A oficina 'Oficina Mão-na-Massa: Construindo uma História' propõe aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a criação de uma história coletiva. Inicialmente, os alunos irão discutir coletivamente uma ideia central e, em seguida, cada aluno contribuirá escrevendo uma parte específica do texto. Durante a redação, o professor estará presente, proporcionando suporte na revisão e na melhoria do texto, além de incentivar a correção de erros ortográficos e de pontuação. Os alunos são estimulados a fazer sugestões de cortes, acréscimos ou reformulações em suas contribuições, promovendo, assim, a reflexão sobre a estrutura e a clareza do texto. Essa atividade visa desenvolver habilidades de escrita autônoma e colaborativa, levando os alunos a identificar a importância da coesão e da coerência textual.
O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é promover uma experiência prática de escrita coletiva, desenvolvendo a capacidade dos alunos de colaborar e revisar textos. Os alunos aprimorarão suas habilidades de escrita a partir da experiência de elaborar partes de um texto, revisá-lo após feedback e corrigir eventuais erros de forma colaborativa.
O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos fundamentais da escrita, como o conceito de coletividade na produção textual, o reconhecimento da estrutura narrativa e o domínio de regras ortográficas básicas. A utilização prática dessas competências é essencial para consolidar a aprendizagem de conceitos gramaticais e estilísticos.
A metodologia aplicada será ativa e prática, centrada no aprendizado colaborativo através de oficinas de escrita em grupo. A dinâmica de grupo promove um ambiente propício para a troca de ideias e fortalecimento das competências individuais por meio do engajamento conjunto no processo de criação e reflexão sobre o texto.
O cronograma da atividade será organizado em uma sessão de 1 hora, dividida em três partes fundamentais para assegurar uma abordagem completa de ideação, escrita e revisão. Este formato é adequado para o envolvimento eficaz dos alunos em todas as fases do desenvolvimento da atividade.
A avaliação será realizada observando a participação dos alunos nas diferentes etapas da atividade: ideação, escrita e revisão. Durante a discussão inicial, a contribuição com ideias criativas será avaliada, e na etapa de redação, a capacidade de expressar ideias de forma coerente. Por fim, no processo de revisão colaborativa, será avaliado o envolvimento dos alunos na correção dos textos e a capacidade de fornecer feedback construtivo. Exemplos práticos incluem a observação direta de como os alunos propõem modificações e como aceitam as sugestões dos colegas para aprimorar a narrativa coletiva.
Os recursos necessários para esta oficina incluem materiais simples, mas essenciais para a prática de escrita e visualização do processo colaborativo. Esses materiais facilitam a organização e o registro das ideias, além de proporcionar um ambiente propício à participação ativa de todos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula