Desafio do Clube do Livro

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

A atividade 'Desafio do Clube do Livro' tem como objetivo envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental em um processo de leitura, análise crítica e apresentação de livros. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo será responsável por ler um livro selecionado. Após a leitura, eles se reúnem para discutir os temas principais, personagens e contextos do material lido. O resultado desta interação é uma apresentação dinâmica para toda a turma, utilizando diferentes formatos como cartazes, gráficos ou vídeos. A culminação da atividade acontece em uma roda de debate, em que as apresentações serão discutidas coletivamente. Esta abordagem busca promover a leitura crítica, a argumentação e a habilidade de apresentar conhecimentos de forma clara e eficaz, estimulando a interação, o protagonismo estudantil e o respeito à diversidade de opiniões.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade estão alinhados ao desenvolvimento das habilidades de leitura crítica, interpretação e expressão oral, fundamentais para os alunos dessa faixa etária. A atividade visa proporcionar um ambiente onde os alunos possam exercer seu pensamento crítico na análise de textos, bem como aprimorar suas habilidades de comunicação ao apresentar suas interpretações e reflexões sobre o livro lido. Ao promover a interação entre os alunos, a atividade também instiga a capacidade de cooperação, resolução de conflitos e respeito pelas diferentes perspectivas de seus pares.

  • Exercer a leitura crítica e interpretação de textos literários.
  • Aprimorar a habilidade de expressão oral por meio de apresentações.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e respeito às diversas opiniões.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP01: Identificar e analisar as características dos gêneros literários lidos, bem como os elementos que compõem a narrativa, considerando contextos socioculturais e históricos.
  • EF15LP13: Relatar, de maneira clara e ordenada, histórias ou situações ouvidas, lidas ou imaginadas, adequando o relato aos interlocutores, ao contexto e aos propósitos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a leitura e interpretação de textos literários, com foco em identificar temas principais, analisar características dos gêneros literários e desenvolver habilidades de comunicação. A prática da leitura é suplementada pela tarefa de relatar e discutir os conteúdos analisados, promovendo atividades de apresentação oral e debate. Esta abordagem integra a literatura ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, pensamento crítico e argumentação, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos.

  • Leitura e interpretação de textos literários.
  • Identificação de temas principais e personagens.
  • Análise de contextos socioculturais e históricos dos textos.
  • Desenvolvimento de habilidades de apresentação oral e debate.

Metodologia

Serão utilizadas metodologias ativas que estimulam o protagonismo estudantil e a aprendizagem colaborativa. Cada grupo de alunos terá autonomia para definir como será a apresentação dos temas, utilizando recursos como cartazes, vídeos ou gráficos. A dinâmica de grupo facilita o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação, enquanto a apresentação oral e a roda de debates estimulam a argumentação e a empatia, favorecendo um ambiente de aprendizagem inclusivo e diversificado.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos.
  • Leitura compartilhada e discussão em grupo.
  • Apresentação dinâmica para a classe.
  • Roda de debate sobre as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de um período de 60 minutos, organizada em uma única aula. Inicialmente, os alunos se dividirão em grupos e terão um tempo inicial para revisar suas anotações. Posteriormente, realizarão as apresentações para a turma, culminando em uma roda de debate que permitirá o aprofundamento dos temas discutidos individualmente por cada grupo. Esta estrutura visa garantir que cada fase da atividade receba a devida atenção, promovendo um aprendizado eficaz e interativo.

  • Aula 1: Reunião dos grupos para revisão das leituras e preparação das apresentações. Realização das apresentações e roda de debate.
  • Momento 1: Reunião de Grupos e Revisão das Leituras (Estimativa: 20 minutos)
    Comece a aula dividindo os alunos em seus grupos previamente estabelecidos. Instrua os alunos a revisitar as principais ideias, personagens e contextos dos livros que leram. É importante que cada grupo reúna suas anotações e prepare os tópicos que acham essenciais para serem apresentados mais tarde. Circule pela sala para garantir que todos os grupos estão engajados e qualquer dúvida seja esclarecida no início, ajudando-os a manter o foco na análise crítica dos temas.

    Momento 2: Preparação das Apresentações (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos escolham o formato de apresentação que melhor se adequa às suas preferências e conteúdos, seja um cartaz, gráfico ou breve vídeo. Oriente-os sobre a importância de distribuir tarefas entre os membros do grupo e incentivar o uso da criatividade na apresentação das informações. Observe se todos estão participando ativamente e, se necessário, intervenha para redistribuir tarefas e garantir que todos os alunos estejam contribuindo de forma equitativa.

    Momento 3: Realização das Apresentações (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie as apresentações, garantindo que cada grupo tenha um tempo equilibrado para apresentar seus pontos principais. É importante que durante as apresentações você observe e avalie a clareza, coesão e a capacidade de argumentação dos alunos. Ofereça feedback positivo para encorajar os alunos e fazer apontamentos que possam melhorar o trabalho coletivo.

    Momento 4: Roda de Debate (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com uma roda de debate onde todos os grupos e a turma em geral possam discutir as apresentações realizadas. Incentive perguntas e debates saudáveis, promovendo o respeito às opiniões diversas. Lembre aos alunos a importância de ouvir com atenção e responder com argumentos claros e respeitosos. Faça uma avaliação formativa, observando a participação e o engajamento dos alunos na discussão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos estejam envolvidos e tenham acesso à atividade, permita diferentes formas de expressão e apresentação, considerando tanto alunos que prefiram atividades manuais como cartazes, quanto os que se sentem mais confortáveis com tecnologias como vídeos. Esteja atento a alunos que possam estar mais retraídos e incentive-os gentilmente a participar. Se necessário, disponibilize materiais de apoio adicionais, como resumos dos livros em áudio ou digital, para que aqueles que têm mais dificuldade com a leitura possam acompanhar o conteúdo plenamente. Lembre-se de manter uma postura acolhedora e motivadora, mostrando aos alunos que suas contribuições são valiosas e respeitadas.

Avaliação

A avaliação será diversificada e centrada tanto no processo quanto no produto final da atividade. As opções incluem avaliação formativa, na qual será observado o engajamento e a cooperação durante as atividades em grupo; e avaliação somativa, com foco na apresentação final, considerando critérios como clareza, coesão e entendimento do texto lido e discutido. Feedbacks contínuos serão fornecidos, encorajando o progresso e a reflexão crítica dos alunos. A flexibilidade nos critérios permitirá adaptações e suportes necessários para garantir a participação efetiva de todos os alunos.

  • Avaliação formativa do engajamento e cooperação durante as atividades em grupo.
  • Avaliação somativa da apresentação final, incluindo clareza e coesão.
  • Feedback contínuo para incentivar o progresso e reflexão crítica dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade incluem livros literários selecionados, materiais para a criação de cartazes como papel, canetas e materiais de arte, além de equipamentos audiovisuais para gravação e apresentação de vídeos. A escolha desses recursos visa atender às diversas formas de expressão e apresentação, permitindo que os alunos explorem suas habilidades de comunicação de maneira criativa e eficaz.

  • Livros literários apropriados para a faixa etária.
  • Materiais para criação de cartazes e gráficos.
  • Equipamentos audiovisuais para gravação e exibição de vídeos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o compromisso e o esforço dos professores em adaptar suas práticas pedagógicas para tratar da diversidade e inclusão. Para esta atividade, sugerimos garantir que todos os alunos tenham acesso aos materiais de diferentes formatos, adaptando-nos às diferentes estratégias de aprendizado. A utilização de vídeos e apresentações orais, por exemplo, pode ser uma abordagem eficaz para alunos que preferem recursos visuais. Incentivar a participação de todos nos debates e oferecer apoio adicional a alunos que possam ter dificuldades de participação também são estratégias valiosas. Monitore e ajuste as estratégias conforme necessário, e mantenha uma comunicação aberta e contínua com os alunos para entender suas necessidades.

  • Acesso a materiais de diferentes formatos.
  • Estratégias de inclusão nas apresentações e debates.
  • Apoio adicional para alunos com necessidades diferenciadas.

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