Aventuras no Mundo dos Contos

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de contos de fadas

Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e receberão diferentes contos de fadas para leitura compartilhada. Após a leitura, cada grupo recontará sua história para a turma, usando fantoches ou desenhos para enriquecer a apresentação. Essa prática promove a leitura colaborativa, a interpretação narrativa e a expressão oral criativa, incentivando o reconhecimento de elementos básicos dos contos de fadas, como personagens e enredos.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da atividade é fomentar habilidades fundamentais de leitura e interpretação de textos, incentivando o trabalho colaborativo e a expressão criativa. Por meio dos contos de fadas, os alunos irão vivenciar a troca de ideias e explorar diferentes formas de recontar histórias. Além disso, a atividade fomenta o desenvolvimento da oralidade, ao mesmo tempo que fortalece a compreensão dos elementos narrativos presentes nos contos de fadas.

  • Promover a leitura colaborativa e a interpretação de diferentes narrativas
  • Desenvolver a expressão oral e criatividade na recontagem de histórias
  • Identificar elementos básicos dos contos de fadas, como personagens e enredos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade se centra na exploração dos contos de fadas como instrumentos culturais valiosos para a formação literária dos alunos. Através da leitura compartilhada, os alunos serão incentivados a identificar os elementos que compõem as narrativas, como personagens, cenários e enredos, além de reconhecer a estrutura típica dos contos de fadas. A atividade permitirá a prática de leitura e recontagem, com e sem apoio visual, estimulando o desenvolvimento de habilidades de expressão oral.

  • Exploração dos elementos narrativos dos contos de fadas
  • Prática de leitura e recontagem de histórias
  • Desenvolvimento da expressão oral por meio de apresentações coletivas

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade privilegia abordagens ativas que colocam o aluno como protagonista de seu processo de aprendizado. Iniciando com a leitura colaborativa, a atividade engaja os alunos em um ambiente colaborativo que incentiva a troca de ideias e interpretações. A utilização de recursos visuais, como fantoches e desenhos, serve para tornar o aprendizado mais lúdico e estimular a criatividade. Além disso, a metodologia promove a autonomia ao permitir que os alunos escolham como recontar a história, reforçando o aprendizado por meio da interação e prática.

  • Leitura colaborativa de contos de fadas
  • Uso de fantoches e desenhos para enriquecer apresentações
  • Dinâmicas de grupo para promover a interação entre os alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será organizada em uma aula de 60 minutos, empregando a metodologia da sala de aula invertida. Antes da aula, os alunos receberão orientações para explorar o conteúdo dos contos em casa, de forma autônoma ou com a família. Durante o tempo em sala, o foco será na prática e apresentação dos contos, permitindo que os alunos utilizem o conhecimento adquirido previamente para recontar e discutir as histórias de forma criativa.

  • Aula 1: Os alunos apresentarão suas releituras dos contos de fadas utilizando fantoches ou desenhos, promovendo discussões sobre os elementos narrativos e as técnicas utilizadas.

Avaliação

Para avaliar o processo de aprendizagem e o alcance dos objetivos propostos, várias metodologias serão utilizadas. Objetivamente, a avaliação busca entender como os alunos conseguem interpretar e recontar os contos. Os critérios de avaliação incluem a habilidade de trabalhar em equipe, clareza na narrativa e criatividade na apresentação. Um exemplo prático é observar a participação de cada aluno durante a recontagem e as apresentações. O feedback será contínuo, e os alunos receberão orientações constantes sobre seu desempenho. Isso permitirá ajustes personalizados e incentiva a autocrítica e reflexão sobre o próprio desenvolvimento.

  • Interpretação e recontagem coerente dos contos
  • Trabalho em equipe e contribuição nas apresentações
  • Criatividade e clareza na expressão oral

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para a atividade incluem livros de contos de fadas, fantoches e papel para desenhos, garantindo que os alunos tenham ferramentas suficientes para explorar e recontar as histórias. Estes recursos são escolhidos para auxiliar na promoção de um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. A tecnologia pode ser usada como um suporte adicional, permitindo que os alunos busquem online representações visuais e informações complementares sobre os contos para enriquecer suas apresentações.

  • Livros de contos de fadas
  • Fantoches para recontagem das histórias
  • Papel para criação de desenhos ilustrativos

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que a inclusão e acessibilidade são prioridades em qualquer plano pedagógico. Com isso em mente, sugerimos algumas estratégias para garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário às oportunidades de aprendizado, sem adicionar grande carga ao professor ou alto custo. Durante a atividade, o uso de recursos visuais como fantoches e desenhos promove uma comunicação mais acessível para diferentes estilos de aprendizagem. Encorajamos o registro das apresentações, para que alunos se vejam e analisem. Isso não apenas promove inclusão como também oferece uma reflexão crítica sobre seu próprio desempenho. Apesar das estratégias, sempre monitore os sinais dos alunos que precisam de apoio extra, adaptando conforme necessário para garantir uma experiência educativa positiva e acolhedora para todos.

  • Uso de recursos visuais e táteis, como fantoches, para comunicação acessível
  • Registro das apresentações para análise dos alunos
  • Adaptação contínua baseada nas respostas dos alunos

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