Exploradores de Histórias

Desenvolvida por: Iara F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de Texto e Oralidade

A atividade 'Exploradores de Histórias' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma imersão no universo das histórias literárias, por meio da leitura compartilhada e da discussão em grupo, estimulando as habilidades de interpretação de texto, oralidade e argumentação. Inicialmente, os alunos serão divididos em pequenos grupos, e a cada um será entregue trechos de histórias literárias adaptados ao seu nível de leitura. A atividade começará com uma leitura compartilhada, onde os alunos poderão expressar suas impressões iniciais, levantar hipóteses sobre os desfechos das histórias e comentar elementos que chamaram sua atenção, como ilustrações e palavras desconhecidas. Após essa discussão inicial, será organizada uma Roda de Debate, momento em que cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas ideias e expectativas sobre os textos lidos e confrontá-las com as dos outros grupos. Esta metodologia ativa visa não apenas a prática da oralidade e o desenvolvimento de habilidades de argumentação, mas também estimula os alunos a estabelecer expectativas sobre um texto, fundamental para o processo de leitura e compreensão textual.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver habilidades cruciais em estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, concentrando-se em interpretar textos literários, praticar a oralidade e refinar a capacidade de argumentação. Ao envolver-se em leituras compartilhadas e discussões em grupo, os alunos exercitarão a identificação de informações explícitas nos textos, bem como estabelecerão expectativas sobre estas narrativas. Ademais, reconhecerão o valor dos textos literários como parte do patrimônio artístico-cultural da humanidade. A atividade também visa desenvolver habilidades sociais, como a escuta ativa e o respeito pelas perspectivas alheias, por meio da Roda de Debate.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos literários.
  • Estimular a prática de oralidade e argumentação entre os alunos.
  • Promover a habilidade de estabelecer expectativas sobre os textos lidos.
  • Valorizar a literatura como expressão artística e cultural.
  • Favorecer o desenvolvimento de habilidades sociais através do trabalho em grupo e da Roda de Debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Exploradores de Histórias' abrange a leitura e interpretação de textos literários, a prática de oralidade e habilidades de argumentação, bem como a discussão sobre o papel da literatura na expressão cultural e artística. Utilizando trechos de histórias literárias adaptadas, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes gêneros literários, reconhecendo a importância e a diversidade da literatura. A metodologia ativa, especialmente a Roda de Debate, proporcionará um ambiente rico para a aplicação e discussão desses conteúdos, estimulando a participação ativa dos alunos.

  • Leitura compartilhada de textos literários.
  • Discussão em grupo sobre impressões e interpretações dos textos.
  • Roda de Debate para compartilhamento de ideias e argumentação.
  • Reconhecimento da literatura como expressão cultural e artística.

Metodologia

A metodologia proposta para a atividade 'Exploradores de Histórias' envolve técnicas de aprendizagem ativa que estimulam a participação direta dos alunos. Iniciando com a leitura compartilhada em pequenos grupos, os alunos trabalharão habilidades de leitura e interpretação em um ambiente colaborativo. A discussão em grupo enfatizará o desenvolvimento da capacidade de argumentação e do pensamento crítico, preparando os alunos para a Roda de Debate. Neste espaço, eles poderão expressar e confrontar ideias de maneira respeitosa, praticando a escuta ativa e a argumentação qualificada. Essa abordagem dinâmica visa promover não apenas o aprendizado acadêmico, mas também habilidades sociais importantes.

  • Leitura compartilhada em grupos.
  • Discussão coletiva focada na interpretação do texto.
  • Organização e condução da Roda de Debate.
  • Estímulo à prática de argumentação e escuta ativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Exploradores de Histórias' é projetada para ser realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será dedicado tempo para a distribuição de materiais e formação dos grupos, seguida da leitura compartilhada e discussão inicial. A segunda aula será reservada para a Roda de Debate, permitindo que cada grupo apresente suas ideias e participe da discussão conjunta.

  • Aula 1: Leitura compartilhada e discussão em grupos.
  • Aula 2: Realização da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Exploradores de Histórias' será contínua e formativa, focada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e na Roda de Debate. Será dada atenção especial à capacidade dos alunos de expressar suas ideias, respeitar as opiniões dos colegas, desenvolver argumentos coerentes e fazer conexões com os textos lidos. Professores podem usar listas de verificação para observar a participação individual e em grupo, avaliando a profundidade das discussões e o envolvimento na atividade. Feedbacks construtivos serão fornecidos para estimular o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Exploradores de Histórias', serão necessários diversos recursos que facilitem a leitura compartilhada e a realização da Roda de Debate. Isso inclui cópias dos trechos de histórias literárias adaptadas ao nível de leitura dos alunos, um espaço apropriado para a formação dos grupos e realização da roda de debate, além de materiais de apoio como marcadores de texto, cadernos para anotações e, quando possível, projeção de imagens que acompanhem os textos lidos.

  • Cópias de trechos de histórias literárias.
  • Espaço adequado para discussão em grupos e Roda de Debate.
  • Marcadores de texto e cadernos para anotações.
  • Projetor e tela para exibição de imagens (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo