Diário de Bordo da Aventura

Desenvolvida por: Milmes… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Narrativa Imaginativa

Esta atividade pedagógica propõe uma viagem imaginativa pelo mundo da escrita criativa, utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos, no 3º ano do Ensino Fundamental, serão orientados a imaginar e criar um Diário de Bordo em grupos. Cada diário representará uma viagem incrível, com locais imaginários, acontecimentos inesperados e uma gama de sentimentos. Para tornar essa jornada compartilhada, todavia autônoma, a aventura será dividida em etapas, e cada aluno contribuirá redigindo uma parte do diário. A atividade concluirá com a apresentação das aventuras de cada grupo para toda a turma, incentivando assim o desenvolvimento das competências de narrativa e expressão escrita, além de promover a escuta ativa e o respeito pelas histórias dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo fundamental desta atividade é estimular a capacidade escrita e criativa dos alunos, promovendo a construção de habilidades narrativas de forma cooperativa. Almeja-se que, por meio da criação do Diário de Bordo, os estudantes desenvolvam a habilidade de narrar acontecimentos imaginários de forma coesa e coerente, aprendendo a descrever locais, eventos e emoções com riqueza de detalhes. Este projeto colaborativo visa, ainda, aprimorar a autonomia do estudante em processos de criação textual e potencializar sua capacidade de trabalhar eficazmente em equipe, respeitando as ideias e contribuições de cada membro do grupo.

  • Estimular a criatividade e a imaginação através da escrita.
  • Desenvolver habilidades narrativas e de produção textual.
  • Promover o trabalho colaborativo e a responsabilidade individual na construção de um projeto comum.
  • Aprimorar a expressão escrita, organizando ideias de maneira coesa e coerente.
  • Fomentar a capacidade de escuta ativa e respeito pelas ideias dos outros.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP03: Produzir textos escritos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF03LP19: Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa, o tema, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
  • EF03LP26: Utilizar, ao produzir texto, recursos coesivos de referência, substituição e elipse.
  • EF35LP05: Reconhecer e reproduzir, em textos do aluno, em diferentes gêneros, o uso de pontuação e de outras notações.
  • EF03LP06: Empregar, de maneira apropriada e variada, recursos expressivos do sistema de pontuação.

Conteúdo Programático

Este projeto pedagógico interliga elementos da Língua Portuguesa, focando em produção textual, com ênfase na criação de narrativas imaginativas. Abrange a estruturação de textos narrativos, a coesão e coerência textual, bem como o uso adequado de recursos expressivos e da pontuação. Ao integrar esses componentes, propicia uma experiência educativa rica, estimulando a capacidade de escrita dos estudantes, sua criatividade e habilidade de trabalhar em equipe.

  • Estrutura textual de narrativas
  • Coesão e coerência em textos
  • Descrição de cenários, personagens e acontecimentos
  • Uso expressivo da pontuação
  • Criação coletiva e autônoma de textos

Metodologia

A atividade se desenrolará através da Aprendizagem Baseada em Jogos, incentivando os alunos a explorarem sua criatividade e habilidades de escrita de maneira lúdica e interativa. Inicialmente, será proposta a imaginação da viagem, seguindo-se a formação de grupos e a divisão de etapas da aventura. Cada aluno será encarregado de uma parte do diário, promovendo a produção escrita individual dentro de um esforço coletivo. Ao final, as apresentações das aventuras ampliarão a compreensão e apreciação da diversidade narrativa entre os alunos.

  • Imaginação guiada da viagem
  • Formação de grupos e distribuição de tarefas
  • Produção escrita individual dentro do grupo
  • Uso de recursos visuais para complementar a narrativa
  • Apresentação e compartilhamento das aventuras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, serão realizadas a orientação inicial, a imaginação da viagem, a formação dos grupos e o início da produção dos diários. A segunda aula será dedicada à conclusão dos diários e à preparação das apresentações finais, que ocorrerão no final desta aula.

  • Aula 1: Orientação, imaginação da viagem, formação dos grupos, início da produção dos diários.
  • Aula 2: Conclusão da escrita, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação será formativa e focará na participação ativa, na criatividade e na capacidade de produção escrita dos alunos. Será levado em consideração o desenvolvimento da narrativa, coesão e coerência do texto, assim como o uso adequado da pontuação e outros recursos expressivos. As apresentações também serão avaliadas, observando-se a capacidade de comunicação das ideias e o trabalho em equipe. Exemplos de critérios específicos incluem a originalidade da história, a descrição detalhada dos cenários, personagens e acontecimentos, além da interação e cooperação entre os membros do grupo durante a realização da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, borrachas e marcadores coloridos para a concepção dos diários. Recursos digitais, como tablets ou computadores, podem ser utilizados para pesquisas, inspirações e até mesmo para a escrita dos diários, caso disponível. A utilização de imagens, mapas ou outros recursos visuais impressos pode enriquecer a apresentação dos diários, tornando a narrativa mais vívida para os ouvintes.

  • Papel, lápis, borrachas, marcadores coloridos
  • Recursos digitais (tablets, computadores)
  • Imagens, mapas e outros recursos visuais impressos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo