Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Willia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Revisão Textual Colaborativa

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é projetada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de promover o desenvolvimento de habilidades linguísticas e gramaticais, além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe. Nesta atividade, os alunos serão divididos em equipes e encarregados de escrever uma história de aventura que conduza a um tesouro escondido. Esta fase da atividade trabalha a imaginação e a capacidade de elaboração narrativa dos alunos. Após a conclusão dos textos, cada equipe trocará seu texto com outra, assumindo o papel de revisores. Este momento é crucial para que os alunos apliquem conhecimentos de ortografia, concordância e pontuação, além de sugerirem melhorias que tornem a narrativa mais envolvente. Ao final, as histórias revisadas serão compartilhadas com toda a turma, promovendo um espaço de apreciação coletiva e feedback construtivo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência lúdica de aprendizado que envolva a prática da escrita, leitura e revisão colaborativa. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de escrita criativa, pensamento crítico e aplicação de conhecimentos linguísticos em um contexto colaborativo. Além disso, a atividade visa fortalecer o trabalho em equipe e a capacidade de dar e receber feedback construtivo, elementos essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa.
  • Aplicar conhecimentos linguísticos e gramaticais na prática.
  • Incentivar a leitura crítica e revisão colaborativa de textos.
  • Promover o trabalho em equipe e a capacidade de dar e receber feedback.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF35LP07: Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático da atividade engloba a prática de escrita criativa, com foco na criação de uma narrativa empolgante que envolve a busca por um tesouro. Além disso, abordará a revisão textual tornando os alunos agentes ativos no processo de aprendizado linguístico e gramatical. Essa dinâmica não apenas alinha teoria com prática, mas também encoraja o uso crítico e criativo da linguagem escrita.

  • Conceitos de narrativa e elementos de uma história.
  • Ortografia, concordância nominal e verbal.
  • Uso de pontuação e tipos de discurso.
  • Leitura crítica e revisão colaborativa.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos e a abordagem prática 'Mão-na-massa', esta atividade será guiada pela experimentação e descoberta. As equipes serão incentivadas a planejar suas histórias coletivamente, explorando sua criatividade. A troca de textos para revisão estimula a crítica construtiva e o aprendizado mútuo entre os alunos. Ambas as fases da atividade promovem a autonomia dos estudantes, à medida que aplicam seus conhecimentos de maneira significativa.

  • Atividades em equipe.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Atividade 'Mão-na-massa'.
  • Revisão colaborativa de textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, as equipes irão planejar e escrever suas histórias de aventura. No segundo encontro, cada equipe revisará a história recebida de outro grupo, com um foco especial na correção de erros e na sugestão de melhorias. Ao final, haverá uma sessão de compartilhamento das histórias revisadas para toda a classe.

  • Aula 1: Planejamento e escrita das histórias.
  • Aula 2: Revisão colaborativa e compartilhamento das histórias.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as fases do projeto. A qualidade das histórias produzidas, considerando a criatividade, coerência e uso correto de linguagem e gramática, assim como a eficácia das revisões feitas (identificação de erros, sugestões de melhoria) serão critérios considerados. Feedbacks orais e escritos serão fornecidos, promovendo um ambiente de aprendizado positivo e construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessária a utilização de papel e material de escrita para a criação das histórias. Disponibilização de dicionários e acesso à internet podem ser úteis para a pesquisa de palavras, sinônimos e informações adicionais. A utilização de espaços amplos favorece a dinâmica de grupo, e a organização dos alunos em círculos pode facilitar as interações e o compartilhamento de ideias.

  • Papel e material de escrita.
  • Dicionários e acesso à internet para pesquisas.
  • Espaços amplos para a dinâmica de grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo