Nesta atividade, os alunos participarão de uma gincana de escrita dividida em duas etapas principais. Primeiramente, eles formarão grupos e receberão temas surpresa para criar conjuntamente uma história curta, promovendo a escrita compartilhada e desenvolvendo habilidades de escuta ativa e negociação. Na segunda etapa, cada aluno deverá expandir a narrativa criada, escrevendo individualmente um trecho que amplie a história, estimulando, assim, a escrita autônoma. Este processo não só fomenta a colaboração e a integração de ideias durante a elaboração do texto coletivo, mas também incentiva cada aluno a incorporar sua criatividade e perspectives únicas à história base, permitindo-lhes exercitar suas habilidades individuais de narração e expressão. O objetivo central é incentivar a colaboração e a criatividade, destacando a importância do trabalho em equipe e do desenvolvimento de habilidades de escrita, tanto coletivamente quanto de forma individual.
Os objetivos de aprendizagem visam proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de cooperação e expressão criativa através da escrita. Ao trabalhar em equipes, eles aprendem a valorizar a opinião dos colegas e a negociar ideias para criar uma história que seja fruto do esforço coletivo. Além disso, ao escrever trechos individuais, os alunos serão desafiados a usar a criatividade para expandir a narrativa, permitindo que explorem suas habilidades de escrita autônoma.
O conteúdo programático é desenvolvido através de uma experiência prática que combina escrita guiada colaborativa e criação autônoma de textos. Os alunos participam de uma sequência de atividades que envolvem a concepção, desenvolvimento e revisão de narrativas, enfatizando tanto a responsabilidade coletiva na criação do texto inicial, quanto a individualidade na ampliação da história.
A metodologia está centrada na aprendizagem colaborativa e experiencial, valendo-se de dinâmicas de grupo para fomentar o trabalho em equipe e a criação conjunta de textos. Na sequência, os alunos serão incentivados a refletir sobre a história coletiva e expandi-la individualmente, aplicando o que foi discutido em grupo e exercitando sua própria criatividade e autonomia na escrita.
O cronograma desta atividade está organizado de forma a maximizar o engajamento dos alunos em um espaço de tempo limitado e permitir uma compreensão gradual das habilidades em foco. Na primeira hora, os alunos irão formar grupos e receberão seus temas para a elaboração de histórias. A segunda hora será destinada à expansão individual dessas histórias, garantindo que cada aluno possa desenvolver e expressar sua capacidade criativa.
Os alunos serão avaliados com base em critérios que consideram a participação e colaboração durante o processo de escrita coletiva, bem como a criatividade e a coerência ao expandir a narrativa de forma individual. A avaliação implicará em observação direta durante as atividades em grupo e análise dos textos individuais produzidos pelos alunos. Exemplos de instrumentos de avaliação incluem uma rubrica que pontua itens como o respeito pelas ideias dos colegas, a clareza narrativa, coerência lógica, originalidade e o uso adequado das ferramentas linguísticas na etapa de escrita individual.
Os recursos selecionados são fundamentais para apoiar a implementação eficaz das atividades planejadas. Com o auxílio de materiais didáticos adequados e ferramentas de escrita, criamos um ambiente propício para que os alunos se engajem no processo criativo e colaborativo.
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