Concurso de Verbos

Desenvolvida por: Valqui… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Concordância Verbal

A atividade 'Concurso de Verbos' é projetada para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de reforçar os conhecimentos sobre concordância verbal de maneira lúdica e colaborativa. Divididos em equipes, os alunos participarão de um concurso onde deverão usar cartas de verbos e pronomes pessoais/nomes para formar frases corretamente. Este concurso compreenderá várias rodadas, incluindo desafios como escolher o verbo correto para completar frases e transformar frases do singular para o plural. Através de uma metodologia ativa, os alunos serão incentivados a aplicar na prática os conceitos de concordância e a trabalhar em equipe, desenvolvendo não só habilidades linguísticas, mas também sociais. Além de aprender, os alunos terão a oportunidade de se divertir e experimentar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste plano de aula é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender e praticar a concordância verbal de uma forma dinâmica e envolvente. Através de atividades práticas e colaborativas, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas importantes, como a capacidade de flexionar verbos de acordo com os pronomes pessoais/nomes sujeitos e de compreender a importância da concordância verbal na construção de frases corretas. Este plano também busca incentivar o trabalho em equipe e o pensamento crítico, preparando os alunos para situações de uso da língua tanto na escrita quanto na oralidade.

  • Flexionar verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Incentivar o pensamento crítico e a aplicação prática de conceitos gramaticais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF35LP21: Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF05LP06: Flexionar, adequadamente, na escrita e na oralidade, os verbos em concordância com pronomes pessoais/nomes sujeitos da oração.

Conteúdo Programático

A concordância verbal é um componente crucial da gramática da língua portuguesa, fundamental para a construção de sentenças coerentes e corretas. O ensino dessa competência requer abordagens dinâmicas e participativas que possibilitem aos alunos aplicar na prática o conhecimento teórico, desenvolvendo sua capacidade linguística de forma integral e significativa. O concurso de verbos utilizado nesta atividade propicia uma abordagem hands-on para ensinar concordância verbal, incentivando os alunos a aprenderem fazendo.

  • Concordância verbal
  • Uso dos pronomes pessoais
  • Flexão de verbos no presente, passado e futuro
  • Transformação de frases do singular para o plural

Metodologia

A metodologia ativa Mão-na-massa será empregada para engajar os alunos de forma ativa na aprendizagem sobre concordância verbal. Através do concurso de verbos, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em um contexto prático e colaborativo. As equipes serão formadas para promover a interação e o trabalho em equipe, enquanto se desafiam em rodadas que exigem conhecimento e aplicação da concordância verbal. Este método pretende tornar o aprendizado mais efetivo e significativo, aproximando os conceitos estudados da realidade dos alunos.

  • Concurso de verbos em equipes
  • Uso de cartas de verbos e pronomes pessoais/nomes
  • Rodadas com desafios de concordância verbal
  • Feedback coletivo e discussão das respostas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade total durará 3 horas, divididas em três aulas de 50 minutos cada.

  • Aula 1: Introdução ao concurso e formação das equipes.
  • Aula 2: Primeiras rodadas do concurso.
  • Aula 3: Continuação das rodadas e conclusão do concurso.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. A correção coletiva permitirá feedback imediato e o reconhecimento das dificuldades enfrentadas pelos alunos. Pontos serão atribuídos para as respostas corretas e para o trabalho em equipe eficaz, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. A avaliação levará em conta também o desempenho individual na compreensão e aplicação da concordância verbal, além da capacidade de trabalhar cooperativamente com os colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, como cartas de verbos e pronomes, quadro branco, marcadores e materiais para a divisão das equipes. Esses recursos permitirão a realização dinâmica e interativa do concurso de verbos, facilitando o processo de aprendizado e tornando a aula mais divertida e engajadora para os alunos.

  • Cartas de verbos e pronomes pessoais/nomes
  • Quadro branco e marcadores
  • Fichas ou crachás para divisão das equipes

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo