Aventuras no Mundo dos Contos

Desenvolvida por: Valéri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Textos

A atividade Aventuras no Mundo dos Contos é voltada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e visa o desenvolvimento da escrita criativa e colaborativa. Os alunos são divididos em grupos, recebendo o início de uma história para expandir coletivamente, estimulando a criatividade, a coesão e a continuidade narrativa. Esta experiência permite aos alunos explorar habilidades de escrita, pensamento crítico e criatividade com dinâmica em grupo e engajamento na co-criação de histórias.

Durante a atividade, os grupos trabalham na continuação das histórias e, ao final, apresentam suas criações em uma encenação teatral. Este momento promove a expressão oral e corporal, valorização das ideias dos colegas e desenvolve a responsabilidade coletiva. A atividade busca fomentar um ambiente de respeito e diálogo, ao mesmo tempo que integra habilidades cognitivas e sociais das crianças em um contexto de aprendizado ativo e lúdico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade incluem o desenvolvimento de habilidades de escrita colaborativa, promovendo a capacidade dos alunos de criar narrativas coerentes e coesas em equipe. A proposta visa também estimular a criatividade dos estudantes, ao oferecer um espaço seguro para a experimentação de ideias e palavras. Além disso, busca-se desenvolver o pensamento crítico, ao encorajar os alunos a considerar aspectos como a justiça e a igualdade em suas histórias. Os objetivos também compreendem a promoção do trabalho colaborativo e a responsabilidade coletiva, habilidades fundamentais para o contexto social e acadêmico dos alunos.

  • Desenvolver habilidades de escrita colaborativa.
  • Estimular a criatividade e experimentação de ideias.
  • Promover o pensamento crítico sobre justiça e igualdade.
  • Facilitar o trabalho em grupo e a responsabilidade coletiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP11: Reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade de perspectiva em processos de produção textual.
  • EF35LP17: Planejar e produzir textos narrativos, considerando o seu propósito e o público-alvo, utilizando padrões de organização, conexão e articulação de ideias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve a exploração de elementos narrativos e a aplicação do conhecimento linguístico em práticas de escrita e apresentação. Primeiro, os alunos trabalharão a estrutura narrativa, definindo a continuação das histórias com base no início recebido. Eles precisarão empregar técnicas de conexão e fluência de ideias para criar tramas coerentes. Na parte oral do teatro, os alunos terão a oportunidade de desenvolver capacidades expressivas, utilizando linguagem corporal e verbal, aprimorando assim suas habilidades comunicativas. Este conteúdo englobará também discussões sobre questões sociais relevantes, proporcionando um espaço para reflexões críticas.

  • Estrutura narrativa e construção de enredo.
  • Conexão e coesão de ideias em textos.
  • Técnicas de expressão verbal e corporal.
  • Discussão sobre temas de justiça e igualdade.

Metodologia

A metodologia empregada na atividade é baseada em princípios de aprendizagem ativa, garantindo que os alunos sejam protagonistas em seu processo educativo. A divisão em grupos fomenta a colaboração, essencial para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas, como a coesão grupal e o compromisso com o resultado final. O uso de narrativas como base para a atividade permite que os alunos explorem sua criatividade e exercitem o pensamento crítico em um contexto controlado, o que promove um aprendizado mais profundo e significativo. A apresentação teatral não apenas reforça as habilidades de comunicação, mas também desafia os estudantes a pensar sobre como suas histórias podem impactar e representar questões sociais, incentivando a empatia e o respeito pela diversidade de ideias.

  • Aprendizagem ativa com protagonismo estudantil.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Uso de narrativas para estímulo criativo.
  • Apresentação teatral para integração de habilidades.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade Aventuras no Mundo dos Contos está planejada para ser realizada em uma aula de 60 minutos, empregando a metodologia ativa de Atividade Mão-na-massa. Essa abordagem prática oferece aos alunos a oportunidade de assumir o protagonismo no aprendizado, engajando-se diretamente nas atividades propostas. A aula está dividida em três momentos principais, cada um com 20 minutos de duração, proporcionando um equilíbrio entre o planejamento, o desenvolvimento da narrativa e a apresentação teatral. Esta estrutura visa facilitar o envolvimento dos alunos em cada etapa do processo, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração em equipe. Ao explorar as histórias de forma prática e interativa, os alunos são incentivados a desenvolver habilidades essenciais de escrita e expressão, dentro de um ambiente que valoriza a coesão e a continuidade narrativa.

  • Aula 1: Divisão em grupos e planejamento do conto (20 minutos), desenvolvimento da narrativa (20 minutos), preparação e apresentação do teatro (20 minutos).
  • Momento 1: Divisão em grupos e planejamento do conto (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula apresentando a atividade para a turma. Distribua aleatoriamente os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas, garantindo diversidade nos grupos. Em seguida, entregue o início de uma história para cada grupo. Oriente os alunos a discutirem entre si e planejarem a continuidade da narrativa. É importante que cada membro possa dar sua contribuição. Circule entre os grupos, observando a dinâmica e oferecendo sugestões de coesão e sequência narrativa. Avalie a participação dos alunos pela observação direta.

    Momento 2: Desenvolvimento da narrativa (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos trabalhem nas continuações das histórias. Estimule-os a utilizar diversas ideias e encoraje-os a serem criativos. É importante que cada aluno complete pelo menos uma parte da história, deixando que cada grupo defina responsabilidades entre seus membros. Esteja disponível para ajudar com sugestões sobre estrutura narrativa e coesão. Avalie a coerência do desenvolvimento das histórias através da observação das discussões.

    Momento 3: Preparação e apresentação do teatro (Estimativa: 20 minutos)
    Cada grupo deve preparar uma encenação para apresentar a todos a continuidade da história desenvolvida. Incentive os alunos a usarem adereços simples que possam criar rapidamente, como acessórios feitos com papel. Observe como os alunos colaboram na encenação e na expressão criativa. Ao final das apresentações, realize um breve feedback para cada grupo, destacando pontos positivos e sugestões de melhoria. Avalie a expressão oral e corporal e o engajamento dos alunos durante as apresentações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mesmo não havendo neste caso alunos com condições específicas, procure personalizar e variar as atividades para atender a diferentes estilos de aprendizagem. Incentive a participação de todos, dando espaço para alunos mais tímidos se expressarem em papéis coadjuvantes. Considere criar dinâmicas que incentivem a escuta e o respeito mútuo, e ofereça alternativas de apresentação para alunos que estejam menos confortáveis com o teatro, como narrar a história ao invés de encená-la. Mantenha um canal aberto para que os alunos ou colegas possam sugerir ajustes que considerem necessários para maximizar a acessibilidade e a inclusão.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada, envolvendo métodos como a observação direta, autoavaliação e feedback dos colegas. O objetivo é acompanhar como os alunos desenvolvem suas habilidades de escrita colaborativa e criatividade, além de aspectos comunicativos e sociais durante as apresentações. Os critérios de avaliação incluirão a coesão e coerência do conto, a inovação e originalidade da história, bem como a expressão verbal e corpo durante o teatro. Por exemplo, o professor pode usar uma rúbrica para avaliar a narrativa escrita e a performance teatral, proporcionando feedback formativo e construtivo que encoraje o aprimoramento contínuo e reconheça o esforço criativo dos alunos.

  • Observação direta durante o desenvolvimento e apresentação.
  • Rúbrica para avaliar a narrativa escrita e performance teatral.
  • Feedback formativo para encorajar melhorias contínuas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais básicos e acessíveis, como papéis para esboço e lápis para anotação de ideias, além de adereços de teatro simples que podem ser criados ou reutilizados, enfatizando a criatividade dos estudantes. Ferramentas digitais podem ser integradas, como tablets ou computadores para suporte à escrita ou pesquisa, desde que estejam disponíveis. Assim, o uso de tecnologia será feito de forma ética e segura, alinhado aos objetivos pedagógicos e respeitando a privacidade dos alunos.

  • Papéis e lápis para esboço e planejamento.
  • Adereços de teatro simples feitos pelos alunos.
  • Ferramentas digitais para pesquisa e suporte à escrita.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a importância de garantir que cada aluno se sinta incluído e respeitado em atividades como esta. Asseguramos que não será necessário onerar o professor ou aumentar significativamente sua carga de trabalho para implementar soluções de acessibilidade. Sugerimos o uso de recursos que incentivem a participação de todos os alunos, como instruções claras, apresentação visual e auditiva das etapas e aberturas para feedback constantemente. O ambiente da sala pode ser adaptado para facilitar a movimentação durante as apresentações teatrais, e é recomendado que o professor fique atento a sinais de desmotivação ou exclusão, intervindo prontamente. A comunicação contínua com a família pode apoiar a inclusão, criando um elo entre escola e lar que valoriza o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Instruções claras e apresentações de etapas visuais e auditivas.
  • Ambiente adaptado para facilitar a movimentação e participação.
  • Comunicação constante para identificar e intervir em casos de exclusão.

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