Jornal Mão-na-massa: Explorando o Mundo das Notícias

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Jornal e Exploração de Perspectivas raciais

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a criar seu próprio jornal. Eles utilizarão artigos de revistas e jornais que trazem histórias locais e globais, considerando diferentes perspectivas raciais. Em grupos, os alunos escolherão temas de interesse, discutirão a função social do texto jornalístico e produzirão textos informativos, usando imagens e recursos gráficos. A atividade culmina com a apresentação oral do jornal para a turma, promovendo debates sobre as questões tratadas. Essa proposta visa desenvolver a compreensão da função social do jornalismo, habilidades de trabalho em grupo, capacidade de comunicação verbal e escrita, além de promover a consciência sobre a diversidade cultural e as diferentes perspectivas dentro da sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam promover a compreensão dos alunos sobre a função social dos textos jornalísticos e sua aplicação na vida real. Além disso, busca-se desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar em equipe na escolha de temas e produção de conteúdos. A atividade pretende também aprimorar habilidades de leitura, escrita e oratória dos estudantes, além de estimular a reflexão sobre a diversidade cultural.

  • Compreender a função social dos textos jornalísticos.
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Trabalhar em equipe para produzir conteúdo.
  • Promover debates sobre diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração de temas jornalísticos em diversas perspectivas, focando na diversidade cultural e racial. Os alunos analisarão textos de diferentes fontes, discutindo e identificando seus elementos estruturais e a função social do jornalismo. Além disso, aprenderão a utilizar recursos gráficos e imagens para a elaboração de materiais impressos.

  • Exploração de temas jornalísticos.
  • Análise de textos de diferentes fontes.
  • Elaboração de materiais com recursos gráficos.
  • Discussão sobre a diversidade cultural.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade será centrada no aprendizado cooperativo e prático. Os alunos irão trabalhar em grupos para pesquisar, discutir e elaborar seus jornais. Este processo colaborativo favorecerá trocas entre os alunos, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais ao diálogo intercultural e à produção textual.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e elaboração.
  • Uso de artigos de revistas e jornais.
  • Utilização de recursos gráficos e imagens.
  • Apresentação oral e discussão em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída ao longo de três aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito e à função social dos jornais. Na segunda aula, dedicarão tempo à pesquisa, seleção de temas e ao esboço dos conteúdos. Na terceira e última aula, os grupos finalizarão a produção do jornal e realizarão apresentações orais.

  • Aula 1: Introdução e discussão sobre a função social dos jornais.
  • Aula 2: Pesquisa, seleção de temas e esboço do jornal.
  • Aula 3: Finalização da produção e apresentação oral.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando tanto o processo quanto o produto final do jornal. Serão observados a participação dos alunos no grupo, a capacidade de trabalhar colaborativamente, a criatividade e a coerência na produção dos textos, além da qualidade da apresentação oral. Exemplos de aspectos avaliativos incluem: clareza na exposição de ideias, uso apropriado de imagens e recursos gráficos, respeito aos prazos e à capacidade analítica ao tratar dos temas. Feedbacks individuais e coletivos serão fornecidos ao longo da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos variados, que incluem materiais impressos, tecnológicos e de pesquisa. Esses recursos têm o objetivo de apoiar o processo de produção e apresentação dos jornais, permitindo uma gama variada de abordagens e criatividade por parte dos alunos.

  • Artigos de jornal e revista.
  • Papéis, canetas, lápis coloridos.
  • Acesso a computadores ou tablets para pesquisa.
  • Projetor ou quadro branco para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo