Nesta atividade denominada 'Desvendando as mensagens secretas', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao conceito da função social de diversos textos presentes em seu cotidiano, tais como anúncios, bilhetes, e-mails e postagens em mídias sociais. Através do trabalho em equipe, os estudantes explorarão diferentes tipos de textos e deverão determinar aspectos cruciais como a finalidade da produção, locais de circulação, possíveis autores e o público-alvo. Esta atividade visa promover um entendimento aprofundado sobre como os textos são construídos e interpretados em variados contextos sociais. Ao final da exploração, cada grupo apresentará suas descobertas, instigando um debate enriquecedor sobre as multifacetadas funções sociais dos textos, fomentando assim, um ambiente de aprendizagem colaborativo e crítico.
O propósito desta atividade é capacitar os alunos a reconhecer e compreender a importância e a função social dos diferentes tipos de textos que encontram em seu dia a dia. Visamos instilar uma capacidade analítica nos estudantes que lhes permita identificar não só para que os textos são produzidos, mas também seus possíveis locais de circulação, autores e destinatários. Dessa forma, espera-se que os alunos desenvolvam uma maior consciência crítica sobre como os textos operam dentro de seus contextos sociais, ampliando sua habilidade de leitura e interpretação.
A atividade está fundamentada no reconhecimento e na análise das diversas funções sociais dos textos, abrangendo desde anúncios publicitários até bilhetes pessoais, e-mails e postagens em redes sociais. Cada equipe de alunos terá a tarefa de investigar e discutir os múltiplos aspectos que contribuem para a constituição do significado de textos variados, preparando-os para partilhar essas descobertas em apresentações. As habilidades desenvolvidas durante estas tarefas serão essenciais para a ampliação da capacidade crítica e interpretativa dos estudantes.
A metodologia empregada combinará Aprendizagem Baseada em Jogos e Roda de Debate, proporcionando uma experiência imersiva e participativa. Inicialmente, os estudantes serão divididos em equipes e receberão um conjunto de textos para análise. Durante a investigação, técnicas de jogo serão aplicadas para incentivar a colaboração e o engajamento. Após esta etapa, as descobertas serão partilhadas em formato de apresentações seguidas de rodas de debate, permitindo a troca de ideias e aprofundamento do tema de maneira crítica e reflexiva.
A atividade será executada ao longo de duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos trabalharão em equipes analisando os textos e preparando suas apresentações. A segunda sessão será dedicada às apresentações dos grupos e à realização da roda de debates.
A avaliação se dará por meio de observação direta do engajamento dos alunos nas atividades propostas, qualidade das análises textuais apresentadas, profundidade das discussões geradas nas rodas de debate, e habilidade de trabalhar em equipe. Será valorizada a capacidade de argumentação, compreensão crítica e comunicação eficaz. Exemplos de bom desempenho incluem a habilidade de identificar corretamente as funções sociais dos textos, oferecer insights originais nas discussões e colaborar produtivamente com os colegas de equipe.
Os recursos necessários incluem uma variedade de textos impressos e digitais (como anúncios, bilhetes, e-mails, postagens em mídias sociais), acesso a dispositivos digitais para pesquisa adicional, materiais para a preparação das apresentações (papel, canetas, cartolinas) e um espaço adequado para a realização das rodas de debate.
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