Diário de Viagem Imaginário para Brasília

Desenvolvida por: Leonar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e criatividade

Neste plano de aula, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental são incentivados a usar sua imaginação para criar um diário de viagem imaginário para Brasília, capital do Brasil. Este projeto visa estimular as habilidades de escrita, pesquisa, imaginação e expressão artística dos alunos. Antes de iniciar a criação do diário, o professor introduzirá os alunos a informações relevantes sobre Brasília, usando recursos como apresentações multimídia, mapas e folhetos. Os alunos aprenderão sobre os principais pontos turísticos, eventos culturais e alguns fatos históricos de Brasília. Após este momento introdutório, cada aluno será responsável por escrever e ilustrar um diário como se tivesse passado um fim de semana explorando a cidade. Eles são encorajados a descrever suas 'visitas' a locais como o Congresso Nacional, a Praça dos Três Poderes, o Parque da Cidade, além de imaginar interações com a cultura local, como comidas típicas e eventos. Esta atividade não apenas aperfeiçoa as habilidades linguísticas,mas também promove a apreciação cultural. Ao final, os alunos compartilharão algumas de suas histórias com a classe, enriquecendo a experiência educacional através da troca de conhecimentos e incentivando o aprimoramento da escrita criativa em um ambiente colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover a habilidade de escrita criativa dos alunos, incentivando a imaginação e a pesquisa sobre a cultura e a história de Brasília. Através da criação de um diário de viagem imaginário, os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes formas de expressão, integrando texto e ilustrações, ao relatar experiências inventadas. Este projeto também visa melhorar as habilidades de leitura e interpretação, à medida que os alunos pesquisam sobre Brasília. Além disso, a atividade facilita a prática da revisão e edição de texto, habilidades essenciais para o processo de aprendizado da língua portuguesa. Outro objetivo é fomentar a interação e a colaboração entre os alunos, promovendo o compartilhamento de histórias e a valorização das diversas criações, contribuindo para o desenvolvimento social e a apreciação cultural.

  • Estimular a escrita criativa e a imaginação.
  • Promover a pesquisa e o conhecimento sobre Brasília.
  • Integrar texto e ilustração na produção textual.
  • Praticar a revisão e edição textual.
  • Encorajar a colaboração e compartilhamento entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP05: Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • EF15LP06: Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
  • EF15LP07: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade engloba a introdução à cidade de Brasília, enfatizando seus aspectos culturais, históricos e turísticos. Além disso, será abordada a estrutura e características de um diário de viagem, orientações sobre escrita criativa, técnicas de pesquisa, e fundamentos de ilustração para enriquecer o diário. Com isso, espera-se que os alunos adquiram uma compreensão abrangente sobre como integrar diversas fontes de informação em um projeto pessoal e criativo.

  • Introdução aos principais pontos turísticos e culturais de Brasília.
  • Estrutura e características de um diário de viagem.
  • Fundamentos de escrita criativa e ilustração.
  • Técnicas de pesquisa e coleta de informações.
  • Revisão e edição de textos.

Metodologia

Para esta atividade, será adotada a metodologia ativa, promovendo o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem. Inicialmente, haverá uma exposição dialogada sobre Brasília, usando recursos multimídia. Os alunos serão então guiados no planejamento de seus diários, com foco em estruturação textual e ilustrativa. Durante a elaboração, o professor atuará como facilitador, encorajando a pesquisa e a criatividade. O processo de revisão e compartilhamento dos diários com a turma estimulará a interação e o feedback, importantes para o desenvolvimento das habilidades propostas.

  • Exposição dialogada sobre Brasília.
  • Planejamento individual dos diários de viagem.
  • Produção textual e ilustrativa dos diários.
  • Revisão colaborativa dos textos.
  • Compartilhamento e discussão dos diários na classe.

Aulas e Sequências Didáticas

Com uma carga horária total de 6 horas, a atividade será dividida em 7 aulas de 50 minutos. Cada fase do projeto foi pensada para estimular a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento gradual das habilidades propostas.

  • Aula 1: Introdução a Brasília e discussão inicial.
  • Aula 2: Planejamento dos diários de viagem.
  • Aula 3 e 4: Produção do texto e das ilustrações do diário.
  • Aula 5 e 6: Revisão e edição dos diários com auxílio do professor e colegas.
  • Aula 7: Apresentação dos diários e compartilhamento das experiências.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, focando no envolvimento dos alunos com a atividade e na qualidade do trabalho produzido. Aspectos como criatividade, esforço de pesquisa, clareza na escrita, coesão do texto, qualidade das ilustrações e participação nas discussões serão considerados. O professor deve fornecer feedback construtivo ao longo do processo, ajudando os alunos a melhorarem suas habilidades de escrita e expressão criativa. Poderá ser adotado um sistema de autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre seu próprio progresso e aprendizado. Exemplos específicos de trabalhos que atendam aos critérios deverão ser compartilhados, mantendo o anonimato, como forma de inspiração e aprendizado entre os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas, materiais impressos sobre Brasília (livros, folhetos, mapas), materiais para desenho (papel, lápis, canetas coloridas, giz de cera), além de computador e projetor para apresentações. Esses recursos visam apoiar a pesquisa dos alunos, estimular a criatividade e facilitar a apresentação dos conteúdos pelo professor, proporcionando uma experiência de aprendizagem rica e diversificada.

  • Computador e projetor para apresentações.
  • Acesso à internet para pesquisas.
  • Materiais impressos sobre Brasília.
  • Materiais para desenho e ilustração.
  • Espaço adequado para apresentações e discussões em grupo.

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