Caça às Palavras Tônicas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Acentuação Gráfica

A atividade 'Caça às Palavras Tônicas' visa desenvolver habilidades de leitura, identificação de sílabas tônicas e compreensão das regras de acentuação das palavras na língua portuguesa. Os alunos serão organizados em pequenos grupos para promover a colaboração e a aprendizagem ativa, onde receberão cartões contendo uma variedade de palavras. Primeiramente, eles identificarão as sílabas tônicas das palavras, para então, classificá-las como oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas. Um foco especial será dado às palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s), onde os alunos deverão aplicar a acentuação gráfica corretamente, conforme as regras específicas. Após essa etapa, cada grupo compartilhará suas descobertas e raciocínios com o restante da classe, facilitando a troca de conhecimentos e esclarecendo dúvidas comuns. Esse processo de ensino-aprendizagem busca não apenas a memorização das regras de acentuação, mas também desenvolver o pensamento crítico, a habilidade de trabalho em equipe e a capacidade de argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal fortalecer o conhecimento dos alunos sobre a identificação correta das sílabas tônicas, garantindo que eles compreendam e apliquem as regras de acentuação das palavras, com especial atenção às palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s). Além disso, busca-se desenvolver habilidades sociais por meio do trabalho em equipe, incentivar o pensamento crítico na análise e classificação de palavras e promover a habilidade de comunicação, através da exposição e discussão de ideias.

  • Identificar a sílaba tônica das palavras.
  • Classificar as palavras quanto à sua tonicidade (oxítona, paroxítona ou proparoxítona).
  • Aplicar corretamente o acento gráfico nas palavras paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).
  • Desenvolver o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Incentivar o pensamento crítico através da análise e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP04: Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s).

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade está alinhado com as diretrizes curriculares, abordando de maneira prática e interativa o estudo da acentuação gráfica na língua portuguesa. Será dada ênfase à habilidade de identificação das sílabas tônicas e à aplicação das regras de acentuação em palavras paroxítonas específicas, enquanto se promove o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas essenciais.

  • Identificação de sílabas tônicas.
  • Classificação de palavras quanto à sua tonicidade.
  • Regras de acentuação gráfica.
  • Trabalho em equipe e habilidades de comunicação.
  • Análise e argumentação.

Metodologia

A atividade será realizada utilizando a metodologia ativa, através da qual os estudantes participarão ativamente do seu próprio processo de aprendizagem. A divisão dos alunos em pequenos grupos fomenta a interação, a colaboração e a construção conjunta do conhecimento. A manipulação dos cartões com palavras e as discussões em grupo e com a classe inteira permitirão aos alunos aplicar de forma prática os conceitos de acentuação gráfica estudados, consolidando o aprendizado de forma mais significativa.

  • Trabalho em grupos pequenos.
  • Identificação e classificação de palavras em cartões.
  • Aplicação prática das regras de acentuação gráfica.
  • Discussões em grupo e compartilhamento de descobertas com a classe.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas, totalizando aproximadamente 2 horas. Na primeira aula, após uma breve introdução sobre o tema e distribuição dos cartões, os alunos trabalharão em grupos realizando a identificação das sílabas tônicas e classificação das palavras. Na segunda aula, os grupos compartilharão suas descobertas e haverá uma discussão dirigida pelo professor para esclarecer dúvidas e reforçar conhecimentos importantes.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e trabalho em grupo.
  • Aula 2: Compartilhamento das descobertas e discussão guiada.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação individual e em grupo, a capacidade de identificar corretamente as sílabas tônicas e de aplicar as regras de acentuação gráfica. Será avaliada, também, a habilidade de comunicação durante o compartilhamento das descobertas e a argumentação utilizada. Feedbacks construtivos serão fornecidos, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos na matéria e nas competências mais amplas de colaboração e comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões ou pequenos pedaços de papel contendo palavras variadas, quadro branco ou negro para o compartilhamento das conclusões dos grupos, marcadores ou giz, e cópias das regras de acentuação para referência. O uso de materiais simples e disponíveis visa facilitar a organização e execução da atividade, enquanto promove um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Cartões ou pedaços de papel com palavras.
  • Quadro branco ou negro e marcadores ou giz.
  • Cópias das regras de acentuação gráfica.
  • Material de apoio para consulta se necessário.

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