Criando Nossa História no Dia do Livro

Desenvolvida por: Andres… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Dia do Livro

Esta atividade pedagógica convida os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a se engajarem na criação coletiva de uma história inspirada no Dia do Livro. O processo inicia com o professor introduzindo a narrativa através de uma frase ou parágrafo, estabelecendo o cenário inicial para a história. Em seguida, cada aluno contribuirá com seu próprio segmento de texto, aderindo à continuidade e ao tema propostos. Essa metodologia ativa promove a criatividade, colaboração e responsabilidade individual na construção de um projeto coletivo. Após a composição da história, a turma realizará um processo de revisão em conjunto, focando em aspectos de ortografia, pontuação e regras básicas de concordância. O professor atuará como facilitador nesta etapa, guiando os alunos na aplicação prática dos conhecimentos linguísticos e gramaticais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver as habilidades de escrita, leitura e revisão textual dos alunos, promovendo a compreensão e aplicação prática de conhecimentos linguísticos e gramaticais. Além disso, busca incentivar a cooperação entre os alunos e o aprimoramento de suas competências comunicativas. Ao participar na criação coletiva de uma história, os estudantes exercitam sua criatividade, capacidade de sequenciar ideias de forma lógica e clara, e a habilidade de revisar textos, melhorando sua qualidade geral.

  • Desenvolver habilidades de escrita e leitura.
  • Aplicar conhecimentos linguísticos e gramaticais em contexto prático.
  • Promover a cooperação e o trabalho colaborativo.
  • Refinar a capacidade de revisão e aprimoramento textual.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático engloba aspectos fundamentais da produção textual tais como a estruturação de narrativas, aplicação de regras de ortografia, concordância nominal e verbal, além do uso adequado de pontuação. Tais conteúdos serão explorados de maneira prática por meio da escrita colaborativa e da posterior revisão do texto criado, permitindo aos estudantes identificar e corrigir possíveis erros, assim como aprimorar a coesão e coerência textual.

  • Estruturação de narrativas
  • Regras de ortografia
  • Concordância nominal e verbal
  • Uso adequado de pontuação

Metodologia

A atividade será guiada pela metodologia ativa, com o professor atuando como facilitador. Inicialmente, o professor introduzirá o tema e a base da história. Em seguida, os alunos contribuirão com suas próprias ideias, respeitando a sequência e continuidade. A revisão será feita de forma coletiva, enfatizando a aprendizagem colaborativa. Esta abordagem promove a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e a criatividade.

  • Introdução do tema e início da história pelo professor
  • Contribuições individuais dos alunos para a continuidade da história
  • Revisão coletiva focando em ortografia, concordância e pontuação
  • Finalização e ilustração da história

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, o professor introduzirá o tema e começará a história, passando a palavra para os alunos. Na segunda aula, a turma se dedicará à revisão e finalização da história, aplicando os conhecimentos discutidos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da escrita colaborativa.
  • Aula 2: Revisão coletiva e finalização da história.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação individual na construção da história, na capacidade de colaborar com os colegas para o desenvolvimento coletivo e na qualidade da contribuição individual em termos de sequência lógica, uso correto da linguagem, ortografia e pontuação. A revisão coletiva também será considerada, avaliando a capacidade do aluno de contribuir para o aprimoramento da história, identificando e corrigindo erros em um contexto colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a papéis, lápis e borrachas para a escrita manual das contribuições. Também será utilizado um quadro branco ou cartolina para anotações coletivas durante a revisão. Caso disponível, pode-se usar um computador com processador de texto para a edição final da história.

  • Papel e material de escrita (lápis, borrachas)
  • Quadro branco ou cartolina
  • Computador com processador de texto (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo