Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Raquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expansão de Vocabulário e Compreensão de Texto

Esta atividade inovadora, denominada 'Caça ao Tesouro das Palavras', é uma aventura linguística que envolverá os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em uma jornada emocionante de descoberta e aprendizado. A proposta envolve transformar a sala de aula em um grande mapa do tesouro, onde palavras e expressões desconhecidas estarão escondidas em desafios envolventes. Como preparação, os alunos são incentivados a pesquisar palavras novas em casa para trazer para o jogo. Na sala de aula, estas palavras serão distribuídas pelo ambiente, e os alunos, organizados em grupos, terão o desafio de usar contextos fornecidos pelo professor para inferir o significado dessas palavras desconhecidas. Juntos, explorarão o uso das palavras em diferentes frases e contextos, um processo vital para a expansão do vocabulário e para o desenvolvimento da capacidade de inferência baseada no contexto. Ao final da atividade, as definições serão reveladas e uma discussão em grupo ajudará a consolidar os aprendizados, incentivando os estudantes a aplicar novas palavras em seus cotidianos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover a expansão do vocabulário dos alunos e aprimorar suas habilidades de inferência a partir do contexto, fundamentais para a compreensão de textos complexos. Visa também estimular a pesquisa autônoma, a colaboração entre pares e a aplicação prática do conhecimento adquirido. A atividade desafia os alunos a ultrapassarem o conhecimento superficial das palavras, encorajando-os a explorarem seus múltiplos significados e usos em diferentes contextos. Esta abordagem ativa e participativa pretende, portanto, engajar os alunos em seu próprio processo de aprendizado, tornando-os protagonistas da construção de seu saber.

  • Expandir o vocabulário dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de inferência a partir do contexto.
  • Estimular a pesquisa autônoma e a colaboração entre pares.
  • Promover a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP05: Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

Conteúdo Programático

A metodologia aplicada nesta atividade pedagógica envolve a exploração ativa do vocabulário e o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica. Os alunos serão imersos em cenários que simulam desafios de compreensão textual, motivando-os a aplicar o raciocínio inferencial na identificação de significados de palavras desconhecidas com base em seus contextos de uso. Esta abordagem prática é projetada para otimizar o engajamento dos alunos e promover uma aprendizagem significativa e duradoura.

  • Técnicas de inferência a partir do contexto.
  • Estratégias de pesquisa autônoma de palavras.
  • Colaboração e comunicação efetiva em grupo.
  • Aplicação de novas palavras em contextos diversos.

Metodologia

A atividade será pautada na metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', onde os alunos trarão conhecimento prévio através da pesquisa realizada em casa. Em sala, a 'Atividade Mão-na-massa' estimula a aplicação prática deste conhecimento num contexto significativo e colaborativo. A distribuição de palavras pelo espaço e o uso de enigmas para estimular a inferência a partir de contextos dados promove uma atmosfera de jogo, favorecendo o engajamento e a motivação dos alunos.

  • Pesquisa em casa como preparação para a aula.
  • Distribuição de palavras desconhecidas pelo espaço da sala.
  • Resolução de enigmas para encontrar e inferir o significado das palavras.
  • Discussão em grupo sobre o uso contextual das palavras descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão embarcar na caça ao tesouro, buscando e inferindo o significado das palavras. A segunda aula será destinada à discussão das definições e aplicação dos novos vocábulos.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e início da caça ao tesouro.
  • Aula 2: Discussão das palavras descobertas e sua aplicação.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, observando o envolvimento dos alunos na atividade, a capacidade de trabalhar em equipe, a habilidade de pesquisa e inferência a partir do contexto, além da utilização correta das palavras em contextos diversos. Será dada ênfase à evolução do vocabulário de cada aluno e ao seu engajamento no processo de descoberta e aprendizado. A participação ativa, o respeito pelos colegas durante as discussões em grupo e a colaboração efetiva serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários: folhas de papel ou cartões para escrever as palavras desconhecidas, fita adesiva ou ímãs para distribuí-las pela sala, e dispositivos com acesso à internet para a pesquisa das palavras em casa. Também serão usados quadros brancos ou cartolinas para as discussões em grupo e anotação das inferências sobre as palavras.

  • Folhas de papel ou cartões e fita adesiva/ímãs.
  • Dispositivos com acesso à internet.
  • Quadros brancos ou cartolinas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo