Desvendando as mensagens secretas

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Função Social dos Textos

Nesta atividade denominada 'Desvendando as mensagens secretas', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito da função social de diversos textos presentes em seu cotidiano, tais como anúncios, bilhetes, e-mails e postagens em mídias sociais. Através do trabalho em equipe, os estudantes explorarão diferentes tipos de textos e deverão determinar aspectos cruciais como a finalidade da produção, locais de circulação, possíveis autores e o público-alvo. Esta atividade visa promover um entendimento aprofundado sobre como os textos são construídos e interpretados em variados contextos sociais. Ao final da exploração, cada grupo apresentará suas descobertas, instigando um debate enriquecedor sobre as multifacetadas funções sociais dos textos, fomentando assim, um ambiente de aprendizagem colaborativo e crítico.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é capacitar os alunos a reconhecer e compreender a importância e a função social dos diferentes tipos de textos que encontram em seu dia a dia. Visamos instilar uma capacidade analítica nos estudantes que lhes permita identificar não só para que os textos são produzidos, mas também seus possíveis locais de circulação, autores e destinatários. Dessa forma, espera-se que os alunos desenvolvam uma maior consciência crítica sobre como os textos operam dentro de seus contextos sociais, ampliando sua habilidade de leitura e interpretação.

  • Compreender a função social dos textos no dia a dia.
  • Desenvolver habilidades analíticas sobre textos diversos.
  • Promover o debate crítico sobre textos e suas funcionalidades.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.

Conteúdo Programático

A atividade está fundamentada no reconhecimento e na análise das diversas funções sociais dos textos, abrangendo desde anúncios publicitários até bilhetes pessoais, e-mails e postagens em redes sociais. Cada equipe de alunos terá a tarefa de investigar e discutir os múltiplos aspectos que contribuem para a constituição do significado de textos variados, preparando-os para partilhar essas descobertas em apresentações. As habilidades desenvolvidas durante estas tarefas serão essenciais para a ampliação da capacidade crítica e interpretativa dos estudantes.

  • Identificação da função social de textos variados.
  • Análise dos contextos de produção e circulação dos textos.
  • Preparação e execução de apresentações em grupo.
  • Promoção de debates críticos sobre os textos analisados.

Metodologia

A metodologia empregada combinará Aprendizagem Baseada em Jogos e Roda de Debate, proporcionando uma experiência imersiva e participativa. Inicialmente, os estudantes serão divididos em equipes e receberão um conjunto de textos para análise. Durante a investigação, técnicas de jogo serão aplicadas para incentivar a colaboração e o engajamento. Após esta etapa, as descobertas serão partilhadas em formato de apresentações seguidas de rodas de debate, permitindo a troca de ideias e aprofundamento do tema de maneira crítica e reflexiva.

  • Trabalho em equipe para análise de textos
  • Aplicação de técnicas lúdicas de aprendizado
  • Realização de apresentações em grupo
  • Promoção de rodas de debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos trabalharão em equipes analisando os textos e preparando suas apresentações. A segunda sessão será dedicada às apresentações dos grupos e à realização da roda de debates.

  • Aula 1: Formação das equipes e início da análise dos textos.
  • Aula 2: Continuação da análise e preparação das apresentações.
  • Aula 3: Realização das apresentações em grupo e início da roda de debates.
  • Aula 4: Continuação da roda de debates e conclusões finais.

Avaliação

A avaliação se dará por meio de observação direta do engajamento dos alunos nas atividades propostas, qualidade das análises textuais apresentadas, profundidade das discussões geradas nas rodas de debate, e habilidade de trabalhar em equipe. Será valorizada a capacidade de argumentação, compreensão crítica e comunicação eficaz. Exemplos de bom desempenho incluem a habilidade de identificar corretamente as funções sociais dos textos, oferecer insights originais nas discussões e colaborar produtivamente com os colegas de equipe.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem uma variedade de textos impressos e digitais (como anúncios, bilhetes, e-mails, postagens em mídias sociais), acesso a dispositivos digitais para pesquisa adicional, materiais para a preparação das apresentações (papel, canetas, cartolinas) e um espaço adequado para a realização das rodas de debate.

  • Conjuntos variados de textos impressos e digitais
  • Dispositivos digitais com acesso à internet
  • Materiais para apresentações e anotações
  • Espaço para a realização de atividades em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo