A atividade 'Construtores de Histórias' é uma proposta lúdica e interativa direcionada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Nesta atividade, os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão um conjunto de cartas, cada uma contendo uma frase de um texto. O desafio principal é organizar essas frases de maneira que formem um texto com sentido, criando uma narrativa coesa e interessante. Após montar a história, cada grupo deverá revisar o texto produzido, atentando-se à correta ortografia, pontuação e estrutura textual. Concluída esta etapa, cada grupo apresentará sua versão da história para o restante da turma, promovendo um momento de partilha e discussão sobre as diversas possibilidades de enredo criadas a partir do mesmo conjunto de frases. A atividade visa desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação e produção textual, além de estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de revisão e melhoramento de textos. Esta atividade adota a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e envolvente.
O principal objetivo desta atividade é estimular os alunos a reconhecer e praticar a estrutura textual de narrativas, além de compreender a importância da revisão no processo de escrita. Através da manipulação e organização das frases para construção de histórias coesas, os alunos desenvolverão habilidades de leitura crítica, interpretação e produção de textos. Adicionalmente, o trabalho em grupo visa fomentar habilidades socioemocionais como cooperação, respeito às opiniões alheias e desenvolvimento da escuta ativa. O objetivo é também promover a criatividade, à medida que os alunos serão incentivados a explorar diferentes possibilidades narrativas a partir de um conjunto limitado de informações.
Esta atividade está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especificamente no que se refere à prática de leitura e produção de textos, assim como à habilidade de revisão textual colaborativa. A escolha deste conteúdo visa possibilitar aos alunos não apenas a prática de aspectos linguísticos e gramaticais, mas também o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais na formação de leitores e escritores proficientes. A flexibilidade e a ludicidade da atividade permitem abordar estes conteúdos de maneira envolvente, estimulando o interesse e a participação ativa dos alunos.
A metodologia ativa utilizada nesta atividade, Aprendizagem Baseada em Jogos, permite que os alunos sejam os protagonistas do próprio aprendizado. Através da manipulação física das cartas contendo frases de um texto, a atividade convida os alunos a explorar a estrutura narrativa de maneira prática e tangible. Esta abordagem promove o engajamento ativo dos alunos, incentivando a colaboração, a discussão e a tomada de decisões em grupo para construir significados. A revisão coletiva dos textos construídos enfatiza a importância do processo reflexivo na aprendizagem, estimulando os alunos a aprimorar suas habilidades de escrita através da crítica e da autoanálise.
A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, período no qual os alunos terão a oportunidade de passar por todas as fases do processo, desde a montagem até a apresentação das histórias.
A avaliação desta atividade será realizada de forma processual e formativa, considerando a participação e o engajamento dos alunos em todas as fases da atividade. Será dada especial atenção ao processo de revisão textual realizado pelos grupos, avaliando-se a capacidade dos alunos de identificar e corrigir erros ortográficos, bem como de melhorar a coesão e a coerência dos textos produzidos. A qualidade da narrativa criada, embora importante, será considerada em conjunto com o esforço e a colaboração entre os membros do grupo durante o processo de criação e revisão. O professor deverá acompanhar de perto o desenvolvimento da atividade, oferecendo feedbacks construtivos que auxiliem na reflexão sobre o processo de escrita e na melhoria das habilidades textuais dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários cartões ou tiras de papel contendo as frases para a construção das histórias, além de espaço adequado que permita a formação de pequenos grupos de trabalho. Materiais para a escrita das versões finais das histórias, como papel, canetas e lápis, também serão necessários. A utilização de um quadro para a apresentação das histórias pode enriquecer a etapa final, facilitando o compartilhamento e a discussão das narrativas produzidas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula