Quadrinhos Falantes: Diálogos Diversos

Desenvolvida por: Márcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interculturalidade e Variações Linguísticas Regionais

A atividade 'Quadrinhos Falantes: Diálogos Diversos' convida os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental a explorarem as variações linguísticas do Brasil através da criação de histórias em quadrinhos. Os alunos criarão narrativas onde personagens de diferentes regiões dialogam em situações cotidianas utilizando expressões típicas, o que fomentará o respeito às variedades linguísticas e culturais do país. A proposta incentiva a criatividade, além de promover a reflexão sobre a diversidade e o respeito às diferentes formas de expressar-se. O processo envolveu a elaboração de histórias em quadrinhos e uma roda de leitura para compartilhar e discutir as diferenças linguísticas, ampliando o entendimento acerca da composição e do uso social da linguagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem principal concentra-se em desenvolver a compreensão e valorização das variedades linguísticas brasileiras, especialmente em contextos regionais diversos. Espera-se que os alunos demonstrem a capacidade de reconhecer e utilizar variações regionais de maneira respeitosa e criativa, além de fortalecer a habilidade de criar narrativas coesas utilizando o formato de histórias em quadrinhos. Adicionalmente, a atividade pretende promover o diálogo e a expressão, fazendo com que os alunos compartilhem suas criações e percepções com os colegas, estabelecendo conexões significativas entre as diferentes culturas representadas no país.

  • Compreender a diversidade linguística e cultural do Brasil.
  • Criar narrativas utilizando variações linguísticas regionais.
  • Promover o respeito e a valorização das diferentes formas de comunicação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP11: Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
  • EF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
  • EF35LP11: Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está direcionado ao estudo e à valorização das variedades linguísticas no Brasil, abordando as diferenças regionais e as expressões culturais associadas a elas. O objetivo é ampliar a compreensão dos alunos sobre como as variações linguísticas refletem a rica diversidade cultural do país, integrando esse conhecimento ao contexto das histórias em quadrinhos. Além disso, a atividade inclui a análise das características composicionais deste gênero textual, incentivando os alunos a explorar criativamente a diagramação e os elementos visuais e verbais das histórias em quadrinhos.

  • Variações linguísticas regionais
  • Expressões culturais e linguísticas do Brasil
  • Características composicionais dos quadrinhos

Metodologia

A metodologia aplicada foca no aprendizado ativo, incentivando os alunos a usarem sua criatividade e suas habilidades de expressão oral. A atividade começa com uma breve introdução sobre variações linguísticas e culturais, seguida por uma discussão em sala. Em seguida, os alunos trabalham, individualmente ou em dupla, na criação de suas histórias em quadrinhos, incorporando as variações linguísticas discutidas. O processo é finalizado com uma roda de leitura, onde cada aluno partilha sua criação, promovendo uma discussão sobre as diferentes expressões linguísticas e estimulando o respeito pela diversidade cultural e linguística.

  • Discussão inicial sobre variações linguísticas
  • Criação de histórias em quadrinhos
  • Roda de leitura e discussão

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade é estruturada para ser desenvolvida em uma aula de 50 minutos. O cronograma visa equilibrar momentos de explicação, prática e reflexão. A aula começa com uma introdução sobre o tema (10 minutos), seguida pela atividade de criação das histórias (25 minutos), e finaliza com a roda de leitura e discussão (15 minutos). Esta estrutura permite que os alunos explorem a teoria na prática, conectando os conhecimentos adquiridos com suas produções autorais e suas apresentações.

  • Aula 1: Introdução ao tema, criação das histórias em quadrinhos e roda de leitura.
  • Momento 1: Introdução às Variações Linguísticas (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o que são variações linguísticas, destacando alguns exemplos regionais que os alunos possam conhecer. Utilize cartazes explicativos para apoiar a explicação. Permita que as crianças compartilhem expressões que conhecem de outras regiões ou de suas famílias. É importante criar um ambiente de aceitação e curiosidade sobre as diferenças.

    Momento 2: Criação das Histórias em Quadrinhos (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em grupos e distribua o papel A4, lápis de cor e canetinhas. Oriente os alunos a pensarem em uma situação cotidiana em que os personagens das suas histórias utilizem variações linguísticas regionais. Circule pela sala, auxiliando os grupos que tenham dificuldade em organizar suas ideias ou em utilizar as expressões locais.
    Observe se os alunos estão engajados e utilizando corretamente as expressões de diferentes regiões. Ofereça sugestões caso note a necessidade de diversificar as expressões ou melhorar a narrativa.

    Momento 3: Roda de Leitura e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula formando uma roda de leitura onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar sua história em quadrinhos e explicar as variações linguísticas usadas. Estimule uma discussão sobre as diferentes expressões e como elas enriquecem nossa comunicação. Avalie a clareza na expressão das ideias e o respeito demonstrado pelos alunos ao ouvirem os colegas.

Avaliação

A avaliação da atividade é dividida em métodos formativos e somativos. O foco será em acompanhar o engajamento dos alunos e sua habilidade de aplicar conhecimentos sobre variações linguísticas nas histórias em quadrinhos. Critérios como criatividade e clareza na expressão das ideias, respeito às variações linguísticas e participação na roda de leitura serão utilizados. Exemplos incluem a autoavaliação dos alunos sobre sua produção e participação, o uso de rubricas para orientar critérios de avaliação e a aplicação de feedback contínuo durante a elaboração das histórias. Tais métodos proporcionam flexibilidade e adaptabilidade, essencial para personalizar o apoio onde necessário.

  • Engajamento e aplicação de variações linguísticas
  • Participação e clareza na expressão das ideias
  • Respeito e valorização das diversidades linguísticas

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos da atividade incluem papéis A4, lápis de cor, canetinhas, e folha para roteiro. É importante também contar com plataformas de apoio visual, como quadros e cartazes explicativos, que facilitem a compreensão dos aspectos linguísticos a serem abordados. Esses materiais incentivam a expressão criativa enquanto estabelecem uma conexão tangível com o uso da linguagem culturalmente diversificada. A escolha por papéis e instrumentos tradicionalmente artísticos visa integrar os conhecimentos linguísticos a um formato de quadrinhos visualmente impactante.

  • Papéis A4
  • Lápis de cor e canetinhas
  • Quadros ou cartazes explicativos

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a dedicação necessária dos professores para equilibrar demandas de ensino e inclusão. Sugerimos a aplicação de estratégias didáticas que ampliam a participação e compreensão, minimizando sobrecargas. Materiais visuais devem ser ajustados para garantir legibilidade, utilizando tamanhos e contrastes adequados. Além disso, as estratégias de ensino devem focar na diversidade da turma, promovendo discussões que encorajem a participação de cada aluno, garantindo que a diversidade cultural e linguística de todos seja valorizada sem sobrecarregar os recursos limitados. Monitorar o desempenho dos alunos será crucial, fazendo ajustes rápidos conforme necessário.

  • Ajustes nos materiais visuais para garantir legibilidade
  • Promoção de discussões inclusivas
  • Monitoramento contínuo e ajustes rápidos conforme necessário

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