Esta atividade é projetada para envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na exploração do conceito de sustentabilidade através de uma abordagem prática e interativa. Utilizando textos informativos sobre sustentabilidade, as crianças serão divididas em grupos e receberão fichas com perguntas, cada uma incluindo as diferentes formas do 'porquê' (por que, porque, porquê, por quê). Os alunos deverão buscar nas leituras as respostas para estas perguntas, identificando as informações explícitas relacionadas à sustentabilidade e ao uso correto dos 'porquês'. Além de promover a consciência ambiental, este exercício visa melhorar a compreensão dos alunos sobre a gramática da língua portuguesa, especificamente no que toca ao emprego correto das variações de 'porquê'. O ponto culminante da atividade será a apresentação dos grupos, onde cada um compartilhará suas descobertas, promovendo não apenas a aprendizagem colaborativa mas também a capacidade de argumentação e exposição clara de ideias.
O objetivo desta atividade é duplo: primeiramente, pretende-se reforçar a compreensão dos alunos sobre as variações da palavra 'porquê' e seu uso correto dentro do contexto de frases e perguntas, um aspecto fundamental da gramática da língua portuguesa. Em segundo lugar, esta atividade visa aumentar a conscientização sobre a sustentabilidade, incentivando os alunos a pensar sobre práticas sustentáveis e a importância dessas ações para o meio ambiente. Através da análise e discussão de textos, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de leitura crítica, compreensão textual e habilidades de comunicação eficaz, além de promover valores de responsabilidade ambiental.
Este plano de aula abrange a leitura e interpretação de textos sobre sustentabilidade, focando na identificação de informações explícitas, o que alinha diretamente com as habilidades de leitura e interpretação textual exigidas pela BNCC. Além disso, aborda o uso correto das variações de 'porquê', enriquecendo o conhecimento gramatical dos alunos. A sustentabilidade é introduzida como tema transversal, promovendo a conscientização ambiental entre os jovens estudantes.
Esta atividade segue a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', promovendo a aprendizagem através da prática e da descoberta. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para facilitar a interação e a colaboração. Cada grupo receberá textos informativos sobre sustentabilidade, além de fichas com perguntas envolvendo as variações de 'porquê'. Ao buscar as respostas nos textos, os alunos aplicarão habilidades de leitura crítica e compreensão textual. Posteriormente, cada grupo discutirá suas descobertas e preparará uma apresentação. Este formato estimula o engajamento ativo dos alunos na construção do conhecimento, incentivando a aprendizagem significativa.
A atividade será desenvolvida ao longo de 3 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será feita a introdução à atividade e distribuição dos materiais. As aulas seguintes serão dedicadas à pesquisa nos textos, discussão em grupo, preparação e apresentação das descobertas.
A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos aspectos. Primeiramente, observar-se-á a capacidade de localizar informações explícitas nos textos, uma habilidade essencial conforme designado pela BNCC. Além disso, avaliar-se-á o entendimento e uso correto das variações de 'porquê' nas respostas fornecidas. A qualidade da apresentação em grupo também será um fator importante, onde consideraremos a clareza da exposição, a habilidade de argumentação e a eficácia com que as descobertas são comunicadas. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações para reforçar aprendizados e destacar áreas de melhoria.
Para a realização desta atividade, serão usados textos informativos sobre sustentabilidade, que servirão como material base para a pesquisa dos alunos. Fichas com perguntas incluindo as variações de 'porquê' serão preparadas previamente pelo professor. A atividade também fará uso de material de papelaria comum, como lápis, borrachas e papel para anotação das descobertas, além de recursos audiovisuais como projetor para as apresentações finais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula