Jornal do Futuro

Desenvolvida por: Edna A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Comunicação

Nesta atividade, intitulada 'Jornal do Futuro', os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para criar suas próprias matérias jornalísticas. As matérias poderão ser baseadas em eventos reais ou fictícios, permitindo ao aluno exercitar a criatividade ao lado da técnica. Durante a roda de debate, cada grupo apresentará suas reportagens, discutindo sua estrutura, as funções informativas do texto e como cada elemento foi escolhido. Esta atividade visa aumentar a habilidade dos alunos em escrever textos jornalísticos, explorando diferentes formatos de apresentação, como jornais impressos ou blogs digitais. O trabalho em grupo incentivará a colaboração e o aprendizado interativo, com solicitações para que os alunos revisem, editem e aprimorem mutuamente suas produções, promovendo um entendimento mais profundo das normas e práticas jornalísticas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é capacitar os alunos a desenvolverem competências essenciais para a produção de textos jornalísticos coerentes e claros. A atividade 'Jornal do Futuro' se concentra em envolver os alunos em todo o processo de produção textual, desde o planejamento e escrita até a apresentação e discussão dos trabalhos. Espera-se que através desse exercício, os alunos ampliem suas habilidades de leitura crítica, desenvolvam uma compreensão mais sólida sobre a estrutura e funções dos textos informativos, explorem a precisão da linguagem e aprimorem suas capacidades de comunicação oral e escrita. Além disso, o plano foca em fortalecer o trabalho em equipe e a habilidade de feedback construtivo, assim como a escuta ativa por meio de debates e revisões colaborativas, preparando os alunos para as diversas formas de comunicação no mundo contemporâneo.

  • Capacitar os alunos a produzir textos jornalísticos claros e coerentes.
  • Ampliação das habilidades de leitura crítica.
  • Desenvolvimento de uma compreensão sólida das estruturas de textos informativos.
  • Exploração da precisão da linguagem nos textos jornalísticos.
  • Fortalecimento do trabalho em equipe e da habilidade de fornecer feedback construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado na leitura, interpretação e produção de textos jornalísticos. Através da prática de escrita, pretende-se que os alunos desenvolvam habilidades de identificação de informações relevantes, organização sequencial de fatos e ideias, além da expressão coerente de pensamentos e argumentos. A abordagem prioriza a compreensão dos diferentes estilos e formatos das notícias, estimulando a análise e discussão dos temas. Componentes como manchete, lead, corpo e conclusão serão explorados para garantir que os alunos aprendam a estruturar suas matérias de forma lógica e persuasiva. Técnicas de revisão textual, organização de conteúdo e uso apropriado de registros formais e informais também fazem parte do escopo de ensino, sempre enfatizando o uso crítico e ético da informação.

  • Leitura e interpretação de textos jornalísticos.
  • Identificação de informações relevantes.
  • Organização sequencial de fatos e ideias.
  • Aplicação de elementos textuais como manchete, lead, corpo e conclusão.

Metodologia

A metodologia da atividade 'Jornal do Futuro' inclui a divisão dos alunos em grupos, colaboração em equipe e debates ativos, adotando as metodologias ativas como ferramenta central para promover o engajamento e o aprendizado significativo. Ao abordar a escrita jornalística, a prática faz uso de técnicas de 'aprendizado baseado em projeto', desafiando os alunos a criar um produto final tangível: um texto jornalístico que deve ser apresentado e discutido. A interação entre os alunos será promovida pela correção e recomendação de melhorias entre pares, incentivando a participação ativa de todos. O incentivo à escuta ativa, crítica e construtiva durante a roda de debate também será fundamental para garantir a colaboração e o respeito mútuo, assim como a diversidade de opiniões e olhares sobre uma mesma notícia.

  • Divisão dos alunos em grupos para colaboração.
  • Uso de aprendizado baseado em projeto.
  • Aplicação de técnicas de revisão e feedback entre pares.
  • Incentivo à escuta ativa e crítica construtiva.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em uma aula de 60 minutos. Na introdução, os alunos serão apresentados ao conceito de texto jornalístico e suas características principais, seguidos da divisão em grupos para iniciar as discussões sobre os temas escolhidos para suas matérias. Metade da aula será dedicada à elaboração e escrita do texto, onde alunos irão desenvolver suas ideias e estruturar as notícias. A Roda de Debate ocupará o tempo restante, momento em que os grupos irão apresentar suas matérias, recebendo comentários e sugestões dos colegas. Este cronograma visa proporcionar tempo suficientemente distribuído para criação e interação, essencial para uma compreensão prática e enriquecedora do conteúdo proposto.

  • Aula 1: Introdução ao texto jornalístico e características; divisão em grupos e discussão dos temas; elaboração e escrita; roda de debate e feedback.
  • Momento 1: Introdução ao texto jornalístico (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o que é um texto jornalístico e suas principais características, como a objetividade, clareza e estruturação em manchete, lead, corpo e conclusão. Utilize exemplos de jornais impressos ou digitais para ilustrar. É importante que o professor destaque as funções informativas do texto jornalístico e como ele se diferencia de outros gêneros. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer dúvidas. Observe se os alunos estão envolvidos e entendendo os conceitos.

    Momento 2: Formação de grupos e escolha de temas (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e oriente-os a discutir e escolher um tema para sua matéria jornalística. Os temas podem ser baseados em acontecimentos reais ou fictícios, estimulando a criatividade. Facilite a troca de ideias entre os alunos e observe se todos estão participando ativamente. Se necessário, intervenha para orientar a escolha dos temas e garantir um consenso no grupo.

    Momento 3: Elaboração e escrita da matéria (Estimativa: 20 minutos)
    Instruía os alunos a começarem a rascunhar suas matérias jornalísticas, utilizando a estrutura aprendida. Circule pela sala oferecendo apoio e feedback pontual. Incentive os alunos a aplicarem a precisão da linguagem e a coerência na escrita. Avalie o envolvimento e a colaboração dos alunos dentro do grupo, garantindo a participação de todos. Sugira que um membro da equipe leia em voz alta o rascunho para que todos possam propor melhorias.

    Momento 4: Roda de debate e feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Organize uma roda para que os grupos apresentem suas matérias ao restante da turma. Instrua os alunos a darem feedback construtivo aos colegas, destacando os pontos positivos e sugerindo possíveis melhorias. É importante que os alunos pratiquem a escuta ativa durante as apresentações. O professor deve mediar o debate, assegurando que o feedback seja respeitoso e produtivo. Conclua destacando a importância do aprendizado colaborativo e as habilidades desenvolvidas durante a atividade.

Avaliação

A avaliação nesta atividade busca ser formativa e abrangente. Os alunos serão avaliados com base na participação ativa durante os debates, na capacidade de criação e de colaborar para a produção coletiva de um texto coerente e informativo. O objetivo é avaliar tanto o produto final quanto o processo de elaboração, focando nas habilidades sociais e cognitivas desenvolvidas. Critérios como clareza, coerência e criatividade dos textos, além da habilidade de trabalhar em equipe, serão priorizados. Por exemplo, um critério específico avaliado será a capacidade do aluno em identificar e registrar informações relevantes em sua matéria jornalística. A avaliação diversificada também incluirá feedback contínuo de pares e do professor, destacando o que foi produzido de forma eficaz e onde há espaço para melhorias, oferecendo suporte constante ao aprendizado individual.

  • Participação ativa durante os debates.
  • Colaboração na produção coletiva do texto.
  • Clareza, coerência e criatividade dos textos.
  • Feedback contínuo de pares e do professor.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização da atividade incluem materiais de suporte físico, como papéis e canetas, além de dispositivos digitais, como computadores ou tablets, para pesquisa e escrita digital das matérias. O professor poderá utilizar quadros brancos ou flip charts para facilitar a visualização das ideias principais discutidas durante os debates. Para

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