Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a criar seu próprio jornal. Eles utilizarão artigos de revistas e jornais que trazem histórias locais e globais, considerando diferentes perspectivas raciais. Em grupos, os alunos escolherão temas de interesse, discutirão a função social do texto jornalístico e produzirão textos informativos, usando imagens e recursos gráficos. A atividade culmina com a apresentação oral do jornal para a turma, promovendo debates sobre as questões tratadas. Essa proposta visa desenvolver a compreensão da função social do jornalismo, habilidades de trabalho em grupo, capacidade de comunicação verbal e escrita, além de promover a consciência sobre a diversidade cultural e as diferentes perspectivas dentro da sociedade.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover a compreensão dos alunos sobre a função social dos textos jornalísticos e sua aplicação na vida real. Além disso, busca-se desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar em equipe na escolha de temas e produção de conteúdos. A atividade pretende também aprimorar habilidades de leitura, escrita e oratória dos estudantes, além de estimular a reflexão sobre a diversidade cultural.
O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração de temas jornalísticos em diversas perspectivas, focando na diversidade cultural e racial. Os alunos analisarão textos de diferentes fontes, discutindo e identificando seus elementos estruturais e a função social do jornalismo. Além disso, aprenderão a utilizar recursos gráficos e imagens para a elaboração de materiais impressos.
A metodologia aplicada nesta atividade será centrada no aprendizado cooperativo e prático. Os alunos irão trabalhar em grupos para pesquisar, discutir e elaborar seus jornais. Este processo colaborativo favorecerá trocas entre os alunos, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais ao diálogo intercultural e à produção textual.
A atividade será distribuída ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito e à função social dos jornais. Na segunda aula, dedicarão tempo à pesquisa, seleção de temas e ao esboço dos conteúdos. Na terceira e última aula, os grupos finalizarão a produção do jornal e realizarão apresentações orais.
A avaliação será contínua e formativa, considerando tanto o processo quanto o produto final do jornal. Serão observados a participação dos alunos no grupo, a capacidade de trabalhar colaborativamente, a criatividade e a coerência na produção dos textos, além da qualidade da apresentação oral. Exemplos de aspectos avaliativos incluem: clareza na exposição de ideias, uso apropriado de imagens e recursos gráficos, respeito aos prazos e à capacidade analítica ao tratar dos temas. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos ao longo da atividade.
Para a realização da atividade, serão necessários recursos variados, que incluem materiais impressos, tecnológicos e de pesquisa. Esses recursos têm o objetivo de apoiar o processo de produção e apresentação dos jornais, permitindo uma gama variada de abordagens e criatividade por parte dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula