Construindo Nossa Revista

Desenvolvida por: Ilmara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Multimodal

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos a aplicar seus conhecimentos sobre diversos gêneros textuais através da criação de uma revista coletiva. Cada grupo de estudantes será responsável por desenvolver uma seção específica da revista, como notícias, entrevistas, histórias em quadrinhos, receitas e anúncios. Esta proposta visa a favorecer a compreensão da função social dos textos, além de estimular habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pesquisa. Antes de iniciar a produção das seções, os alunos realizarão pesquisas sobre as características e funções de cada gênero textual. A elaboração da revista incluirá atividades de escrita, design e organização do layout. Após a finalização, haverá uma apresentação das revistas para a turma, seguida por debates e discussões sobre as escolhas feitas por cada grupo, fomentando o pensamento crítico e a autoavaliação.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de identificar e compreender a função social de diferentes gêneros textuais, além de estimular o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, escrita, criatividade e trabalho em equipe. Visa também promover a capacidade crítica dos estudantes em analisar e discutir produções textuais e visuais, preparando-os para serem leitores e produtores de textos competentes, conscientes das diversas intenções comunicativas presentes no universo da comunicação impressa e digital.

  • Identificar as funções sociais dos diferentes gêneros textuais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, escrita criativa e design gráfico.
  • Estimular o trabalho em equipe e a divisão de tarefas.
  • Promover a capacidade de discussão, crítica e autoavaliação.
  • Aplicar conhecimentos teóricos em projetos práticos de mídia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

Conteúdo Programático

A atividade pedagógica aborda a estrutura, características e função dos diferentes gêneros textuais, como notícias, histórias em quadrinhos, entrevistas, receitas e anúncios. Esta abordagem multidisciplinar proporciona aos alunos um entendimento amplo sobre os aspectos da produção textual e visual, relevando a importância da multimodalidade nas práticas comunicativas contemporâneas. O planejamento e a execução de uma revista pelos alunos possibilitam a aplicação prática dos conhecimentos teóricos estudados, promovendo a consciência crítica e a criatividade.

  • Função social dos textos
  • Características dos gêneros textuais
  • Técnicas de pesquisa
  • Princípios de design e layout
  • Habilidades de apresentação e debate

Metodologia

A atividade estará fundamentada nas metodologias ativas de Roda de Debate e Sala de Aula Invertida. Os alunos serão divididos em grupos, cada qual com uma seção da revista para desenvolver. Inicialmente, será introduzido o projeto e os estudantes serão guiados para realizar pesquisas sobre os gêneros textuais. Posteriormente, na fase de produção, os alunos trabalharão colaborativamente, aplicando os conhecimentos adquiridos na criação de conteúdo. As rodas de debate servirão para discutir e refletir sobre o trabalho realizado, desenvolvendo habilidades argumentativas e críticas. A Sala de Aula Invertida proporcionará aos alunos a oportunidade de explorar o conteúdo de forma autônoma e ativa, promovendo um ambiente rico para o aprendizado coletivo e individual.

  • Introdução ao projeto e aos gêneros textuais
  • Pesquisa sobre os aspectos dos gêneros textuais
  • Produção colaborativa da revista
  • Roda de debate para discussão e reflexão
  • Apresentação das revistas e feedback da turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será estruturada em quatro aulas de 60 minutos cada, totalizando 4 horas. Na primeira aula, será realizada a apresentação do projeto e discussão sobre os gêneros textuais. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à pesquisa, planejamento e produção das seções da revista pelos grupos. A quarta e última aula será reservada para as apresentações das revistas e realização das rodas de debate para discussão e avaliação do trabalho realizado.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e discussão sobre gêneros textuais
  • Aula 2: Pesquisa e planejamento das seções da revista
  • Aula 3: Produção das seções da revista
  • Aula 4: Apresentação das revistas e roda de debate

Avaliação

A avaliação será baseada nos critérios de criatividade, aderência aos gêneros textuais, qualidade textual e visual, trabalho em equipe e participação nas discussões. Cada grupo apresentará sua seção da revista e os alunos discutirão as escolhas realizadas, permitindo uma avaliação formativa e reflexiva. Será considerada a capacidade de pesquisa, aplicação dos conhecimentos teóricos na prática, habilidade de argumentação durante os debates e a colaboração entre os membros dos grupos. A avaliação buscará incentivar o desenvolvimento de competências gerais e específicas, indo além da mera aquisição de conhecimento factual.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, canetas coloridas e acesso a computadores com software de edição de texto e imagem. Além disso, recursos didáticos como livros, artigos e exemplos de revistas para estudo das características dos gêneros textuais. O uso da internet para pesquisa e a disponibilização de uma impressora para a produção final das revistas complementam os recursos necessários. Esta combinação de materiais físicos e digitais favorece a execução da atividade de forma dinâmica e interativa, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem rica e diversificada.

  • Papel, lápis e canetas coloridas
  • Computadores com software de edição
  • Acesso à internet para pesquisas
  • Livros e artigos sobre gêneros textuais
  • Impressora para produção final das revistas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo