A atividade 'Minha História, Nosso Mural' é uma proposta pedagógica que permite aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental trazerem para a sala de aula objetos, fotos ou qualquer item significativo que relate parte de sua história ou de alguém em sua família. Após uma apresentação inicial dos itens e das histórias associadas, cada aluno terá a oportunidade de elaborar textos, podendo ser autobiográficos ou biográficos, a partir das narrativas compartilhadas. Esta atividade não apenas favorece o desenvolvimento de habilidades de escrita autônoma e compartilhada, mas também promove um rico intercâmbio cultural e de valores dentro do espaço escolar. Os trabalhos finais serão expostos em um mural coletivo, valorizando a diversidade e as histórias de vida de cada participante. Ao trazer a bagagem cultural e histórica pessoal para o ambiente escolar, esta atividade busca fomentar o respeito mútuo, a empatia e a compreensão das múltiplas realidades que compõem o tecido social da turma.
Este projeto pedagógico visa estimular não somente as habilidades de escrita autônoma e criativa dos alunos, mas também objetiva fortalecer a compreensão sobre as diversas composições familiares e históricas presentes na turma. Através da escrita e leitura de autobiografias e biografias, os estudantes poderão refletir sobre a importância de cada história de vida, reconhecendo a riqueza nas diferenças e a valorização do legado cultural e emocional trazido por cada um. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam capacidades de ouvir atentamente, respeitando as falas de cada colega, e de se expressar com clareza e propriedade sobre suas próprias histórias ou as histórias daqueles que escolheram retratar.
A metodologia aplicada nesta atividade abrange desde a construção da narrativa pessoal até a concretização da mesma em um produto textual. Este processo envolve a exploração de diferentes gêneros textuais – autobiografia e biografia – permitindo ao aluno não apenas contar sua história mas também a de outras pessoas significativas. Além disso, a atividade prevê a discussão sobre os aspectos estruturais e estilísticos desses gêneros, com especial atenção aos elementos da narrativa, como personagem, tempo, espaço e enredo, instrumentos essenciais para a construção de textos ricos e coesos.
A abordagem metodológica desta atividade é eminentemente prática e participativa, seguindo os preceitos da metodologia ativa e mão-na-massa. Os alunos serão incentivados a trazer para a sala de aula objetos e memórias que contam suas histórias ou de seus familiares, criando um ambiente rico em narrativas e experiências. Através de um processo de escuta ativa e compartilhamento, cada estudante fará sua própria seleção de matéria-prima para a construção do texto, seguindo etapas de planejamento, produção textual e revisão colaborativa, culminando na confecção de um mural coletivo que irá expor as diversas histórias.
A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação dos objetos e histórias pelos alunos, seguida pelo início do planejamento e escrita dos textos. A segunda aula será dedicada à finalização dos textos, revisão colaborativa e preparação/montagem do mural.
A avaliação será processual e formativa, considerando a participação ativa do aluno em todas as etapas da atividade, desde o compartilhamento das histórias até a escrita e colaboração nos textos. Serão observados critérios como criatividade, coesão e coerência nos textos produzidos, respeito e colaboração durante as apresentações e a participação na montagem do mural. Será dada especial atenção à capacidade de reflexão e expressão pessoal, bem como à habilidade de trabalhar em coletividade e respeitar as histórias alheias.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples como papel, canetas, fita adesiva ou cola para a montagem do mural. Além disso, poderão ser utilizados recursos digitais como câmera fotográfica ou smartphones para registrar os objetos e histórias, caso desejado. Uma lousa ou quadro será útil para as etapas de planejamento e discussão coletiva, além de materiais de arte para a decoração do mural, proporcionando um ambiente visualmente estimulante e acolhedor.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula