Nesta atividade prática, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a criar um Diário de Bordo Pessoal, um espaço para registrar reflexões, histórias, pensamentos e experiências significativas de suas vidas. Semanalmente, serão propostos temas ligados à identidade, tais como familiares, amigos, hobbies e sonhos, inspirando os estudantes a desenvolverem histórias orais baseadas nos temas sugeridos, para posteriormente compartilhar com a turma. Para enriquecer seus diários, os alunos serão encorajados a realizar pesquisas sobre seus antepassados, culturas locais, lugares significativos em suas vidas e tradições familiares, melhorando suas capacidades de pesquisa, organização e expressão oral e escrita. O objetivo deste projeto é promover um ambiente de aprendizado ativo, onde os estudantes possam explorar a própria história e identidade, fortalecendo a autoestima e a consciência sobre a diversidade das histórias individuais dentro da comunidade escolar. A abordagem metodológica será baseada em técnicas de metodologia ativa, facilitando a participação ativa e o protagonismo dos alunos em seu processo educativo.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o fortalecimento da autoestima dos alunos, o aprimoramento das habilidades de pesquisa e organização, bem como o desenvolvimento de competências ligadas à expressão oral e escrita. Pretende-se que os alunos reconheçam e valorizem a própria história e identidade, além de desenvolverem habilidades de escuta ativa e respeito pelas histórias de vida dos colegas, dentro de um ambiente propício ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes.
Os conteúdos programáticos desta atividade abrangem o estudo e prática da linguagem oral e escrita, pesquisa histórica e cultural, elaboração de textos reflexivos e narrativos, e a discussão sobre identidade, diversidade e inclusão. Esses conteúdos serão explorados de forma integrada, fomentando o desenvolvimento holístico dos estudantes em múltiplas dimensões cognitivas, sociais e emocionais.
A metodologia ativa será a base desta atividade, promovendo o protagonismo dos alunos em seu processo de aprendizagem. Incentivaremos a pesquisa individual e em grupo, a reflexão pessoal e o compartilhamento em sala de aula, utilizando técnicas como storytelling, brainstorms e rodas de conversa. Essas estratégias visam potencializar a criatividade, a autonomia e a colaboração entre os estudantes.
A atividade será desenvolvida em uma aula de 210 minutos, iniciando com uma introdução ao projeto e aos temas da semana. Seguiremos com brainstorming em grupos, pesquisa individual, momento de escrita no diário e, finalmente, compartilhamento das histórias com a turma.
Os alunos serão avaliados por meio de critérios como criatividade, profundidade de pesquisa, expressão clara de ideias tanto na escrita quanto oral, e a capacidade de ouvir e respeitar as histórias dos colegas. Os diários de bordo servirão como registro contínuo do desenvolvimento de cada estudante e como instrumento de autoavaliação, complementado por feedbacks construtivos do professor.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como cadernos ou fichários para o diário de bordo, acesso à internet e livros para pesquisa, além de recursos como lápis, canetas e marcadores coloridos. A biblioteca da escola e os laboratórios de informática serão recursos valiosos para a pesquisa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula