Caça aos Coletivos

Desenvolvida por: Karina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Substantivos comuns e coletivos

A atividade 'Caça aos Coletivos' é desenvolvida para incentivar o reconhecimento e o aprendizado de substantivos coletivos a partir de substantivos comuns entre alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Através desta prática, os estudantes serão capazes de identificar e diferenciar esses dois tipos de substantivos de forma lúdica e colaborativa. Ao serem divididos em equipes, receberão listas contendo diversos substantivos comuns, com a tarefa de encontrar seus correspondentes coletivos em um tempo determinado. Esta atividade promoverá a pesquisa, o debate e a troca de conhecimentos entre os alunos, ensinando-lhes não apenas sobre a língua portuguesa, mas também sobre trabalho em equipe e respeito às ideias alheias. A fase de discussão em grupo sobre os coletivos encontrados será fundamental para que compartilhem suas descobertas, ampliando assim sua compreensão sobre o uso prático da língua em diferentes contextos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos compreendam e identifiquem os substantivos coletivos a partir de substantivos comuns, reconhecendo a natureza e a função desses termos na língua portuguesa. Além disso, busca-se fomentar o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, respeito mútuo e capacidade de discussão e síntese. Pretende-se também estimular a curiosidade e o interesse pela língua, mostrando como as palavras são agrupadas de forma coletiva para representar conjuntos de seres ou objetos.

  • Identificar substantivos coletivos a partir de substantivos comuns
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação
  • Estimular a pesquisa e o debate sobre o uso da língua
  • Compreender a função e o uso de substantivos coletivos no cotidiano

Conteúdo Programático

A atividade enquadra-se no estudo da gramática da língua portuguesa, focando especificamente nos substantivos, uma classe gramatical fundamental. Os alunos explorarão os substantivos comuns e coletivos, percebendo como estes se relacionam e diferem. Através de metodologias ativas de aprendizagem, os estudantes serão encorajados a construir o conhecimento coletivamente, participando ativamente de sua jornada de aprendizado.

  • Definição e exemplos de substantivos comuns e coletivos
  • Identificação e uso de substantivos coletivos em frases
  • Diferenciação entre substantivos comuns e coletivos
  • Prática de pesquisa e trabalho em equipe

Metodologia

Utilizaremos uma abordagem colaborativa para a aprendizagem, onde os alunos serão divididos em equipes. Cada equipe receberá uma lista de substantivos comuns e deverá encontrar os coletivos correspondentes, promovendo uma atividade dinâmica de pesquisa. A discussão dos resultados encontrados em grupo ampliará a compreensão sobre o tema, pois permitirá que os alunos aprendam uns com os outros, valorizando as descobertas coletivas.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa e discussão
  • Apresentação dos substantivos coletivos encontrados
  • Reflexão coletiva sobre o aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução aos substantivos e explicação da atividade, seguida de início da pesquisa em grupos. A segunda aula será dedicada à continuação da pesquisa, discussão dos resultados e reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução aos substantivos e início da atividade
  • Aula 2: Conclusão da pesquisa, discussão e reflexão

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa de todos os membros do grupo durante as etapas da atividade, na completude e correção das listas de substantivos coletivos encontrados, e na qualidade das discussões em grupo. Será valorizado o processo de aprendizagem colaborativa e o respeito às contribuições dos colegas. Exemplos de comportamentos a serem observados incluem a habilidade de ouvir, a contribuição para a pesquisa e a capacidade de articular pensamentos e descobertas durante as discussões.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples, como listas de substantivos comuns distribuídas para cada grupo, quadros brancos ou folhas de papel para anotações e registros dos grupos, acesso à internet para pesquisas, caso necessário, e dicionários ou glossários de português.

  • Listas de substantivos comuns
  • Quadros brancos ou folhas de papel
  • Acesso à internet
  • Dicionários ou glossários

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo