Caça-Palavras Narrativos

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Vocabulário

A atividade 'Caça-Palavras Narrativos' é uma estratégia inovadora para incentivar o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, criatividade e trabalho em equipe entre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos, esta prática propõe um jogo de caça-palavras em que cada termo descoberto não é apenas uma vitória, mas uma peça para o quebra-cabeça maior de uma narrativa a ser criada. Após a identificação de todas as palavras, que serão previamente selecionadas para abranger um tema específico que se harmonize com o conteúdo programático do ano, os estudantes, organizados em pequenos grupos, terão o desafio de elaborar um conto que faça uso de todos os termos encontrados. Este contexto lúdico tem como objetivo promover uma aprendizagem significativa, ao estimular os alunos a fazerem conexões criativas entre as palavras e desenvolverem uma história coesa, aplicando as normas da língua escrita de modo colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fomentar nos alunos a habilidade de construir narrativas coesas e coerentes, utilizando vocabulário diversificado. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de trabalhar em equipe para unir conceitos, explorar o potencial criativo e utilizar corretamente a língua portuguesa na escrita de seus textos. Além disso, busca-se desenvolver a capacidade de análise e interpretação durante a busca pelas palavras, bem como o respeito pelas ideias dos colegas durante o processo colaborativo de escrita.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Estimular a criatividade e inovação na criação de narrativas.
  • Promover o trabalho em equipe e a escrita colaborativa.
  • Ampliar o vocabulário e a correta utilização da língua portuguesa.
  • Fomentar a capacidade de fazer conexões entre palavras-chave e desenvolvimento de uma história.

Conteúdo Programático

A atividade se alinha ao conteúdo programático do 5º ano do Ensino Fundamental, explorando de forma prática e dinâmica aspectos como a produção textual, compreensão e interpretação de textos, ampliação do vocabulário e as normas gramaticais da língua portuguesa. Abordando de forma integrada esses conteúdos, os alunos são expostos a uma oportunidade única de aprendizado ativo, onde a teoria e a prática se mesclam num cenário lúdico e altamente educativo.

  • Produção textual.
  • Compreensão e interpretação de textos.
  • Ampliação de vocabulário.
  • Normas gramaticais da língua portuguesa.

Metodologia

A metodologia da atividade combina a Aprendizagem Baseada em Jogos com trabalho em grupo e uma pitada de competitividade saudável. Inicialmente, os alunos serão divididos em pequenos grupos e introduzidos ao jogo de caça-palavras. Após a conclusão do jogo, cada grupo utilizará as palavras encontradas como base para a criação de uma narrativa coesa. Este processo não somente envolve a aplicação direta dos conteúdos aprendidos em sala de aula mas também incentiva os alunos a colaborar, compartilhar ideias e resolver problemas de forma criativa.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Trabalho em equipe e colaboração.
  • Criação coletiva de narrativas.
  • Discussão em grupo e troca de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A realização da atividade será em uma sessão de 90 minutos, dividida em três fases: introdução ao jogo e organização dos grupos, execução do caça-palavras e, por fim, a criação das narrativas, permitindo assim um aproveitamento integral do tempo proposto.

  • Introdução e formação dos grupos (15 minutos)
  • Execução do caça-palavras (30 minutos)
  • Criação das narrativas e revisão (45 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa de cada membro do grupo, na criatividade e originalidade da narrativa produzida, bem como na correta utilização das palavras encontradas no caça-palavras. Será considerado também o respeito às normas gramaticais e a coesão e coerência do texto produzido. A apresentação do conto ao final da atividade, seguida de uma breve discussão sobre o processo criativo, servirá como base para a avaliação participativa, onde alunos e professores poderão compartilhar insights e pontos de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários caça-palavras impressos com palavras-chave alinhadas ao conteúdo da história que se deseja construir, papel e canetas para a escrita dos contos pelos grupos, e um espaço adequado que favoreça o trabalho em equipe e a concentração durante a execução do jogo e a fase de criação das narrativas.

  • Caça-palavras impressos.
  • Papel e canetas.
  • Espaço adequado para a atividade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo