Nesta atividade prática com duração de duas horas, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a participar de um desafiador jogo de caça-palavras gigante, com foco na memorização de palavras de uso frequente que possuem grafias irregulares, incluindo palavras com ‘h’ inicial. Esta atividade visa não apenas explorar o conhecimento ortográfico dos estudantes, mas também incrementar sua capacidade de trabalhar em equipe e aplicar de maneira criativa o vocabulário em contextos diversos. Os alunos serão divididos em grupos pequenos e, após uma introdução sobre a importância das palavras selecionadas e suas particularidades, eles serão direcionados ao espaço onde o jogo estará montado. O caça-palavras gigante propõe um ambiente lúdico onde as palavras-chave estarão escondidas entre várias outras letras. Cada grupo, colaborativamente, terá o desafio de encontrar essas palavras. Uma vez encontradas, os alunos deverão, adicionalmente, redigir uma frase que empregue corretamente cada uma das palavras encontradas, consolidando assim sua compreensão e fixação de forma prática e significativa. Este plano de aula incorpora a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo uma experiência de aprendizagem dinâmica e envolvente.
Os objetivos desta atividade incluem a habilidade dos alunos de memorizar e identificar a grafia de palavras com ortografia irregular e palavras que iniciam com ‘h’ em um contexto lúdico e colaborativo. Visa desenvolver nas crianças a capacidade de associar a teoria à prática por meio da composição de frases que empreguem corretamente tais palavras, estimulando assim, sua criatividade e compreensão lexicográfica. Além disso, pretende-se fomentar habilidades sociais como a cooperação e comunicação eficaz entre os participantes durante a realização do jogo em grupo.
O conteúdo programático aborda a ortografia e gramática da língua portuguesa, concentrando-se nas peculiaridades de palavras de uso frequente que apresentam grafias irregulares e aquelas iniciadas com ‘h’, que não representa fonema, visando aprimorar a leitura, escrita e compreensão dos alunos sobre as irregularidades e particularidades da língua.
A Aprendizagem Baseada em Jogos será a metodologia central desta atividade, por meio da qual os alunos participarão de um jogo de caça-palavras no contexto de aprendizagem ativa. Esta abordagem lúdica visa trazer o conteúdo teórico para o ambiente prático de maneira envolvente, incentivando a participação de todos, a cooperação entre pares e a aplicação criativa do conhecimento adquirido.
A atividade terá um total de 2 horas, distribuídas em 2 sessões de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução teórica e a explicação das regras do jogo. A segunda aula será dedicada à realização do jogo de caça-palavras e à atividade de composição de frases.
A avaliação será baseada na participação ativa, cooperação no grupo e na capacidade de encontrar as palavras-chave. Adicionalmente, a criação de frases que empreguem as palavras de maneira correta e criativa será um critério crucial. Será observado o engajamento dos alunos, a habilidade de trabalhar em equipe e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Exemplos de frases bem-estruturadas, que demonstrem a compreensão da palavra dentro de um contexto, receberão destaque durante a avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como fita adesiva para demarcar o caça-palavras no chão da sala de aula ou do pátio, papel de tamanho grande ou cartolina para escrever as letras, marcadores ou giz, quadro para a redação das frases e cópias impressas das regras do jogo e listas de palavras para cada grupo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula