Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Silmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso do dicionário e polissemia das palavras

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' propõe uma experiência lúdica e interativa, aplicando a metodologia Atividade Mão-na-massa, onde os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental embarcam em uma aventura pela escola ou sala de aula em busca de um tesouro. Utilizando dicas que consistem em palavras com grafias duvidosas ou polissêmicas, os estudantes, trabalhando em equipes, são incentivados a usar dicionários (físicos ou online) para decifrar cada pista e avançar para o próximo ponto. Esta jornada é cuidadosamente projetada para motivar a consulta frequente ao dicionário, permitindo que os alunos esclareçam dúvidas sobre a escrita das palavras, reconheçam o caráter polissêmico dos termos e diferenciem palavras primitivas, derivadas e compostas. Além de desenvolver habilidades linguísticas essenciais, a atividade promove o trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento em um contexto divertido e estimulante.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos, incentivando o uso autônomo e crítico do dicionário como ferramenta essencial para o esclarecimento de dúvidas relacionadas à língua portuguesa. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes estejam mais aptos a identificar e resolver dúvidas relacionadas à grafia de palavras, compreender a natureza polissêmica da linguagem e diferenciar tipos de palavras. O engajamento em uma tarefa colaborativa e baseada em jogo visa também fomentar habilidades sociais, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução de problemas em conjunto.

  • Utilizar o dicionário para resolver dúvidas sobre a escrita e o significado das palavras.
  • Reconhecer e explorar o caráter polissêmico das palavras.
  • Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Fomentar a autonomia no aprendizado e na resolução de problemas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP12: Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
  • EF05LP02: Identificar o caráter polissêmico das palavras (uma mesma palavra com diferentes significados, de acordo com o contexto de uso), comparando o significado de determinados termos utilizados nas áreas científicas com esses mesmos termos utilizados na linguagem usual.
  • EF05LP08: Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é amplo e abrange diversos aspectos da língua portuguesa. Além de enfatizar a importância dos dicionários como valiosos recursos para a aprendizagem autônoma, destaca-se o estudo da polissemia, fenômeno linguístico que enriquece a comunicação humana e estimula o pensamento crítico. Outro foco é o reconhecimento e a classificação das palavras quanto à sua estrutura (primitivas, derivadas e compostas), proporcionando aos alunos uma base sólida no entendimento da formação de palavras na língua portuguesa.

  • Uso do dicionário como ferramenta de aprendizagem
  • Estudo sobre palavras com grafias duvidosas ou polissêmicas
  • Classificação de palavras (primitivas, derivadas, compostas)
  • Desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita
  • Trabalho em equipe e cooperação

Metodologia

Nesta atividade, serão aplicadas metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Jogos, e Roda de Debate. Além disso, técnicas como Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida podem ser adaptadas para motivar a preparação das equipes fora do ambiente de sala de aula. O uso de pistas com palavras polissêmicas e com grafias duvidosas, que demandam o uso do dicionário, permite que os alunos vivenciem o processo de aprendizagem de forma prática e significativa.

  • Caça ao tesouro com uso de dicionários
  • Trabalho em equipe para solucionar pistas
  • Roda de debate sobre os desafios encontrados e as soluções
  • Uso de TICs para consulta de dicionários online

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os objetivos, regras e metodologias da caça ao tesouro. Na segunda aula, ocorrerá a execução da caça ao tesouro propriamente dita, seguida de uma roda de debate para compartilhar experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e formação das equipes
  • Aula 2: Realização da caça ao tesouro e roda de debate

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' será realizada através da observação direta do envolvimento e colaboração entre os alunos durante a atividade, bem como a correta utilização do dicionário para solucionar as pistas. Será dado ênfase à participação, ao esforço coletivo, à capacidade de resolução de problemas e ao uso efetivo das estratégias de busca no dicionário. Além disso, a roda de debate posterior funcionará como um espaço de reflexão sobre o aprendizado adquirido, onde os alunos poderão expressar suas descobertas, dificuldades e sugestões para atividades futuras.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, é imprescindível o acesso a dicionários físicos ou online. Recomenda-se também a preparação antecipada das pistas, que deverão incluir palavras de grafias duvidosas ou polissêmicas e estar afixadas nos locais predefinidos da escola ou sala de aula. Materiais adicionais como mapas da área da busca, cadernetas para anotações e cronômetros (celulares ou tablets) para controlar o tempo podem enriquecer a experiência.

  • Dicionários físicos e/ou acesso à internet para dicionários online
  • Pistas preparadas previamente pelos professores
  • Mapas da escola (se a caça for em espaço amplo)
  • Cadernetas ou blocos de anotação para cada equipe
  • Cronômetros ou dispositivos móveis com essa função

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo