Stop da Ortografia

Desenvolvida por: Angeli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia

Stop da Ortografia é uma atividade pedagógica dinâmica e interativa destinada a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de praticar a escrita focando nas sílabas 'ch' e 'tr'. Através da adaptação do tradicional jogo de Stop (ou Adedanha), os estudantes serão estimulados a pensar rapidamente e escrever palavras que comecem com 'ch' ou 'tr' em diversas categorias determinadas pelo educador, como 'animal', 'fruta', 'cidade', 'objeto', entre outras. Esta atividade não apenas promove o desenvolvimento da escrita autônoma e da rapidez de pensamento, mas também ajuda a melhorar a ortografia e familiarização com as sílabas abordadas, de maneira lúdica e envolvente. Os alunos trabalharão individualmente e em grupo, fomentando não apenas habilidades linguísticas, mas também a cooperação e o espírito de equipe, fundamentais para o aprendizado integral do aluno.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos dessa atividade centram-se em promover o desenvolvimento da habilidade de escrita nos alunos, focando especificamente nas sílabas 'ch' e 'tr', aprimorando a ortografia e a agilidade mental em identificar palavras de diferentes categorias que comecem com estes sons. Através desta adaptação lúdica do jogo Stop, busca-se também estimular a cooperação entre os alunos, o pensamento rápido e a habilidade de trabalhar sob pressão de tempo, competências essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

  • Aprimorar a ortografia das sílabas 'ch' e 'tr'.
  • Desenvolver a capacidade de escrita autônoma e criativa.
  • Estimular a rapidez de pensamento e agilidade mental.
  • Promover trabalho em equipe e cooperação entre os alunos.
  • Melhorar a habilidade de classificação de palavras por categorias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP04 - Utilizar, ao produzir textos, recursos de coesão adequados à reconstituição de sequências lógicas e temporais.
  • EF03LP06 - Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
  • EF15LP03 - Empregar, de forma pertinente, recursos de ordem, de espaço e de classificação na organização das práticas de estudo.
  • EF35LP02 - Produzir textos orais e escritos em diferentes gêneros discursivos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a finalidade, a composição e o estilo do texto.

Conteúdo Programático

Além de desenvolver habilidades de escrita autônoma e o rigor ortográfico, o conteúdo programático da atividade 'Stop da Ortografia' abrange também competências sociolinguísticas, tais como a capacidade de trabalhar em equipe, de comunicar-se eficazmente e de agir com rapidez e precisão sob pressão. Este conteúdo é crucial para a construção de bases sólidas em linguagem e comunicação, essenciais para o desenvolvimento integral do aluno.

  • Regras ortográficas das sílabas 'ch' e 'tr'.
  • Classificação de palavras por categorias.
  • Desenvolvimento de estratégias de pensamento rápido.
  • Trabalho em equipe e cooperação.
  • Expressão oral e escrita.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Stop da Ortografia' é baseada na Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo que os alunos aprendam de maneira interativa e engajadora. Este método propõe uma maneira dinâmica de aprendizagem, onde através do jogo adaptado de Stop, os estudantes são desafiados a pensar, organizar ideias e escrever sob pressão, promovendo assim o desenvolvimento de várias habilidades educacionais de forma integrada e divertida.

  • Introdução ao jogo e suas regras.
  • Dinâmicas de grupo para estimular a cooperação.
  • Sessões de jogo com diferentes categorias e rodadas de revisão.
  • Discussões em grupo para compartilhar estratégias e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Stop da Ortografia' será realizada ao longo de 17 sessões de 60 minutos cada, distribuídas em várias semanas, permitindo assim uma imersão progressiva e efetiva no conteúdo e nas dinâmicas propostas.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e exploração das sílabas 'ch' e 'tr'.
  • Aulas 2-4: Prática inicial do jogo com categorias simples.
  • Aulas 5-7: Incremento de categorias e introdução de categorias compostas.
  • Aulas 8-10: Jogos com foco em rapidez e precisão.
  • Aulas 11-13: Atividades em grupo para discussão de estratégias.
  • Aulas 14-16: Competições amistosas entre grupos.
  • Aula 17: Avaliação e reflexão sobre o aprendizado.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Stop da Ortografia' será contínua e baseada na participação ativa dos alunos, na sua capacidade de trabalhar em equipe, na criatividade das palavras escritas e na melhoria da ortografia ao longo das sessões. Serão considerados tanto os aspectos individuais quanto coletivos, com observações qualitativas sobre o progresso e a participação de cada aluno, além do desenvolvimento de habilidades de escrita, rapidez de pensamento e trabalho em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'Stop da Ortografia', serão utilizados recursos simples, como papel, lápis e borracha, além de cartões com as categorias para o jogo. O uso de quadro negro ou quadro branco para anotações e resultados, assim como o uso de temporizador para controlar o tempo de cada rodada, também serão essenciais para o bom andamento da atividade.

  • Papel e caneta para cada aluno.
  • Quadro negro ou branco com giz ou marcadores.
  • Cartões com categorias do jogo.
  • Temporizador ou cronômetro.
  • Fichas para anotação dos pontos.

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