Caça-Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia

A atividade 'Caça-Palavras Mágicas' é uma proposta interativa e colaborativa que objetiva engajar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no estudo das particularidades ortográficas da língua portuguesa, com enfoque nas palavras de grafias irregulares e com o 'h' inicial. Iniciando-se com uma sala de aula invertida, esta atividade convida os estudantes a se tornarem pesquisadores, indo além dos muros da escola para descobrir palavras que desafiam as regras convencionais de escrita. A partir de suas descobertas, os alunos vão colaborar na elaboração de um painel coletivo denominado 'Palavras Mágicas', estimulando assim o debate e a troca de conhecimentos sobre as complexidades da ortografia portuguesa e estratégias para memorização das grafias.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada e uma prática reflexiva sobre as irregularidades ortográficas da língua portuguesa, em especial, as palavras com grafias irregulares e com uso do 'h' inicial. Ao envolver os estudantes numa metodologia ativa, espera-se não só reforçar a memorização das grafias através do estudo colaborativo e investigativo, mas também fomentar habilidades como trabalho em equipe, pesquisa autônoma e pensamento crítico ao discutir e refletir sobre as peculiaridades encontradas.

  • Compreender a ortografia de palavras com grafias irregulares e com o 'h' inicial.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e registro autônomo.
  • Fomentar o trabalho em equipe ao criar o painel coletivo de 'Palavras Mágicas'.
  • Estimular o pensamento crítico e reflexivo durante a roda de debate.
  • Praticar estratégias de memorização para grafias irregulares.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP13: Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
  • EF35LP14: Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
  • EF35LP29: Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda a ortografia de palavras com grafias irregulares e o uso do 'h' inicial, promovendo, através de uma metodologia ativa e participativa, o desenvolvimento de habilidades ortográficas, de pesquisa e colaboração entre os alunos. Por meio da exploração, descoberta e colaboração, os estudantes serão capazes de investigar e refletir sobre a linguagem e suas particularidades, enriquecendo assim seu conhecimento sobre a língua portuguesa e estratégias de aprendizagem.

  • Ortografia de palavras com grafias irregulares
  • Uso do 'h' inicial em palavras
  • Técnicas de memorização para grafias irregulares
  • Pesquisa autônoma e colaboração
  • Roda de debate e reflexão sobre a língua

Metodologia

A atividade se inicia com uma sala de aula invertida, onde os alunos deverão realizar uma pesquisa em casa, incentivando a autonomia no aprendizado. Posteriormente, em sala, a atividade se volta para a colaboração através da formação de grupos para a criação de um painel coletivo e a realização de uma roda de debate. Este método permite a integração entre os alunos, o compartilhamento de descobertas e a reflexão conjunta sobre as dificuldades e estratégias relacionadas à ortografia.

  • Sala de Aula Invertida
  • Trabalho em Grupo para Criação do Painel Coletivo
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos compartilharão suas descobertas e trabalharão na criação do painel coletivo. Na segunda aula, será realizado o debate sobre as dificuldades e estratégias de memorização das grafias encontradas, promovendo a reflexão e a troca de experiências entre os alunos.

  • Aula 1: Compartilhamento das descobertas e criação do painel coletivo.
  • Aula 2: Roda de debate sobre as dificuldades e estratégias de memorização.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será processual e formativa. Os alunos serão avaliados com base em sua participação ativa nos debates, na qualidade de suas contribuições para o painel coletivo e em sua capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, será valorizada a capacidade de reflexão demonstrada durante o debate sobre as estratégias eficazes para a memorização das grafias irregulares. O feedback será dado individualmente e ao grupo, visando o aprimoramento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, como papel, canetas coloridas e fita adesiva para a montagem do painel coletivo. Além disso, é recomendado o uso de dicionários como recurso de pesquisa para a busca de palavras com grafias irregulares e com o 'h' inicial. A sala de aula deve ser organizada de maneira que facilite o trabalho em grupo e a realização da roda de debate.

  • Papel para o painel coletivo
  • Canetas coloridas
  • Fita adesiva
  • Dicionários
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo