Esta atividade pedagógica convida os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a se engajarem na criação coletiva de uma história inspirada no Dia do Livro. O processo inicia com o professor introduzindo a narrativa através de uma frase ou parágrafo, estabelecendo o cenário inicial para a história. Em seguida, cada aluno contribuirá com seu próprio segmento de texto, aderindo à continuidade e ao tema propostos. Essa metodologia ativa promove a criatividade, colaboração e responsabilidade individual na construção de um projeto coletivo. Após a composição da história, a turma realizará um processo de revisão em conjunto, focando em aspectos de ortografia, pontuação e regras básicas de concordância. O professor atuará como facilitador nesta etapa, guiando os alunos na aplicação prática dos conhecimentos linguísticos e gramaticais.
O objetivo desta atividade é desenvolver as habilidades de escrita, leitura e revisão textual dos alunos, promovendo a compreensão e aplicação prática de conhecimentos linguísticos e gramaticais. Além disso, busca incentivar a cooperação entre os alunos e o aprimoramento de suas competências comunicativas. Ao participar na criação coletiva de uma história, os estudantes exercitam sua criatividade, capacidade de sequenciar ideias de forma lógica e clara, e a habilidade de revisar textos, melhorando sua qualidade geral.
O conteúdo programático engloba aspectos fundamentais da produção textual tais como a estruturação de narrativas, aplicação de regras de ortografia, concordância nominal e verbal, além do uso adequado de pontuação. Tais conteúdos serão explorados de maneira prática por meio da escrita colaborativa e da posterior revisão do texto criado, permitindo aos estudantes identificar e corrigir possíveis erros, assim como aprimorar a coesão e coerência textual.
A atividade será guiada pela metodologia ativa, com o professor atuando como facilitador. Inicialmente, o professor introduzirá o tema e a base da história. Em seguida, os alunos contribuirão com suas próprias ideias, respeitando a sequência e continuidade. A revisão será feita de forma coletiva, enfatizando a aprendizagem colaborativa. Esta abordagem promove a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e a criatividade.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, o professor introduzirá o tema e começará a história, passando a palavra para os alunos. Na segunda aula, a turma se dedicará à revisão e finalização da história, aplicando os conhecimentos discutidos.
A avaliação será baseada na participação individual na construção da história, na capacidade de colaborar com os colegas para o desenvolvimento coletivo e na qualidade da contribuição individual em termos de sequência lógica, uso correto da linguagem, ortografia e pontuação. A revisão coletiva também será considerada, avaliando a capacidade do aluno de contribuir para o aprimoramento da história, identificando e corrigindo erros em um contexto colaborativo.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a papéis, lápis e borrachas para a escrita manual das contribuições. Também será utilizado um quadro branco ou cartolina para anotações coletivas durante a revisão. Caso disponível, pode-se usar um computador com processador de texto para a edição final da história.
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