Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Contos Populares

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma experiência lúdica e educativa, mediante a exploração de contos populares. Nesta dinâmica, os grupos de alunos terão a tarefa de encontrar pistas escondidas pela sala de aula ou pelo espaço escolar, onde cada pista é constituída por trechos de contos populares. Essas pistar serão interconectadas, guiando os estudantes até o desvendar final onde encontrarão um 'tesouro', que pode ser um livro de histórias ou um objeto atrelado ao referido conto. Ao longo deste percurso, as crianças serão instigadas a ler e discutir em equipe para compreender as pistas, fazendo uso de técnicas de leitura compartilhada além de desenvolver habilidades de colaboração. Além de mergulhar no universo dos contos populares, a atividade foi cuidadosamente pensada para trabalhar leitura, interpretação de texto e cooperação num contexto divertido e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como finalidade central aprimorar as habilidades de leitura e interpretação textual dos alunos do 3º ano, conforme estabelecido pela BNCC. Especificamente, busca desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas em textos, familiarizar o aluno com a leitura de textos narrativos de maior porte, como contos, e promover a associação entre texto e recursos gráficos. A dinâmica do caça ao tesouro, realizada em grupo, tem o intuito de fomentar a colaboração entre os estudantes, assim como estimular a autonomia progressiva na leitura e compreensão de narrativas complexas. Por meio da aplicação prática e interativa, espera-se não apenas engajar os estudantes em um investimento narrativo de desvendamento e descoberta, mas também fortalecer o vínculo dos estudantes com a leitura como fonte de prazer e conhecimento.

  • Desenvolver competências de leitura e interpretação de texto
  • Estimular a capacidade de localizar informações explícitas em diferentes tipos de textos
  • Promover a leitura colaborativa de textos narrativos
  • Relacionar conteúdos textuais a recursos gráficos
  • Incentivar a cooperação, discussão e troca de ideias entre os alunos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está diretamente relacionado ao aprofundamento do conhecimento e apreciação de contos populares, abordando temáticas como elementos narrativos, características dos personagens e estruturas de enredo. Será dada ênfase na leitura compartilhada e na análise de textos ricos em elementos culturais e tradicionais, desenvolvendo assim a habilidade de interpretar e relacionar aspectos textuais a elementos visuais e contextuais. Este conteúdo visa promover uma experiência de aprendizado holisticamente integrada às competências de leitura, interpretação e colaboração.

  • Contos populares e suas características
  • Elementos da narrativa nos contos
  • Estrutura e sequência de eventos em contos
  • Análise de personagens e seus papéis nos contos
  • Relação texto-imagem em materiais narrativos

Metodologia

A metodologia da atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é fundamentada na aprendizagem baseada em jogo, promovendo uma experiência dinâmica e participativa. Inicialmente, os alunos serão apresentados ao conceito da caça ao tesouro e aos contos populares que formarão a base das pistas a serem seguidas. Em seguida, os grupos serão formados e as instruções gerais, fornecidas. A busca pelas pistas requererá que os alunos leiam, interpretem e discutam em equipe os trechos dos contos, integrando leitura compartilhada e trabalho colaborativo. A interação constante entre os grupos e o professor atuará como um suporte na orientação e na solução de dificuldades encontradas durante a atividade.

  • Introdução ao universo dos contos populares
  • Explicação e preparação para o caça ao tesouro
  • Formação de grupos e início da atividade de busca
  • Leitura colaborativa e discussão das pistas
  • Encontro do tesouro e discussão final sobre a experiência

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desmembrada em cinco aulas de aproximadamente 190 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e preparação inicial. Nas aulas subsequentes, os alunos participarão efetivamente da busca pelas pistas, com a conclusão e discussão ocorrendo na última aula.

  • Aula 1: Introdução ao caça ao tesouro das palavras e preparativos inicial
  • Aula 2: Início da atividade de busca pelas pistas
  • Aula 3: Continuação da busca pelas pistas
  • Aula 4: Finalização da busca e localização do tesouro
  • Aula 5: Discussão sobre a experiência e conexões de aprendizado

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação da participação individual e do trabalho em equipe durante a busca pelas pistas, com ênfase na habilidade de localizar informações, interpretar textos e colaborar com os colegas. Será valorizado o esforço de comunicação, a capacidade de articulação de ideias e a participação ativa no processo de descoberta. Além disso, haverá uma reflexão coletiva sobre as experiências de aprendizado obtidas, valorizando-se a capacidade dos alunos de verbalizar as estratégias utilizadas e os conhecimentos adquiridos durante a atividade. Essa reflexão coletiva servirá como uma avaliação formativa, oferecendo insights não apenas para os alunos, mas também para o educador sobre o progresso da turma.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários diversos recursos e materiais, incluindo cópias das pistas em trechos de contos populares, diversos objetos que possam ser usados como tesouros, e materiais para anotações, como cadernos ou folhas e canetas. Além disso, o ambiente escolar deverá ser aproveitado como cenário para a caça ao tesouro, podendo incluir salas de aula, biblioteca, pátio e outros espaços. Recursos visuais, como mapas ou placas, poderão auxiliar na localização das pistas, enriquecendo a dinâmica da atividade.

  • Cópias das pistas contendo trechos de contos populares
  • Livros ou objetos que possam ser considerados como tesouros
  • Materiais para anotação (cadernos, folhas, canetas)
  • Recursos visuais para auxiliar na busca (mapas, placas)
  • Espaço escolar apropriado para a atividade

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo