Esta atividade pedagógica propõe uma viagem imaginativa pelo mundo da escrita criativa, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos, no 3º ano do Ensino Fundamental, serão orientados a imaginar e criar um Diário de Bordo em grupos. Cada diário representará uma viagem incrível, com locais imaginários, acontecimentos inesperados e uma gama de sentimentos. Para tornar essa jornada compartilhada, todavia autônoma, a aventura será dividida em etapas, e cada aluno contribuirá redigindo uma parte do diário. A atividade concluirá com a apresentação das aventuras de cada grupo para toda a turma, incentivando assim o desenvolvimento das competências de narrativa e expressão escrita, além de promover a escuta ativa e o respeito pelas histórias dos colegas.
O objetivo fundamental desta atividade é estimular a capacidade escrita e criativa dos alunos, promovendo a construção de habilidades narrativas de forma cooperativa. Almeja-se que, por meio da criação do Diário de Bordo, os estudantes desenvolvam a habilidade de narrar acontecimentos imaginários de forma coesa e coerente, aprendendo a descrever locais, eventos e emoções com riqueza de detalhes. Este projeto colaborativo visa, ainda, aprimorar a autonomia do estudante em processos de criação textual e potencializar sua capacidade de trabalhar eficazmente em equipe, respeitando as ideias e contribuições de cada membro do grupo.
Este projeto pedagógico interliga elementos da Língua Portuguesa, focando em produção textual, com ênfase na criação de narrativas imaginativas. Abrange a estruturação de textos narrativos, a coesão e coerência textual, bem como o uso adequado de recursos expressivos e da pontuação. Ao integrar esses componentes, propicia uma experiência educativa rica, estimulando a capacidade de escrita dos estudantes, sua criatividade e habilidade de trabalhar em equipe.
A atividade se desenrolará através da Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando os alunos a explorarem sua criatividade e habilidades de escrita de maneira lúdica e interativa. Inicialmente, será proposta a imaginação da viagem, seguindo-se a formação de grupos e a divisão de etapas da aventura. Cada aluno será encarregado de uma parte do diário, promovendo a produção escrita individual dentro de um esforço coletivo. Ao final, as apresentações das aventuras ampliarão a compreensão e apreciação da diversidade narrativa entre os alunos.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, serão realizadas a orientação inicial, a imaginação da viagem, a formação dos grupos e o início da produção dos diários. A segunda aula será dedicada à conclusão dos diários e à preparação das apresentações finais, que ocorrerão no final desta aula.
A avaliação será formativa e focará na participação ativa, na criatividade e na capacidade de produção escrita dos alunos. Será levado em consideração o desenvolvimento da narrativa, coesão e coerência do texto, assim como o uso adequado da pontuação e outros recursos expressivos. As apresentações também serão avaliadas, observando-se a capacidade de comunicação das ideias e o trabalho em equipe. Exemplos de critérios específicos incluem a originalidade da história, a descrição detalhada dos cenários, personagens e acontecimentos, além da interação e cooperação entre os membros do grupo durante a realização da atividade.
Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, borrachas e marcadores coloridos para a concepção dos diários. Recursos digitais, como tablets ou computadores, podem ser utilizados para pesquisas, inspirações e até mesmo para a escrita dos diários, caso disponível. A utilização de imagens, mapas ou outros recursos visuais impressos pode enriquecer a apresentação dos diários, tornando a narrativa mais vívida para os ouvintes.
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