Gincana da Escrita Criativa

Desenvolvida por: Polian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Colaboração e criatividade na escrita

Nesta atividade, os alunos participarão de uma gincana de escrita dividida em duas etapas principais. Primeiramente, eles formarão grupos e receberão temas surpresa para criar conjuntamente uma história curta, promovendo a escrita compartilhada e desenvolvendo habilidades de escuta ativa e negociação. Na segunda etapa, cada aluno deverá expandir a narrativa criada, escrevendo individualmente um trecho que amplie a história, estimulando, assim, a escrita autônoma. Este processo não só fomenta a colaboração e a integração de ideias durante a elaboração do texto coletivo, mas também incentiva cada aluno a incorporar sua criatividade e perspectives únicas à história base, permitindo-lhes exercitar suas habilidades individuais de narração e expressão. O objetivo central é incentivar a colaboração e a criatividade, destacando a importância do trabalho em equipe e do desenvolvimento de habilidades de escrita, tanto coletivamente quanto de forma individual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de cooperação e expressão criativa através da escrita. Ao trabalhar em equipes, eles aprendem a valorizar a opinião dos colegas e a negociar ideias para criar uma história que seja fruto do esforço coletivo. Além disso, ao escrever trechos individuais, os alunos serão desafiados a usar a criatividade para expandir a narrativa, permitindo que explorem suas habilidades de escrita autônoma.

  • Desenvolver habilidades de escrita coletiva e individual.
  • Promover a cooperação e o respeito às ideias dos colegas.
  • Estimular a criatividade na construção e expansão de narrativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP03: Escrever palavras, frases e textos curtos com coerência, usando a escrita para narrar, descrever e relatar experiências.
  • EF03LP12: Planejar e produzir narrativas (reais ou fictícias), cartas, relatos de experiências e contos, com a colaboração do professor e dos colegas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é desenvolvido através de uma experiência prática que combina escrita guiada colaborativa e criação autônoma de textos. Os alunos participam de uma sequência de atividades que envolvem a concepção, desenvolvimento e revisão de narrativas, enfatizando tanto a responsabilidade coletiva na criação do texto inicial, quanto a individualidade na ampliação da história.

  • Planejamento e desenvolvimento de narrativas coletivas.
  • Expansão individual de histórias com criatividade.
  • Interpretação e desenvolvimento de temas surpresa.

Metodologia

A metodologia está centrada na aprendizagem colaborativa e experiencial, valendo-se de dinâmicas de grupo para fomentar o trabalho em equipe e a criação conjunta de textos. Na sequência, os alunos serão incentivados a refletir sobre a história coletiva e expandi-la individualmente, aplicando o que foi discutido em grupo e exercitando sua própria criatividade e autonomia na escrita.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos.
  • Execução de atividades de brainstorm em grupo.
  • Condução de sessões de escrita individual guiada.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está organizado de forma a maximizar o engajamento dos alunos em um espaço de tempo limitado e permitir uma compreensão gradual das habilidades em foco. Na primeira hora, os alunos irão formar grupos e receberão seus temas para a elaboração de histórias. A segunda hora será destinada à expansão individual dessas histórias, garantindo que cada aluno possa desenvolver e expressar sua capacidade criativa.

  • Aula 1: Formação de grupos e criação de histórias coletivas.
  • Aula 2: Expansão individual das histórias.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em critérios que consideram a participação e colaboração durante o processo de escrita coletiva, bem como a criatividade e a coerência ao expandir a narrativa de forma individual. A avaliação implicará em observação direta durante as atividades em grupo e análise dos textos individuais produzidos pelos alunos. Exemplos de instrumentos de avaliação incluem uma rubrica que pontua itens como o respeito pelas ideias dos colegas, a clareza narrativa, coerência lógica, originalidade e o uso adequado das ferramentas linguísticas na etapa de escrita individual.

Materiais e ferramentas:

Os recursos selecionados são fundamentais para apoiar a implementação eficaz das atividades planejadas. Com o auxílio de materiais didáticos adequados e ferramentas de escrita, criamos um ambiente propício para que os alunos se engajem no processo criativo e colaborativo.

  • Lista de temas surpresa para histórias.
  • Papéis e canetas para anotação e escrita.
  • Quadro branco e marcadores para brainstorm coletivo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo