Minha História, Nosso Mural

Desenvolvida por: Elisan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Autobiografia e Biografia

A atividade 'Minha História, Nosso Mural' é uma proposta pedagógica que permite aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental trazerem para a sala de aula objetos, fotos ou qualquer item significativo que relate parte de sua história ou de alguém em sua família. Após uma apresentação inicial dos itens e das histórias associadas, cada aluno terá a oportunidade de elaborar textos, podendo ser autobiográficos ou biográficos, a partir das narrativas compartilhadas. Esta atividade não apenas favorece o desenvolvimento de habilidades de escrita autônoma e compartilhada, mas também promove um rico intercâmbio cultural e de valores dentro do espaço escolar. Os trabalhos finais serão expostos em um mural coletivo, valorizando a diversidade e as histórias de vida de cada participante. Ao trazer a bagagem cultural e histórica pessoal para o ambiente escolar, esta atividade busca fomentar o respeito mútuo, a empatia e a compreensão das múltiplas realidades que compõem o tecido social da turma.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto pedagógico visa estimular não somente as habilidades de escrita autônoma e criativa dos alunos, mas também objetiva fortalecer a compreensão sobre as diversas composições familiares e históricas presentes na turma. Através da escrita e leitura de autobiografias e biografias, os estudantes poderão refletir sobre a importância de cada história de vida, reconhecendo a riqueza nas diferenças e a valorização do legado cultural e emocional trazido por cada um. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam capacidades de ouvir atentamente, respeitando as falas de cada colega, e de se expressar com clareza e propriedade sobre suas próprias histórias ou as histórias daqueles que escolheram retratar.

  • Desenvolver habilidades de escrita autônoma e compartilhada
  • Promover o respeito e a valorização das histórias de vida
  • Estimular a capacidade de expressão individual e coletiva
  • Fomentar a empatia e a compreensão das diferenças
  • Aprimorar as habilidades de leitura e interpretação de textos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP03 - Produzir textos autobiográficos, como diários, memórias literárias, relatos de experiências vividas, dentre outros, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF04LP06 - Empregar corretamente tempos verbais em textos narrativos, adequando-os às intenções de comunicação.
  • EF04LP04 - Planejar e produzir textos narrativos, a partir de comando simples, considerando a situação comunicativa e o tema.
  • EF15AR04 - Valorizar e utilizar os conhecimentos da comunidade/cultura local no processo de criação artística.
  • EF04LP19 - Praticar a escuta atenta e respeitosa em diversas situações comunicacionais.

Conteúdo Programático

A metodologia aplicada nesta atividade abrange desde a construção da narrativa pessoal até a concretização da mesma em um produto textual. Este processo envolve a exploração de diferentes gêneros textuais – autobiografia e biografia – permitindo ao aluno não apenas contar sua história mas também a de outras pessoas significativas. Além disso, a atividade prevê a discussão sobre os aspectos estruturais e estilísticos desses gêneros, com especial atenção aos elementos da narrativa, como personagem, tempo, espaço e enredo, instrumentos essenciais para a construção de textos ricos e coesos.

  • Estrutura e características da autobiografia e biografia
  • Elementos da narrativa (personagem, tempo, espaço, enredo)
  • Importância do respeito pelas histórias de vida
  • Desenvolvimento da escuta atenta e do respeito mútuo
  • Adequação e uso de tempos verbais em narrativas

Metodologia

A abordagem metodológica desta atividade é eminentemente prática e participativa, seguindo os preceitos da metodologia ativa e mão-na-massa. Os alunos serão incentivados a trazer para a sala de aula objetos e memórias que contam suas histórias ou de seus familiares, criando um ambiente rico em narrativas e experiências. Através de um processo de escuta ativa e compartilhamento, cada estudante fará sua própria seleção de matéria-prima para a construção do texto, seguindo etapas de planejamento, produção textual e revisão colaborativa, culminando na confecção de um mural coletivo que irá expor as diversas histórias.

  • Apresentação e compartilhamento das memórias trazidas pelos alunos
  • Planejamento e escrita de textos autobiográficos ou biográficos
  • Revisão colaborativa dos textos
  • Montagem do mural coletivo com os trabalhos produzidos
  • Roda de conversa sobre o processo de criação e as histórias compartilhadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação dos objetos e histórias pelos alunos, seguida pelo início do planejamento e escrita dos textos. A segunda aula será dedicada à finalização dos textos, revisão colaborativa e preparação/montagem do mural.

  • Aula 1: Apresentação e início da escrita dos textos
  • Aula 2: Finalização, revisão e montagem do mural

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, considerando a participação ativa do aluno em todas as etapas da atividade, desde o compartilhamento das histórias até a escrita e colaboração nos textos. Serão observados critérios como criatividade, coesão e coerência nos textos produzidos, respeito e colaboração durante as apresentações e a participação na montagem do mural. Será dada especial atenção à capacidade de reflexão e expressão pessoal, bem como à habilidade de trabalhar em coletividade e respeitar as histórias alheias.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como papel, canetas, fita adesiva ou cola para a montagem do mural. Além disso, poderão ser utilizados recursos digitais como câmera fotográfica ou smartphones para registrar os objetos e histórias, caso desejado. Uma lousa ou quadro será útil para as etapas de planejamento e discussão coletiva, além de materiais de arte para a decoração do mural, proporcionando um ambiente visualmente estimulante e acolhedor.

  • Papel e canetas para escrita
  • Fita adesiva ou cola
  • Câmera fotográfica ou smartphones (opcional)
  • Lousa ou quadro
  • Materiais de arte para decoração do mural

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo