Carta para o Futuro

Desenvolvida por: Karina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita reflexiva e estabelecimento de objetivos pessoais

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se conectar com seus futuros eu, escrevendo cartas para si mesmos que serão abertas no último dia de aula. Será um momento de reflexão sobre suas expectativas para o ano letivo, os aprendizados que esperam adquirir e seus sentimentos em relação ao retorno às aulas. Através dessa atividade, os alunos praticarão a organização textual, dividindo o texto em parágrafos, e o desenvolvimento da argumentação, expressando suas idéias e sentimentos com clareza. Além disso, será promovido um debate guiado sobre a importância de se estabelecer objetivos e enfrentar desafios pessoais, visando incentivar a utilização de uma estrutura textual adequada e registro formal. As cartas serão guardadas com segurança pelo professor e devolvidas aos alunos no fim do ano, proporcionando uma reflexão profunda sobre o crescimento pessoal e acadêmico vivenciado.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo incentivar a autoreflexão nos alunos, bem como a prática de habilidades de escrita como a organização do texto em parágrafos e a capacidade de argumentar de maneira coerente e estruturada. Por meio da escrita de uma carta para si mesmos, os alunos exercitarão a introspecção e o estabelecimento de metas pessoais e acadêmicas, fundamentais para o desenvolvimento do senso de responsabilidade e autoconhecimento. Além disso, o debate sobre objetivos e desafios pretende desenvolver habilidades socioemocionais, como a empatia e a capacidade de expressar-se oralmente de forma respeitosa e construtiva.

  • Praticar a organização do texto em parágrafos.
  • Desenvolver habilidades de argumentação.
  • Refletir sobre expectativas pessoais e acadêmicas para o ano.
  • Estabelecer objetivos e identificar desafios pessoais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP09: Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • EF35LP15: Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba a introspecção pessoal, a arte da escrita de cartas, estrutura textual adequada incluindo divisão em parágrafos, e técnicas de argumentação. Alunos serão introduzidos à importância de refletir sobre o próprio crescimento e de estabelecer metas alcançáveis, além de discutir a relevância de desafios pessoais na formação do caráter e na construção da autoconfiança.

  • Introdução à escrita de cartas pessoais
  • Normas gráficas e divisão de texto em parágrafos
  • Técnicas de argumentação
  • Reflexão sobre objetivos pessoais e acadêmicos

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será empregada para incentivar o aprendizado ativo, onde os alunos participarão ativamente da construção do conhecimento através da prática de escrita das cartas. O debate guiado sobre objetivos e desafios funcionará como uma ferramenta para facilitar a troca de ideias e experiências entre os alunos, promovendo a aplicação prática da argumentação e reflexão crítica. Esta abordagem busca aliar teoria à prática de forma significativa, engajando os alunos em uma atividade de aprendizado profundo e personalizado.

  • Escrita individual da carta
  • Debate guiado em grupo
  • Análise e reflexão sobre as cartas escritas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao tema e iniciarão a escrita das cartas. A segunda sessão será dedicada à conclusão das cartas e ao debate guiado.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da escrita das cartas.
  • Aula 2: Conclusão da escrita das cartas e debate guiado.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, levando em consideração o engajamento do aluno na atividade, a organização do texto em parágrafos, a coerência e coesão na argumentação, e a participação ativa no debate. Será dado feedback construtivo individualmente, focando no crescimento e progresso do aluno. O aspecto reflexivo da carta será mais valorizado do que a correção gramatical estrita, buscando incentivar a expressão autêntica dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados materiais simples e acessíveis, como papéis ofício, canetas e lápis. O professor pode optar por utilizar um data show para apresentações iniciais e para orientar o debate. Também serão utilizados recursos digitais como vídeos e artigos para inspirar os alunos e enriquecer as discussões.

  • Papéis ofício
  • Canetas e lápis
  • Data show (opcional)
  • Recursos digitais para inspiração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo