Projeto: Revista da Escola

Desenvolvida por: Ronald… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Língua Portuguesa]
Temática: [Criação e Produção de Revista Escolar]

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para a criação de uma revista escolar. O objetivo é desenvolver múltiplas competências através da produção de textos e elementos gráfico-visuais, abordando temas do cotidiano, como entrevistas com funcionários, relatos de passeios escolares e eventos. Os estudantes serão guiados para compreender as funções sociais dos textos, reconhecer como os recursos visuais contribuem para a compreensão e interagir com a comunidade escolar ao apresentar a revista finalizada.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade enfocam o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e análise crítica. A atividade busca capacitar os alunos a identificar e compreender as funções sociais dos textos. Além disso, enfatiza a importância de localizar informações explícitas e entender como os recursos gráfico-visuais influenciam na interpretação e compreensão das informações apresentadas. Dessa forma, os alunos ampliam suas habilidades de comunicação e interpretação textual.

  • Desenvolver habilidades de escrita e composição de textos.
  • Compreender e aplicar as funções sociais dos textos.
  • Identificar e analisar o uso de elementos gráfico-visuais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui tópicos que abordam a estruturação e organização dos textos, bem como a utilização de recursos visuais para complementação da comunicação textual. Através da prática, será possível compreender a importância das diversas formas de linguagem e a aplicação de elementos visuais como meio de reforçar ideias e informações essenciais em uma publicação impressa.

  • Estrutura de textos jornalísticos.
  • Técnicas de entrevista.
  • Uso de imagens e recursos gráficos.

Metodologia

A metodologia proposta para a atividade é centrada na aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão organizados em grupos, promovendo a distribuição de responsabilidades e o trabalho em equipe, o que fomentará o senso de cooperação e respeito às ideias dos colegas. Serão utilizados exemplos práticos e estudos de caso para instigar a criatividade e a reflexão crítica sobre os textos e seus elementos visuais. As sessões serão interativas e adaptativas, com acompanhamento contínuo e feedback dos educadores.

  • Formação de grupos de trabalho.
  • Atividades práticas de escrita e edição.
  • Feedback e revisão colaborativa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é desenhado para se desenvolver ao longo de 20 horas, em sessões de 70 minutos. Cada aula é planejada para abordar diferentes aspectos da criação da revista, desde a introdução aos conceitos básicos até a apresentação final. O cronograma é flexível, permitindo ajustes conforme o progresso e as necessidades dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e definição dos temas.
  • Aula 3: Estruturação das seções da revista.
  • Aula 4: Desenvolvimento das entrevistas.
  • Aula 5: Escrita e revisão dos textos.
  • Aula 6: Seleção e uso de recursos visuais.
  • Aula 7: Diagramação e design da revista.
  • Aula 8: Revisão e ajustes finais.
  • Aula 9: Preparação para apresentação.
  • Aula 10: Apresentação final e discussão.

Avaliação

A avaliação da atividade será contínua e formativa, com foco na participação, esforço e evolução dos alunos ao longo do projeto. Critérios incluirão a qualidade dos textos produzidos, a criatividade na utilização de elementos visuais e a capacidade de trabalho em equipe. Exemplos de avaliação incluem a análise de uma entrevista conduzida pelos alunos, destacando a adequação das perguntas e a clareza na apresentação das respostas, e a revisão de uma seção da revista com feedback coletivo e sugestões de melhorias.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados incluem materiais digitais e impressos que auxiliem na produção textual e gráfica. Ferramentas tecnológicas serão empregadas para a edição de textos e imagens, enquanto materiais tradicionais, como papel e lápis, são utilizados nas etapas iniciais e para esboços preliminares. A diversidade de recursos permite que os alunos explorem diferentes formas de expressão e comunicação.

  • Computadores e softwares de edição de texto e imagem.
  • Impressoras e papel para a versão final da revista.
  • Livros e revistas para pesquisa e inspiração.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo