Detetives da Ortografia

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e Fonética

Nesta atividade interativa denominada 'Detetives da Ortografia', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo da ortografia de uma maneira lúdica e participativa. Essa atividade tem como objetivo fazer com que os alunos atuem como detetives na busca por palavras erroneamente escritas em cartazes distribuídos pela sala de aula. Cada cartaz apresentará palavras com características fonéticas e ortográficas específicas, como os dígrafos 'lh', 'nh', 'ch', a nasalidade e as correspondências regulares contextuais, como a distinção entre 'c/qu', 'g/gu' e as variantes das letras r, s em final de sílabas ou palavras. Munidos de lupas feitas de papel cartão, os pequenos detetives irão identificar e corrigir os 'erros', escrevendo suas descobertas em um caderno de investigação. A atividade culminará com uma discussão em grupo, onde cada equipe compartilhará suas correções e refletirá sobre as regras que fundamentam a escrita correta, promovendo assim, a reflexão crítica e a consolidação do conhecimento adquirido.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma aprendizagem significativa sobre ortografia e fonética, por meio de uma experiência lúdica de investigação. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos consigam identificar e corrigir erros ortográficos comuns, compreendendo melhor as regras que regem a escrita das palavras em português. Além disso, objetiva-se promover a colaboração e o diálogo entre os alunos, aspectos fundamentais para a construção do conhecimento coletivo. Este método ativo de aprendizado visa também fortalecer habilidades de atenção, observação e análise crítica nos estudantes, fundamentais para o seu desenvolvimento linguístico e cognitivo.

  • Identificar e corrigir erros ortográficos em palavras com dígrafos 'lh', 'nh', 'ch', marcações de nasalidade e correspondências regulares contextuais.
  • Desenvolver habilidades de atenção, observação e análise crítica.
  • Promover a colaboração e o diálogo entre os alunos para a construção do conhecimento.
  • Refletir sobre as regras ortográficas da Língua Portuguesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
  • EF03LP03: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
  • EF03LP06: Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo dos dígrafos 'lh', 'nh', 'ch', o conceito de nasalidade, as correspondências regulares contextuais como 'c/qu', 'g/gu', e a identificação das sílabas tônicas, classificando as palavras em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Esses elementos são cruciais para a compreensão das regras ortográficas que regem a Língua Portuguesa, fornecendo aos alunos uma base sólida para a escrita e a leitura proficientes.

  • Dígrafos 'lh', 'nh', 'ch'
  • Nasalidade na Língua Portuguesa
  • Correspondências regulares contextuais ('c/qu', 'g/gu', entre outros)
  • Identificação e classificação de sílabas tônicas em palavras

Metodologia

A metodologia desta atividade baseia-se na aprendizagem ativa, onde os alunos são encorajados a participar ativamente do processo de construção do conhecimento. Por meio da busca e correção de erros em um cenário que simula uma investigação, os alunos aplicarão os conceitos aprendidos de forma prática e dinâmica. O uso de elementos lúdicos, como lupas de papel cartão e cadernos de investigação, visa não apenas engajar os alunos, mas também proporcionar uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados, por meio da exploração e descoberta.

  • Investigação de palavras erroneamente escritas em cartazes.
  • Uso de lupas de papel cartão para simular uma experiência de detetive.
  • Correção e discussão coletiva dos erros identificados.
  • Reflexão sobre as regras ortográficas aplicadas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será introduzido o conceito da atividade aos alunos e distribuídos os materiais necessários. Em seguida, iniciará a fase de investigação dos cartazes. Na segunda aula, os alunos continuarão a investigação (se necessário) e, majoritariamente, dedicar-se-ão à correção dos erros encontrados e à discussão em grupo sobre as descobertas.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início da investigação.
  • Aula 2: Conclusão da investigação, correção dos erros e discussão em grupo.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante toda a execução. Observar-se-á a capacidade de identificar e corrigir os erros, a colaboração e interação durante a discussão em grupo, bem como a capacidade de justificar as

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