Detectives de Textos

Desenvolvida por: Mirian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Nesta atividade, intitulada 'Detectives de Textos', os alunos irão trabalhar em grupos para lerem e analisarem diferentes tipos de textos curtos, como notícias de jornais e folhetos. O objetivo é identificar a função social de cada texto, a localização de informações explícitas e reconhecer quem os produziu e a quem se destinam. Esses aspectos promovem a compreensão do contexto e intenção dos textos, ajudando a desenvolver a habilidade crítica e interpretativa dos alunos. A atividade permite a exploração de uma variedade de textos, proporcionando uma rica experiência de aprendizado. Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, discutindo suas interpretações. Essa dinâmica promove o trabalho colaborativo e desenvolve habilidades sociais essenciais, como comunicação e negociação, além de reforçar o protagonismo estudantil, uma vez que os alunos assumirão papéis ativos em suas descobertas e nas apresentações.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é fomentar a habilidade investigativa dos alunos sobre a função social dos textos, incentivando-os a compreender quem produziu os textos, para quem foram destinados e qual o seu propósito social. Isso se alinha com o desenvolvimento do pensamento crítico ao analisar e localizar informações explícitas nos textos. A atividade visa também promover a comunicação eficaz e o trabalho em equipe, fundamentais para a apresentação dos resultados finais. Além disso, desenvolverá a capacidade dos alunos de refletir sobre os efeitos de sentido em textos multissemióticos, uma competência essencial na leitura crítica.

  • Compreender e identificar a função social de diferentes tipos de textos.
  • Desenvolver a capacidade de localizar informações explícitas em textos.
  • Promover habilidades de comunicação ao expressar e compartilhar descobertas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a análise de diferentes textos que circulam no cotidiano dos alunos. Com foco em notícias de jornais e folhetos, os alunos exploram a função social desses textos, identificando suas características fundamentais, quem os produziu e seu público-alvo. Além disso, a análise de textos multissemióticos é abordada, trazendo um olhar crítico sobre os efeitos de sentido provocados por elementos gráfico-visuais. Os alunos também desenvolvem sua capacidade de localizar informações explícitas nesses textos, fundamental para compreensão global e detalhada.

  • Análise crítica de textos variados, como jornais e folhetos.
  • Identificação de características e funções sociais de textos.
  • Interpretação de elementos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Metodologia

A metodologia para esta atividade enfatiza o trabalho colaborativo e investigativo entre alunos, promovendo a aprendizagem ativa. A formação de grupos permite que os alunos discutam e compartilhem ideias, potencializando a construção coletiva do conhecimento. A atividade baseia-se em análise e debate, incentivando a exposição dos alunos a diferentes perspectivas. Embora não sejam utilizados recursos digitais, o enfoque prático e comunicativo da atividade encoraja a resolução de problemas e a tomada de decisões, essenciais para a aprendizagem significativa.

  • Trabalho colaborativo em grupos para análise de textos.
  • Discussão e apresentação de descobertas de forma coletiva.
  • Aprendizagem ativa por meio da investigação e interpretação de textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, garantindo foco e dinamismo. Inicia-se com uma breve introdução sobre os tipos de textos a serem analisados, seguida pela formação de grupos. Os alunos terão tempo para analisar os textos e identificar suas características principais. Posteriormente, cada grupo prepara uma apresentação de suas descobertas para compartilhar com a turma, permitindo que diferentes interpretações e análises sejam discutidas coletivamente.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação de grupos; análise de textos e preparação de apresentações pelos grupos; discussão dos resultados e fechamento.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade 'Detectives de Textos'. Destaque a importância de entender a função social de diferentes tipos de textos e o valor do trabalho colaborativo. Em seguida, organize a turma em grupos de quatro a cinco alunos, considerando a diversidade e garantindo que todos tenham oportunidade de participar. Explique que cada grupo receberá um conjunto de textos diversificados para análise.

