A atividade 'Clube de Leitura Mirim' é uma proposta pedagógica que objetiva fomentar o hábito da leitura entre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa consiste na formação de um clube de leitura no qual os estudantes selecionarão, de acordo com suas preferências pessoais, um livro para realizar a leitura individual. Posteriormente, cada participante será incentivado a preparar uma breve apresentação sobre o livro escolhido, compartilhando suas impressões pessoais, personagens favoritos e a moral da história com o grupo. Essas apresentações acontecerão em sessões organizadas periodicamente, permitindo assim a troca de experiências literárias entre os alunos e incentivando a prática de leitura autônoma e crítica. Esta atividade não apenas reforça a importância da literatura enquanto componente cultural e artístico, mas também estimula o desenvolvimento de competências relacionadas à expressão oral e escrita, compreensão leitora e análise crítica.
O principal objetivo desta atividade é promover o interesse e o hábito pela leitura entre os estudantes, utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos para engajar os alunos em uma prática educativa ativa e significativa. Buscaremos desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos, incentivando a autonomia na escolha de livros e a habilidade de argumentação e partilha de experiências literárias. Além disso, o projeto visa aprimorar a expressão oral dos alunos através das apresentações e debates, e fomentar a capacidade de síntese e crítica ao refletir sobre a moral das histórias lidas.
A estrutura do Clube de Leitura Mirim é fundamentada em princípios da Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos têm a oportunidade de se envolver de forma ativa no processo de aprendizagem, desde a seleção do livro até a apresentação e discussão do mesmo, proporcionando assim uma experiência rica em termos de desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais associadas à leitura.
A metodologia ativa aplicada, Aprendizagem Baseada em Projetos, promove uma experiência de aprendizagem colaborativa e centrada no aluno. Iniciaremos com a seleção de livros por parte dos alunos, seguindo para a leitura individual. Posteriormente, os estudantes prepararão apresentações sobre suas leituras, compartilhando com o grupo em sessões de discussão. Esta abordagem facilita a troca de experiências e a reflexão crítica sobre as obras lidas.
A atividade será dividida em quatro sessões de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira aula ocorrerá a introdução ao projeto e a seleção dos livros. As duas aulas seguintes serão dedicadas à leitura e preparação das apresentações. A última aula será reservada para as apresentações e discussões em grupo.
A avaliação será processual e contínua, considerando a participação ativa, o comprometimento com a leitura e a qualidade das apresentações. Os critérios incluirão a compreensão leitora, a capacidade de síntese ao transmitir as principais ideias do livro, expressão oral durante as apresentações e a habilidade de argumentação nas discussões. Será incentivado o feedback construtivo entre os pares para enriquecer o processo de aprendizado.
Para a realização da atividade serão necessários diversos livros de literatura infantil e juvenil, espaços adequados para leitura individual e discussão em grupo, além de materiais para a preparação das apresentações como papel, canetas e acesso a computadores ou tablets, se disponível.
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