Caça ao Tesouro dos Alimentos

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências
Temática: Alimentação Saudável

Nesta atividade interativa, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental irão embarcar em uma emocionante caça ao tesouro dentro dos limites da escola, com o objetivo de descobrir informações sobre diferentes tipos de alimentos saudáveis e seus benefícios. Através de pistas escondidas em locais estratégicos, cada grupo de alunos seguirá um mapa que os levará a explorar várias partes da escola em busca de alimentos específicos, simbolizados por imagens ou representações. Cada pista encontrada fornecerá informações educativas sobre o alimento em questão, como seus benefícios para a saúde e sugestões de consumo. Além de promover a leitura e compreensão de textos informativos, essa atividade visa enfatizar a importância de uma dieta equilibrada e saudável. A discussão final reunirá todos para compartilhar as descobertas e refletir sobre como os alimentos saudáveis podem ser incorporados em suas rotinas diárias, relacionando a experiência prática com os textos lidos e a importância da alimentação saudável.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é multifacetado, englobando o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação de texto, pesquisa, trabalho em equipe, e conscientização sobre a importância da alimentação saudável. Os alunos serão estimulados a ler ativamente e compreender informações explícitas e implícitas nos textos, identificar a ideia central, e relacionar tais informações com o contexto de uma alimentação equilibrada e saudável. Além disso, esta atividade visa promover a autonomia dos aprendizes na leitura e compreensão de uma variedade de textos informativos, uma habilidade crucial para o desenvolvimento de cidadãos informados e conscientes sobre suas escolhas alimentares.

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão de texto
  • Promover a conscientização sobre a importância da alimentação saudável
  • Incentivar o trabalho em equipe através da participação em uma atividade colaborativa
  • Aprimorar a capacidade de seguir instruções e resolver problemas de forma criativa e autônoma
  • Relacionar informações textuais com práticas de vida saudável

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP03: Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
  • EF35LP21: Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

A caça ao tesouro dos alimentos incorpora o estudo da alimentação saudável dentro das disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências, enfatizando a conexão entre o conhecimento textual e o cotidiano. A atividade planejada abrange a familiarização dos alunos com diferentes tipos de alimentos saudáveis, compreensão dos benefícios associados à cada um, e a importância da variedade alimentar para a saúde. Integrando leitura e ciência de forma prática e interativa, os alunos aplicarão o que aprenderam sobre textos informativos para explorar e discutir conceitos de nutrição e saúde, fomentando uma visão holística sobre alimentação saudável.

  • Tipos de alimentos saudáveis e seus benefícios
  • Importância da alimentação saudável
  • Leitura e interpretação de textos informativos
  • Trabalho em equipe e resolução de problemas
  • Relação entre alimentação e saúde

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, a caça ao tesouro dos alimentos envolve os alunos em um processo de aprendizagem experiencial e colaborativo. Ao longo da atividade, os estudantes são incentivados a serem protagonistas de seu processo de aprendizado, explorando o ambiente escolar, interagindo com textos informativos, e realizando descobertas em equipe. Essa abordagem prática visa não apenas a aquisição de conhecimento sobre alimentação saudável, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e de leitura. A discussão em grupo ao final da atividade proporcionará uma oportunidade para compartilhar aprendizados e reflexões, reforçando a conexão entre teoria e prática.

  • Exploração do ambiente escolar
  • Leitura e interpretação de pistas textuais
  • Discussão em grupo
  • Atividade prática interdisciplinar
  • Reflexão sobre os aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito da caça ao tesouro e aos objetivos da atividade, seguindo para a exploração e descoberta das pistas. Na segunda aula, os grupos discutirão suas descobertas, relacionarão os conteúdos dos textos com a temática de alimentação saudável e participarão de uma discussão guiada sobre os aprendizados e a importância de praticar escolhas alimentares saudáveis.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos, início da caça ao tesouro
  • Aula 2: Discussão das descobertas, reflexão sobre alimentação saudável, fechamento da atividade

Avaliação

A avaliação desta atividade prática será formativa e baseada na participação ativa, colaboração em equipe, e na capacidade de relacionar as informações obtidas durante a caça ao tesouro com o tema da alimentação saudável. Alunos serão incentivados a refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em seu dia a dia. A avaliação também considerará a eficácia da comunicação durante a discussão em grupo e a compreensão dos conceitos de textos informativos. Exemplos de participação produtiva, cooperação efetiva entre os membros do grupo, e a habilidade de fazer conexões claras e relevantes entre as pistas encontradas e os conceitos de alimentação saudável serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta caça ao tesouro dos alimentos, serão necessários mapas da escola marcando as áreas onde as pistas estarão escondidas, cópias impressas das pistas, imagens ou pequenas amostras dos alimentos saudáveis relacionados às pistas, e materiais para anotação como cadernos e lápis. Além disso, poderão ser utilizados recursos digitais como vídeos ou artigos sobre alimentação saudável, que sirvam de complemento à discussão pós-atividade.

  • Mapas da escola com marcações
  • Cópias das pistas
  • Imagens ou amostras de alimentos saudáveis
  • Materiais para anotação (cadernos, lápis)
  • Recursos digitais (vídeos, artigos)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo