Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental trabalharão em equipe utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos para criar um conto coletivo. O projeto se inicia com a formação de grupos, nos quais os alunos discutirão ideias e decidirão juntos o tema do conto. Em seguida, um dos membros de cada grupo escreverá a introdução da história, iniciando o processo de escrita colaborativa. O conto será então passado a cada integrante do grupo por vez, permitindo que cada aluno acrescente personagens, diálogos ou novos desdobramentos à trama. Esse processo colaborativo não apenas fomenta a escrita criativa e a produção textual, mas também estimula a análise linguística e semiótica, uma vez que os alunos terão a oportunidade de discutir e revisar o texto para garantir a coerência e coesão da narrativa. A atividade será finalizada com a apresentação oral dos contos, promovendo também a prática da oralidade e a habilidade de falar em público.
Os objetivos desta atividade contemplam o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe, o estímulo à criatividade através da produção textual colaborativa, e a prática da oralidade. Essa experiência proporcionará aos alunos a oportunidade de exercitar a leitura crítica, a revisão de texto e a expressão oral, habilidades essenciais no desenvolvimento da competência leitora e escritora. Além disso, ao participar ativamente na criação de um conto coletivo, os alunos poderão reconhecer a importância da diversidade cultural, entender a estrutura de um texto narrativo, e valorizar a literatura como forma de expressão artística. EF35LP04 – EF03LP09 – EF35LP07 – EF15LP16 – EF35LP21 – EF35LP26 – EF15LP15 – EF15LP03 – EF35LP29 – EF35LP03 – EF15LP03 – EF35LP04 – EF03LP01 –
Durante a atividade de criação do conto coletivo, os alunos terão a oportunidade de refletir sobre a estrutura narrativa e a adequação linguística na produção textual. Ao trabalharem em equipe e contribuirem sequencialmente para a escrita do conto, os alunos serão incentivados a pensar na introdução, desenvolvimento e conclusão da história, identificando elementos como o enredo, os personagens, o tempo e o espaço. Por exemplo, durante a discussão em grupo sobre a estrutura narrativa, os alunos poderão refletir sobre como introduzir os personagens e descrever o ambiente onde a história se passa, de forma a conferir mais riqueza e profundidade à narrativa. Além disso, ao escreverem em colaboração, os alunos estarão constantemente revisando e analisando a adequação linguística do texto, buscando garantir a clareza, coesão e coerência, e refletindo sobre a escolha de palavras e expressões que melhor se adequem à história que estão construindo. Dessa forma, a atividade proporciona um ambiente propício para que os alunos internalizem conceitos fundamentais da estrutura narrativa e adequação linguística, relacionando teoria e prática de forma significativa e contextualizada.
O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo de textos narrativos, enfatizando a estrutura textual, elementos da narrativa (personagens, tempo, espaço e trama), linguagem e estilos de escrita. Por meio da produção de um conto coletivo, os alunos aplicarão conceitos de coesão e coerência textual, e discutirão aspectos semióticos e estilísticos. Além disso, a atividade fomenta a expressão oral, incentivando os alunos a apresentarem suas histórias, o que contribui para o aperfeiçoamento de suas habilidades comunicativas e de falar em público.
Utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos, essa atividade será desenvolvida em etapas que fomentam a interação, a criatividade e a aprendizagem colaborativa. Inicia-se com a formação de grupos e a escolha do tema, seguida da escrita da introdução do conto por um dos membros. Cada aluno, então, adicionará à história, promovendo a dinâmica de revisão colaborativa. Discussões em grupo sobre a adequação linguística e estrutura da narrativa serão incentivadas, assim como a reflexão sobre as escolhas feitas durante a criação da história. A apresentação oral final envolverá todos os alunos, valorizando o esforço coletivo e as habilidades individuais.
A atividade terá a duração total de 1 hora, dividida em duas partes: a primeira para a escrita colaborativa do conto e a segunda dedicada à apresentação oral das histórias criadas.
A avaliação desta atividade será baseada no envolvimento ativo de cada aluno no processo de criação do conto coletivo e nas apresentações orais. Será considerado o esforço colaborativo, a originalidade e criatividade, a coesão e coerência do texto, assim como a habilidade de expressão oral e clareza durante as apresentações. Exemplos de critérios incluem a contribuição individual ao projeto, a capacidade de trabalhar em equipe, a fluência na leitura do conto, e a atenção aos elementos da narrativa. Feedbacks construtivos serão fornecidos para encorajar o aperfeiçoamento contínuo das habilidades desenvolvidas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis/lapiseira, borracha, e dispositivos para a escrita dos contos. Também será útil o uso de um quadro para facilitar as discussões em grupo e o planejamento das histórias. Recursos digitais como tablets ou computadores podem ser empregados para a escrita e revisão dos textos, permitindo um processo colaborativo mais dinâmico. Livros de contos e exemplos de narrativas diversas servirão como inspiração e suporte ao desenvolvimento criativo dos alunos.
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