas suas cartelas. O propósito da atividade é, além de promover um ambiente de competição saudável, estimular os alunos a desenvolverem habilidades de leitura, audição e compreensão, aplicando os conceitos referentes às sílabas tônicas. O envolvimento com material pedagógico em formato de jogo proporciona uma maneira eficaz de consolidar o conhecimento através da prática e participação ativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão centrados em promover o reconhecimento e a classificação correta das sílabas tônicas nas palavras, desenvolvendo, assim, as habilidades de percepção auditiva e visual desses elementos linguísticos essenciais. A contribuição desta atividade no desenvolvimento das competências da BNCC está fundamentada na habilidade de distinguir as diferentes classificações e em identificar contextos e funções em produções próximas ao cotidiano dos alunos, reforçando hábitos de leitura crítica e compreensão textual.

  • Reconhecer sílabas tônicas em palavras cotidianas.
  • Classificar palavras como oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do Bingo das Palavras Tônicas inclui não apenas o reconhecimento e classificação das sílabas tônicas, como também a aplicação de palavras que fazem parte do vocabulário cotidiano dos alunos. Através deste exercício, os alunos são incentivados a aprofundar seus conhecimentos linguísticos promovendo uma ligação direta com o uso prático e social da língua dentro e fora da escola.

  • Sílabas tônicas: definição e classificação.
  • Exemplos de palavras oxítonas, paroxítonas, e proparoxítonas.
  • Uso contextual das palavras no cotidiano.

Metodologia

A metodologia aplicada nessa atividade baseia-se na educação ativa, através de um jogo didático que incentiva a participação e envolvimento dos alunos. Através do bingo, os alunos não apenas desempenham papéis ativos em sua aprendizagem, mas também cooperam e competem de forma saudável, fortalecendo o entendimento do conteúdo de uma forma prática e dinâmica. Essa experiência lúdica promove um ambiente onde o erro também é uma oportunidade de aprendizagem.

  • Atividade lúdica e interativa.
  • Trabalho em grupo para estimular cooperação.
  • Competição saudável para motivação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado para que, em duas aulas de 60 minutos cada, o professor possa introduzir os conceitos e realizar a atividade prática. Na primeira aula, a ênfase estará na explicação e prática inicial com o conteúdo, enquanto a segunda aula se destinará à realização do bingo e à conclusão do aprendizado com uma discussão final.

  • Aula 1: Introdução ao tema, contextualização e início da prática.
  • Aula 2: Realização do bingo e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação dos alunos durante o Bingo das Palavras Tônicas se dará de forma qualitativa, através da observação do envolvimento e participação ativa durante a atividade. Os critérios incluem a capacidade dos alunos de identificar e classificar corretamente as sílabas tônicas, além de sua disposição em colaborar com colegas e participar das discussões subsequentes. Por exemplo, os alunos podem ser incentivados a compartilhar suas estratégias para identificar sílabas tônicas e como identificaram padrões nas palavras. O feedback será fornecido pelo professor de forma contínua e individualizada, promovendo o autodesenvolvimento dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados visam tornar a atividade mais acessível e eficaz, incorporando ferramentas que engajem os alunos de maneira interativa e prática. O material principal consiste nas cartelas de bingo que serão elaboradas para que cada aluno possa participar, além de materiais auxiliares como cartões de palavras para sorteio.

  • Cartelas de bingo com palavras.
  • Cartões de palavras para sorteio.
  • Quadro branco para explicações iniciais.

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