Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para a criação de uma revista escolar. O objetivo é desenvolver múltiplas competências através da produção de textos e elementos gráfico-visuais, abordando temas do cotidiano, como entrevistas com funcionários, relatos de passeios escolares e eventos. Os estudantes serão guiados para compreender as funções sociais dos textos, reconhecer como os recursos visuais contribuem para a compreensão e interagir com a comunidade escolar ao apresentar a revista finalizada.
Os objetivos de aprendizagem da atividade enfocam o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita e análise crítica. A atividade busca capacitar os alunos a identificar e compreender as funções sociais dos textos. Além disso, enfatiza a importância de localizar informações explícitas e entender como os recursos gráfico-visuais influenciam na interpretação e compreensão das informações apresentadas. Dessa forma, os alunos ampliam suas habilidades de comunicação e interpretação textual.
O conteúdo programático da atividade inclui tópicos que abordam a estruturação e organização dos textos, bem como a utilização de recursos visuais para complementação da comunicação textual. Através da prática, será possível compreender a importância das diversas formas de linguagem e a aplicação de elementos visuais como meio de reforçar ideias e informações essenciais em uma publicação impressa.
A metodologia proposta para a atividade é centrada na aprendizagem ativa e colaborativa. Os alunos serão organizados em grupos, promovendo a distribuição de responsabilidades e o trabalho em equipe, o que fomentará o senso de cooperação e respeito às ideias dos colegas. Serão utilizados exemplos práticos e estudos de caso para instigar a criatividade e a reflexão crítica sobre os textos e seus elementos visuais. As sessões serão interativas e adaptativas, com acompanhamento contínuo e feedback dos educadores.
O cronograma da atividade é desenhado para se desenvolver ao longo de 20 horas, em sessões de 70 minutos. Cada aula é planejada para abordar diferentes aspectos da criação da revista, desde a introdução aos conceitos básicos até a apresentação final. O cronograma é flexível, permitindo ajustes conforme o progresso e as necessidades dos alunos.
A avaliação da atividade será contínua e formativa, com foco na participação, esforço e evolução dos alunos ao longo do projeto. Critérios incluirão a qualidade dos textos produzidos, a criatividade na utilização de elementos visuais e a capacidade de trabalho em equipe. Exemplos de avaliação incluem a análise de uma entrevista conduzida pelos alunos, destacando a adequação das perguntas e a clareza na apresentação das respostas, e a revisão de uma seção da revista com feedback coletivo e sugestões de melhorias.
Os recursos utilizados incluem materiais digitais e impressos que auxiliem na produção textual e gráfica. Ferramentas tecnológicas serão empregadas para a edição de textos e imagens, enquanto materiais tradicionais, como papel e lápis, são utilizados nas etapas iniciais e para esboços preliminares. A diversidade de recursos permite que os alunos explorem diferentes formas de expressão e comunicação.
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