Caça ao Tesouro dos Substantivos

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Classificação de Substantivos: Feminino e Masculino

Nesta atividade, os alunos irão embarcar em uma aventura de caça ao tesouro dentro da sala de aula. Eles serão divididos em pequenos grupos e receberão uma lista de objetos femininos e masculinos que devem encontrar no ambiente. Cada grupo terá de identificar o gênero de cada substantivo coletado e compartilhar suas descobertas com a turma. Essa atividade promoverá a identificação e diferenciação de substantivos femininos e masculinos de maneira lúdica e colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa facilitar o aprendizado dos alunos em relação à identificação e diferenciação de substantivos femininos e masculinos, usando uma abordagem prática e interativa que promove o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos. Além de desenvolver habilidades linguísticas, a atividade ajuda na organização de informações, pensamento crítico e comunicação eficaz. Ao colaborar em grupos, os alunos poderão exercitar suas habilidades sociais, como a resolução de conflitos e a aceitação de sugestões.

  • Identificar substantivos femininos e masculinos.
  • Participar de atividades de forma colaborativa.
  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP08: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
  • EF03LP09: Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.
  • EF03LP10: Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foca no reconhecimento e na classificação dos substantivos em gêneros feminino e masculino. Além disso, promove a interação social ao trabalhar em grupos, incentivando a comunicação e a colaboração. O exercício do pensamento crítico é estimulado ao identificar e justificar a classificação dos substantivos. Este plano de aula também instiga os alunos a refletirem sobre a linguagem de maneira prática e significativa, integrando o desenvolvimento de competências cognitivas e sociais.

  • Classificação de substantivos quanto ao gênero.
  • Trabalho em grupo e colaboração.
  • Comunicação oral e escrita.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade inclui a Sala de Aula Invertida, onde os alunos possuem acesso prévio aos conceitos teóricos para que a prática se torne mais eficaz. A atividade lúdica da caça ao tesouro envolve a aprendizagem ativa, engajando os alunos de maneira dinâmica e divertida. O trabalho em grupo promove habilidades de colaboração e propicia um ambiente de aprendizado compartilhado, incentivando o respeito pelas opiniões dos colegas e pela diversidade.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Aprendizagem lúdica.
  • Trabalho em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma do plano de aula está acomodado em uma única sessão de 60 minutos. Durante essa aula, os alunos terão a chance de aplicar diretamente os conceitos aprendidos previamente ao realizarem a caça ao tesouro. As atividades são sequenciais e começam com uma breve introdução teórica para relembrar os conceitos, prosseguem com a caça em grupos e terminam com a apresentação dos resultados, o que permite uma revisão holística do que foi aprendido.

  • Aula 1: Introdução ao tema, atividades práticas em grupo e apresentação dos resultados.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o conceito de substantivos e como eles são classificados em femininos e masculinos. Utilize exemplos simples e do cotidiano das crianças, como 'casa' e 'carro'. É importante que você verifique se todos os alunos entenderam o conceito inicial, permitindo que façam perguntas. Para dinamizar, pergunte à turma que objetos eles têm em casa que poderiam servir como exemplos.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Explicação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua uma lista impressa de substantivos. Explique que cada grupo deverá buscar os objetos na sala que coincidem com os itens da lista e identificar o gênero de cada substantivo. É importante que você certifique-se de que todos os alunos compreendam as instruções. Observe se todos os grupos estão organizados adequadamente e entenderam a proposta.

    Momento 3: Atividade Prática de Caça ao Tesouro dos Substantivos (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os alunos se movimentem pela sala, buscando os objetos da lista. Durante essa atividade, observe o engajamento dos grupos e intervenha se algum grupo estiver tendo dificuldades. Incentive a colaboração entre os alunos, reforçando que a atividade é uma competição amigável. Use um checklist para avaliar a identificação correta do gênero dos substantivos por cada grupo.

    Momento 4: Compartilhamento de Descobertas (Estimativa: 15 minutos)
    Após recolherem os objetos, solicite que cada grupo compartilhe suas descobertas com a turma, indicando o gênero de cada substantivo. Promova discussões onde dúvidas possam ser esclarecidas. É importante que todos os alunos se sintam ouvidos. Faça perguntas que estimulem o raciocínio crítico, como 'Por que vocês acham que este substantivo é feminino?'. Avalie a clareza e a precisão nas apresentações dos alunos.

    Momento 5: Fechamento e Autoavaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula revisando os conceitos apresentados e discuta os aspectos mais desafiadores da atividade. Entregue um checklist para autoavaliação, onde cada aluno poderá refletir sobre sua participação e contribuição para o grupo. Certifique-se de que todos entendam como preencher a lista e incentive a sinceridade.

Avaliação

A avaliação será formativa, incorporando observações durante a atividade e feedback contínuo. Por meio de checklists e autoavaliação, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre seu desempenho individual e coletivo. A avaliação objetiva certificar que cada aluno compreende os conceitos de gênero dos substantivos e se engaja efetivamente no trabalho em equipe. Critérios como a precisão na identificação dos substantivos e a cooperação em grupo serão avaliados. Exemplo: durante a etapa de apresentação, será observado se os alunos conseguem justificar suas escolhas e responder a questões dos colegas.

  • Avaliação formativa ao longo da atividade.
  • Checklists de autoavaliação.
  • Observação do envolvimento durante trabalho em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, serão utilizados recursos simples que tornarão a prática eficiente e acessível. Materiais de apoio impressos, como listas de substantivos e objetos do ambiente, serão fundamentais. Estas ferramentas, aliadas à infraestrutura já disponível na sala de aula, como carteiras móveis para facilitar a dinâmica de grupo, fomentam um ambiente de aprendizado estruturado e promovem a interatividade.

  • Listas impressas de substantivos.
  • Objetos do ambiente de sala de aula.
  • Carteiras móveis para facilitar grupos.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as muitas responsabilidades dos professores e, por isso, buscamos apresentar estratégias de inclusão prática e acessíveis, respeitando o tempo e os recursos disponíveis. As estratégias incluem um ambiente adaptável, com a disposição de carteiras que facilitam a mobilidade e interação entre os alunos. Além disso, asseguramos que todos os materiais utilizados, como as listas de substantivos, sejam claros e legíveis. Assegurar a igualdade de participação é crucial, e promover a cultura de apoio mútuo entre os alunos pode ser um diferencial positivo no aprendizado e na inclusão social da turma.

  • Disposição adaptável do ambiente.
  • Materiais inclusivos e de fácil leitura.
  • Promoção de cultura de apoio mútuo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo