Caça aos Gêneros Textuais

Desenvolvida por: 3 Ano (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Textuais

Nesta atividade interativa e dinâmica, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental se transformarão em verdadeiros detetives de gêneros textuais. A sala de aula e áreas adjacentes da escola serão transformadas em um grande campo de investigação, onde diferentes tipos de textos estarão escondidos, aguardando para serem descobertos. Cada texto conterá pistas específicas sobre seu contexto de produção e sua função social, desafiando os alunos a utilizarem seu conhecimento e raciocínio para decifrá-los. Formados em equipes, os alunos receberão mapas do tesouro que os guiarão na busca pelos textos escondidos, como receitas, notícias, cartas entre outros. Ao encontrar cada texto, as equipes discutirão sobre suas características, como local de circulação, autores e público-alvo. Esta atividade culminará em uma roda de debate, onde cada grupo compartilhará suas descobertas e reflexões sobre a função social dos textos, permitindo uma troca rica de aprendizados e percepções.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão profunda dos diferentes gêneros textuais e suas funções sociais entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem prática e lúdica, os estudantes desenvolverão habilidades críticas de leitura e interpretação, capacitando-os a reconhecer e compreender a importância dos textos em diversos contextos da vida cotidiana. Esta atividade também visa fomentar o trabalho em equipe, a comunicação efetiva e o pensamento crítico, essenciais para a construção do conhecimento e para a atuação socialmente responsável e consciente.

  • Desenvolver a capacidade de identificar e diferenciar gêneros textuais.
  • Compreender a função social dos diversos textos e seu impacto no cotidiano.
  • Fomentar habilidades de leitura crítica e interpretação de textos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a resolução colaborativa de problemas.
  • Promover a discussão e o debate, valorizando a troca de ideias e percepções.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica 'Caça aos Gêneros Textuais' está alinhada ao currículo do 3º ano do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa, focalizando o estudo dos gêneros textuais. Abrange a identificação e compreensão da função social dos textos, habilidades de leitura e interpretação, além de estimular o pensamento crítico. Esta abordagem ativa irá permitir que os alunos visualizem os textos como ferramentas vivas de comunicação, refletindo sobre seu papel e importância no mundo ao seu redor.

  • Gêneros Textuais: definição e classificação.
  • Função Social dos Textos: compreensão e exemplos.
  • Leitura e Interpretação de Textos: técnicas e práticas.
  • Comunicação e Expressão: discussão em grupo e debate.
  • Colaboração e Trabalho em Equipe.

Metodologia

Adotaremos uma abordagem pedagógica ativa, usando metodologias como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. A atividade é projetada para ser interativa e envolvente, incentivando os alunos a participarem ativamente da construção do seu aprendizado. Ao explorarem a escola em busca dos textos escondidos, os alunos praticarão a pesquisa e análise de informações de maneira colaborativa, enquanto a roda de debate ao final promoverá a reflexão crítica e o compartilhamento de conhecimento entre eles.

  • Atividade Mão-na-massa: Caça aos textos escondidos pela escola.
  • Roda de Debate: Discussão sobre as descobertas de cada equipe.
  • Aprendizagem Baseada em Projetos: Exploração dos textos como um projeto de investigação.
  • Sala de Aula Invertida: Preparação prévia através de materiais de leitura e vídeos.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: Utilização de gamificação para motivar a busca pelos textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão divididos em equipes, receberão instruções e começarão a caça aos textos, continuando a busca no início da segunda sessão. A segunda parte da segunda sessão será dedicada à roda de debate sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação das equipes e início da caça aos textos.
  • Aula 2: Continuação da caça aos textos e realização da roda de debate.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no envolvimento dos alunos com a atividade e sua capacidade de trabalhar em equipe para resolver os desafios propostos. Será dada atenção especial às habilidades de leitura, interpretação e discussão. As equipes serão avaliadas pela precisão em identificar os gêneros textuais e pela profundidade de suas análises na roda de debate. Estas avaliações ajudarão a perceber o grau de compreensão dos alunos sobre a função social dos textos, além de sua habilidade em aplicar o conhecimento aprendido de forma crítica e reflexiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários textos de diferentes gêneros impressos com pistas sobre seu contexto, mapas do tesouro para orientar as equipes, espaço adequado na sala de aula e áreas comuns da escola para esconder os textos, materiais para anotação, e acessos a recursos digitais, como vídeos explicativos sobre os gêneros textuais, para a fase de pesquisa e preparação prévia pelos alunos.

  • Textos impressos de diversos gêneros textuais.
  • Mapas do tesouro para as equipes.
  • Espaço físico na escola para a caça aos textos.
  • Materiais para anotação (cadernos, lápis).
  • Recursos digitais sobre gêneros textuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo