A atividade 'Teatro de Fantoches de Contos' objetiva promover uma imersão cultural e educativa no universo literário infantil. Antes da aula, os alunos deverão ler contos infantis selecionados pelo professor, o que possibilitará um primeiro contato com o texto e suas estruturas narrativas. Posteriormente, em sala, eles serão divididos em pequenos grupos, nos quais terão a tarefa de criar fantoches e cenários que representem o conto lido. A atividade não somente enfatiza a importância da leitura e interpretação de texto, mas também desenvolve habilidades artísticas, de trabalho em equipe e de oratória, através da construção dos fantoches e cenários, além da posterior apresentação do teatro de fantoches para a turma. Tal apresentação permitirá aos alunos explorar sua criatividade, enquanto compreendem e expressam a história de forma lúdica e colaborativa. O uso da metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' amplifica a eficácia deste processo pedagógico, estimulando os alunos a se tornarem protagonistas do seu aprendizado.
Esta atividade visa desenvolver competências de leitura, compreensão textual e expressão oral nos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio da criação e apresentação de teatro de fantoches baseados em contos infantis lidos previamente, espera-se fomentar o gosto pela leitura, aprimoramento da oratória e habilidades artísticas. A dinâmica grupal encoraja a colaboração e o respeito pelas ideias alheias, além de estimular o pensamento crítico sobre a construção narrativa e seus elementos constitutivos. A metodologia ativa empregada propicia um ambiente onde o aluno é incentivado a ser o agente principal de sua aprendizagem, aplicando conhecimentos prévios em um novo contexto criativo.
O conteúdo programático abrange a leitura de contos infantis, técnicas de criação de fantoches e cenários, além de princípios de expressão oral e corporal para teatro. A atividade proporciona uma abordagem interdisciplinar, combinando elementos da Língua Portuguesa, com ênfase em interpretação textual, e Artes, focando na expressão criativa e artística.
Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos iniciarão o processo de aprendizagem em casa, por meio da leitura dos contos selecionados. Em sala de aula, serão formados grupos para a discussão do texto, planejamento e criação dos fantoches e cenários. A parte final da atividade, que é a apresentação do teatro, promove a expressão oral e a capacidade de trabalhar em equipe. Cada etapa é projetada para que os alunos sejam os protagonistas de seu aprendizado, estimulando a autonomia e a criatividade.
A atividade 'Teatro de Fantoches de Contos' será realizada em uma aula de 120 minutos. Os alunos começarão com uma discussão sobre os contos lidos, seguida por sessões de planejamento e criação dos materiais. A última parte será dedicada aos ensaios e à apresentação final do teatro.
A avaliação será baseada na participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade. Será considerada a criatividade e originalidade dos fantoches e cenários criados, a capacidade de trabalhar em equipe, a clareza da expressão oral durante a apresentação, e a interpretação e compreensão da narrativa do conto. A autoavaliação e a avaliação pelos pares também serão incorporadas para promover a reflexão crítica sobre o próprio desempenho e o dos colegas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais variados para a confecção de fantoches e cenários, como papel colorido, tesouras, cola, tecidos, entre outros. Além disso, será importante contar com um espaço adequado para as apresentações, podendo ser a própria sala de aula ou um palco, se disponível.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula