Canjica Show: A Ciência por Trás da Receita

Desenvolvida por: Ana Fi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências, Língua Portuguesa
Temática: Investigação científica na cozinha

Esta atividade pedagógica prática leva os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a se tornarem pequenos cientistas, explorando os processos físico-químicos envolvidos no preparo da canjica, um prato tradicional brasileiro feito com milho branco. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos ingredientes utilizados na receita e investigarão o papel científico de cada um, além das transformações que ocorrem durante o cozimento. Eles questionarão por que o milho precisa ser cozido por tanto tempo e o que ocorre com a mistura dos ingredientes à medida que cozinha. Essa abordagem permitirá aos estudantes aplicar o conhecimento científico de maneira prática, enquanto desenvolvem habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação. Após a pesquisa e o aprendizado teórico, eles serão encorajados a preparar a canjica, observando as mudanças físicas e químicas na prática. Para consolidar o aprendizado e estimular a articulação interdisciplinar entre ciências e língua portuguesa, cada grupo de alunos deverá apresentar suas descobertas na feira de ciências da escola, explicando os conceitos científicos envolvidos no preparo. Essa atividade também enfatizará a importância da segurança na cozinha, ensinando os alunos a manipularem os utensílios e ingredientes com cuidado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos no processo de investigação científica, promovendo a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas através da exploração dos processos envolvidos no preparo da canjica. Além disso, visa desenvolver habilidades linguísticas, como leitura e escrita, ao pesquisar sobre os ingredientes, seguir as instruções da receita e apresentar as descobertas. Esta atividade interdisciplinar busca, portanto, conjugar conhecimentos e habilidades de ciências e língua portuguesa, preparando os alunos para compreender e explicar fenômenos do cotidiano, bem como aprimorar a comunicação oral e escrita.

  • Explorar os processos físico-químicos envolvidos no cozimento da canjica.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação.
  • Estimular o pensamento crítico e o método científico.
  • Promover a leitura e a escrita através do estudo dos ingredientes e da preparação da receita.
  • Articular conhecimentos interdisciplinares entre ciências e língua portuguesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF03LP16: Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – 'modo de fazer').

Conteúdo Programático

Através desta atividade, os alunos irão desvendar a ciência por trás do preparo de um prato tradicional, explorando conceitos de física e química de uma maneira acessível e estimulante. Eles irão aprender sobre as transformações físico-químicas, como a absorção de água pelo milho e a caramelização do açúcar, e como esses processos afetam tanto a textura quanto o sabor dos alimentos. Além disso, a leitura e interpretação de receitas desenvolverão suas habilidades de compreensão textual e escrita, oferecendo uma experiência prática de como a ciência e a linguagem se entrelaçam no cotidiano.

  • Transformações físico-químicas envolvidas no preparo de alimentos.
  • Leitura e interpretação de receitas.
  • Trabalho em equipe e comunicação de descobertas científicas.
  • Segurança na cozinha e manipulação cuidadosa de ingredientes e utensílios.

Metodologia

Utilizando uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, juntamente com atividades 'Mão-na-massa', esta atividade combina teoria e prática, incentivando os alunos a assumirem papéis de pequenos cientistas. A investigação começa com a leitura da receita e a exploração dos ingredientes, seguido por experimentos práticos de cozimento. Os alunos irão trabalhar em grupos para fomentar a colaboração e a comunicação eficaz, culminando na apresentação dos resultados na feira de ciências, onde aplicarão habilidades de oratória para compartilhar suas descobertas.

  • Leitura coletiva da receita da canjica e discussão sobre os ingredientes.
  • Investigação teórica sobre as transformações físico-químicas.
  • Preparo da canjica em pequenos grupos, observando as mudanças ocorridas.
  • Elaboração de um relatório ou apresentação sobre o processo e as descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 120 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, realizando pesquisa sobre os ingredientes e as transformações físico-químicas. Na segunda aula, eles prepararão a canjica, observando as mudanças, e prepararão suas apresentações para a feira de ciências.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, pesquisa e discussão em grupos.
  • Aula 2: Preparo da canjica e elaboração dos projetos de apresentação.

Avaliação

A avaliação dos participantes será baseada na participação e engajamento durante as atividades de pesquisa e preparo, na qualidade da experimentação prática e no desempenho durante a apresentação na feira de ciências. Será avaliado o entendimento dos conceitos científicos investigados, a habilidade de trabalhar em equipe, a comunicação das descobertas e a correta aplicação das normas de segurança na cozinha. Exemplos específicos de desempenho, como a qualidade do relatório escrito ou a criatividade na apresentação, servirão como critérios adicionais para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem os ingredientes para a preparação da canjica (milho para canjica, açúcar, leite, canela em pau, cravo), utensílios de cozinha (panelas, colheres, medidores), acesso à Internet para pesquisa, materiais para documentação e apresentação (papel, canetas, computador), e recursos de segurança (luvas de cozinha, aventais). Esses recursos permitirão uma experiência de aprendizagem completa, desde a fase de pesquisa até a prática culinária e a apresentação do projeto.

  • Ingredientes para canjica e utensílios de cozinha.
  • Materiais para pesquisa e documentação.
  • Recursos para apresentação (cartazes, computador com PowerPoint).
  • Equipamentos de segurança na cozinha.

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