Caça-Palavras do Conhecimento

Desenvolvida por: Glauci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Textuais

A atividade Caça-Palavras do Conhecimento propõe uma imersão no mundo literário através de uma caça ao tesouro, com o intuito de fomentar o gosto pela leitura e o conhecimento de diferentes gêneros textuais entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os estudantes receberão mapas contendo pistas em forma de palavras que os guiarão até diferentes gêneros textuais (contos, poesias, fábulas, instrutivos) dispostos pela sala. Após encontrar e ler os textos indicados, os alunos, organizados em grupos, serão incentivados a criar um mural de 'palavras-tesouro', composto por palavras novas, expressões interessantes e seus significados que foram coletados durante a leitura. Este mural servirá como um recurso visual que celebrará as descobertas linguísticas feitas pelos alunos, incentivando não somente a leitura e compreensão de texto, mas também o trabalho em equipe e o respeito às contribuições individuais. A atividade é uma oportunidade para que os alunos explorem a leitura de forma autônoma e compartilhada, engajando-se numa análise linguística lúdica e significativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na exploração autônoma e compartilhada de diferentes gêneros textuais, promovendo o desenvolvimento da fluência em leitura, da capacidade analítica linguística e da habilidade de trabalhar em equipe. Ao criar um mural com 'palavras-tesouro', os alunos exercitarão a identificação e uso de novas palavras, enriquecendo seu vocabulário e compreensão textual. Além disso, a atividade visa estimular a curiosidade, o espírito investigativo e a criatividade dos estudantes, elementos fundamentais para o processo de aprendizagem significativa.

  • Promover a leitura autônoma e compartilhada de diferentes gêneros textuais.
  • Estimular a investigação linguística através da identificação de palavras e expressões novas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e respeito pelas ideias alheias.
  • Ampliar o vocabulário e a compreensão textual dos alunos.
  • Fomentar a criatividade e o pensamento crítico na análise de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP13 - Localizar informações explícitas em textos.
  • EF03LP06 - Reconhecer características de gêneros textuais diversos.
  • EF03LP15 - Inferir o significado de palavras e expressões em textos.
  • EF03LP19 - Valorizar a diversidade cultural e a pluralidade de linguagens expressivas existentes.

Conteúdo Programático

A metodologia desta atividade baseia-se na prática Atividade Mão-na-massa e na Roda de Debate, integrando elementos de ludicidade com os aspectos essenciais da leitura e interpretação de texto. Os alunos serão guiados a uma exploratória de gêneros textuais que permitirá a eles não apenas reconhecer características específicas de cada gênero, mas também a inferir significados e ampliar seu vocabulário de maneira dinâmica e interativa.

  • Leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.
  • Identificação e significado de novas palavras e expressões.
  • Construção de um mural colaborativo de 'palavras-tesouro'.
  • Discussão em grupo sobre as descobertas feitas.

Metodologia

Iniciaremos com a distribuição dos mapas de palavras aos alunos, seguida pela fase de busca e leitura dos textos. Os grupos lerão os textos encontrados e discutirão as palavras e expressões interessantes para adicionar ao mural. A atividade culminará com uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas, compartilhando os aprendizados com a turma. Esta abordagem prática e interativa visa maximizar o engajamento dos alunos com o material de estudo, fortalecendo sua compreensão e interesse pela leitura.

  • Distribuição de mapas de palavras.
  • Caça aos tesouros literários pelos alunos.
  • Leitura compartilhada e discussão em grupos.
  • Criação do mural de 'palavras-tesouro'.
  • Roda de Debate para compartilhamento das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 4 horas, dividida em 4 aulas de 60 minutos cada, permitindo um aprofundamento adequado em cada fase da atividade.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explicação da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Busca ativa dos textos e início da leitura compartilhada.
  • Aula 3: Continuação da leitura e início da criação do mural.
  • Aula 4: Finalização do mural e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação ativa, na qualidade das contribuições para o mural de 'palavras-tesouro' e na reflexão compartilhada durante a Roda de Debate. Serão considerados a capacidade de trabalhar em equipe, o respeito pelas ideias dos colegas, a criatividade na escolha das palavras e expressões, assim como a profundidade da análise linguística. Exemplos de avaliação incluem a correção ortográfica das palavras selecionadas, a relevância e precisão das definições fornecidas e a articulação durante a apresentação das descobertas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos materiais simples mas eficazes para engajar os alunos e facilitar o aprendizado.

  • Mapas de palavras impressos.
  • Textos de diferentes gêneros.
  • Papel mural ou cartolina grande para o mural.
  • Canetas coloridas, lápis e borrachas.
  • Fichas adesivas para fixação dos termos no mural.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo