Baú das Histórias Encantadas

Desenvolvida por: Fabian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

A atividade consiste em recontar histórias literárias lidas em sala de aula, utilizando imagens relacionadas, quer sejam retiradas de livros ou criadas pelos alunos. Após a preparação, os alunos farão uma apresentação oral criativa para a turma, seguida de uma roda de debate. Isso promove a prática da oralidade, respeito às diferentes interpretações e a análise coletiva de cada ilustração. A atividade está alinhada às habilidades de leitura e interpretação, estimulando o pensamento crítico e a argumentação, além de desenvolver habilidades socioemocionais como empatia e respeito pela diversidade de opiniões.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito primordial da atividade é fomentar a competência de recontar histórias de forma crítica e criativa, desenvolvendo assim a oralidade, a capacidade de interpretação e a apreciação estética através de ilustrações. Os alunos serão estimulados a interpretar narrativas literárias e a utilizar recursos visuais como apoio para suas apresentações, promovendo a integração entre leitura, produção oral e apreciação estética. Este tipo de atividade também busca promover habilidades de pensamento crítico, responsabilidade por projetos de grupo e mediar discussões construtivas entre pares, elementos essenciais na formação de leitores autônomos e cidadãos participativos na comunidade escolar.

  • Desenvolver a capacidade de recontar histórias literárias usando recursos visuais.
  • Promover a prática da oralidade e o respeito pela diversidade de interpretações.
  • Estimular a participação em debates construtivos sobre literatura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF15LP19: Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade contempla a prática de leitura de narrativas literárias e a interpretação dessas narrativas através de recursos visuais. Enfatiza-se a importância do recontar criativo, da análise literária crítica e da arte de apresentar oralmente. Além disso, as discussões e debates serão fascinantes para que os alunos interpretem e articulem suas percepções individuais e coletivas sobre as histórias e suas ilustrações. Esta atividade proporciona uma oportunidade de aprendizado que integra leitura, escrita, fala e escuta de forma significativa e interativa.

  • Leitura de textos literários.
  • Interpretação de narrativas através de ilustrações.
  • Desenvolvimento de habilidades de apresentação oral.
  • Discussão e debate sobre diferentes interpretações literárias.

Metodologia

Para esta atividade, adotaremos uma abordagem baseada em metodologias ativas, encorajando o engajamento dos alunos através de práticas colaborativas e de resolução de problemas. Os alunos trabalharão em grupos para recontar as histórias e criar as ilustrações, fomentando a autonomia e responsabilidade. A atividade também incluirá uma roda de debate que servirá para mediar discussões construtivas, permitindo que os alunos explorarem diferentes perspectivas sobre a literatura. Esta metodologia não só promove o desenvolvimento de competências cognitivas, mas também fortalece habilidades socioemocionais, preparando os alunos para interações sociais construtivas e respeitosas.

  • Metodologias ativas com foco em aprendizagem colaborativa.
  • Trabalho em grupo para recontar histórias e criar ou selecionar ilustrações.
  • Roda de debate para discussão e mediação de diferentes perspectivas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi estruturado para otimizar o tempo dos alunos e garantir o máximo aproveitamento. Será uma aula de 60 minutos, iniciando com a orientação sobre a atividade, seguido pela divisão dos grupos e escolha das histórias. Em seguida, os alunos terão tempo para desenvolver suas apresentações e, por fim, haverá espaço para a apresentação e o debate em roda. O formato da aula foi especialmente projetado para acomodar todos os aspectos da atividade e garantir que cada aluno tenha a oportunidade de se expressar, ouvir e aprender com seus colegas, consolidando o aprendizado de forma colaborativa.

  • Aula 1: Orientação, divisão em grupos, desenvolvimento e apresentação da atividade, seguido de debate em roda.
  • Momento 1: Introdução e Orientação Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade e a importância de recontar e ilustrar histórias. Destaque a prática de habilidades como a oralidade e a interpretação. Distribua os livros literários previamente selecionados e explique como as imagens podem complementar as palavras. Permita que os alunos expressem dúvidas ou compartilhem experiências relacionadas à atividade proposta.

    Momento 2: Formação de Grupos e Seleção de Histórias (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, garantindo que a formação seja equilibrada em termos de habilidades e interesses. Instrua cada grupo a escolher uma história literária para recontar e ilustração. Oriente-os a discutir brevemente sobre a história, suas personagens e como pretendem abordar as ilustrações.

    Momento 3: Desenvolvimento das Atividades e Criação das Ilustrações (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a trabalhar colaborativamente, alternando entre a escolha e criação de ilustrações e o planejamento de como recontar a história para a turma. Forneça papéis, materiais de desenho e acesso à internet para pesquisa de referências visuais. Circule pela sala oferecendo apoio, incentivando a criatividade e assegurando que o trabalho seja feito de forma cooperativa. Observe se os grupos estão engajados e intervenha caso perceba dificuldades de cooperação ou foco durante a atividade.

    Momento 4: Apresentações das Histórias (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo terá três minutos para apresentar sua história recontada com as ilustrações escolhidas ou criadas. Instrua os alunos a falarem claramente e a usarem as ilustrações para dar suporte às narrativas. Avalie o engajamento, criatividade e clareza durante as apresentações. Ofereça feedback positivo e sugestões construtivas ao final de cada apresentação.

    Momento 5: Roda de Debate e Discussão (Estimativa: 5 minutos)
    Crie um ambiente confortável para o debate, dispondo as cadeiras em círculo. Inicie uma discussão sobre as diferentes interpretações das histórias, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a respeitarem as dos colegas. Pergunte sobre o que aprenderam com cada interpretação e como as imagens ajudaram no entendimento da história. Observe a participação de todos, intervindo quando necessário para mediar possíveis conflitos ou falta de respeito. Avalie o respeito às opiniões alheias e a participação de cada aluno no debate.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considerando que não há alunos com condições específicas na turma, mantenha um ambiente inclusivo garantindo que todos os alunos tenham iguais oportunidades de participação nas atividades. Estimule o respeito às diversidades de opinião e criatividade. No decorrer da atividade, esteja atento a sinais de desconforto ou exclusão e intervenha de maneira positiva para reverter essas situações. Promova a colaboração incentivando os alunos a ajudarem uns aos outros. Tenha sempre uma abordagem encorajadora e valorize as diferentes formas de expressão e contribuição de cada aluno.

Avaliação

A avaliação será diversificada e levará em consideração o engajamento dos alunos, clareza e criatividade nas apresentações, além da participação nos debates. A avaliação formativa permitirá feedback contínuo, ajudando os alunos a aprimorar suas habilidades de comunicação e interpretação. 1. Objetivo: Avaliado será o entendimento das histórias, a habilidade de recontar e o uso de ilustrações para apoio visual. 2. Critérios de Avaliação: Criatividade, clareza, engajamento e capacidade de mediar e respeitar diferentes opiniões. 3. Exemplo Prático: Os alunos receberão feedback específico e construtivo durante as apresentações e debates, e apresentarão um pequeno portfólio final com suas ilustrações e interpretações que será avaliado pelo professor.

  • Avaliação do engajamento, clareza e criatividade nas apresentações.
  • Participação e respeito às opiniões no debate.
  • Portfólio final da atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados materiais que suportam a criatividade e a expressão dos alunos, tais como livros literários, papéis para desenho e materiais básicos de arte (lápis, canetinhas, etc.). Ferramentas digitais como tablets ou computadores podem ser usadas para buscar imagens online e outras referências pertinentes. Não obstante, a infraestrutura básica da sala de aula será importante para a disposição da roda de debate, além de um local para armazenamento temporário das ilustrações dos alunos. Estes recursos são importantes para fornecer um ambiente rico para a experimentação e expressão individual e coletiva.

  • Livros literários selecionados.
  • Papéis e materiais de desenho (lápis, canetinhas).
  • Computadores/tablets para pesquisa de referências de imagens.
  • Espaço organizado para roda de debate.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a inclusão é um objetivo constante na prática pedagógica e que a adaptação de estratégias é essencial, em especial em uma sala de aula diversificada. Embora esta turma não apresente condições ou deficiências específicas, é importante garantir que cada aluno seja apoiado em seu estilo de aprendizagem. Assim, é sugerida a possibilidade de apoio audiovisual para aqueles que necessitem de mais recursos visuais, além de permitir diferentes formas de expressão nas apresentações, possibilitando tanto o uso oral quanto o uso de escrita ou arte. O diálogo contínuo e a revisão dos progressos permitirão um ambiente inclusivo, onde todos se sintam respeitados e incentivados a participar plenamente.

  • Uso de suporte audiovisual adicional para suportar diferentes estilos de aprendizagem.
  • Permitir múltiplas formas de expressão nas apresentações (oral, escrita ou artística).
  • Diálogo contínuo com feedback formativo para inclusão e participação total de todos os alunos.

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