    Momento 2: Análise de Textos em Grupos (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua os textos impressos e forneça orientações claras sobre o que os grupos devem procurar em cada texto: a função social, informações explícitas e o público-alvo. Incentive os alunos a fazerem anotações e discussões dentro do grupo. Circule pela sala, observe a dinâmica dos grupos, intervenha quando necessário para assegurar o foco na tarefa e ajude os grupos que precisem de apoio adicional. Faça perguntas orientadoras para estimular a análise crítica.

    Momento 3: Preparação e Apresentação de Descobertas (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos grupos que organizem suas descobertas em um formato claro para apresentar ao restante da classe. Ofereça papel e canetas para anotações rápidas e ajude-os a organizar o tempo de apresentação. Após a preparação, cada grupo deve apresentar suas descobertas em voz alta. Incentive os outros alunos a fazerem perguntas e comentários de maneira respeitosa e construtiva.

    Momento 4: Discussão dos Resultados e Fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma discussão final, destacando as semelhanças e diferenças nas análises dos grupos. Reforce a importância da função social dos textos e como essa compreensão é relevante para a leitura crítica. Solicite aos alunos que compartilhem suas experiências durante a atividade. Finalize com um feedback positivo e construtivo sobre o desempenho coletivo e individual.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência intelectual, simplifique as instruções e forneça suporte personalizado, quando necessário, assegurando que as tarefas sejam adequadas às suas capacidades. Crie pares dentro dos grupos, onde alunos com mais facilidade possam ajudar na mediação do entendimento e da explicação dos textos. Esteja atento às diferentes necessidades e permita mais tempo para a elaboração das reflexões e respostas. Incentive a participação de todos, garantindo que cada aluno tenha um papel ativo dentro do grupo e durante as apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio de observação contínua das apresentações dos grupos, com um enfoque no desenvolvimento das habilidades de análise crítica e comunicação. O professor irá observar a capacidade dos alunos de identificar a função social dos textos e de localizar informações explícitas. Opções avaliativas incluem: 1. Avaliação formativa através de feedback contínuo durante a aula, onde o professor poderá intervir e orientar os alunos durante suas análises. 2. Uma rubrica avaliativa para as apresentações que considere a clareza, coesão e criatividade na transmissão das descobertas. 3. Avaliação por pares, incentivando a autoavaliação e a avaliação crítica entre os alunos, observando-se o respeito e a construção coletiva de conhecimentos.

  • Observação contínua e feedback formativo durante a atividade.
  • Rubrica avaliativa para apresentações em grupo.
  • Avaliação por pares com foco na construção crítica e respeitosa de feedback.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos tradicionais como papel, canetas e cópias dos textos selecionados (notícias de jornais e folhetos). Esses materiais permitirão que cada grupo visualize, sublinhe e faça anotações durante suas análises. Embora o uso de recursos digitais seja restrito, os materiais impressos serão fundamentais para estimular a leitura crítica e a interação direta dos alunos com o conteúdo, proporcionando uma experiência tátil e imediata de aprendizagem.

  • Textos impressos (notícias de jornais, folhetos).
  • Papel e canetas para anotações e discussão em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de um professor é intensa, mas é imprescindível apresentar estratégias para garantir a inclusão e acessibilidade a todos os alunos. Para alunos com deficiência intelectual, poderá ser necessário adaptar os textos, usando versões simplificadas ou com linguagem mais acessível, sem comprometer o conteúdo. Estruturar grupos de modo a incluir alunos com diferentes habilidades pode proporcionar apoio mútuo. O uso de imagens nos textos multissemióticos deve ser explorado para garantir compreensão mais ampla, além de instruções claras e repetitivas. Monitorar a participação ativa desses alunos e ajustar a atividade conforme necessário contribuirão para seu sucesso. Oferecer feedback individualizado ajuda a reforçar o aprendizado. Avaliar alunos com deficiência intelectual deve considerar suas necessidades específicas e progresso individual.

  • Adaptação dos textos para versões simplificadas.
  • Instruções claras e repetitivas para compreensão total.
  • Uso de imagens nos textos para apoiar a compreensão.
  • Monitorar e ajustar estratégias conforme necessário.
  • Feedback individualizado para reforçar o aprendizado.

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