Horta na Caixinha: Mão na Massa

Desenvolvida por: Adelia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Naturais
Temática: Sustentabilidade e Cultivo de Plantas

Nesta atividade prática, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental construirão mini-hortas em caixas de sapato recicladas. O propósito é envolver os estudantes em um projeto que promove a sustentabilidade, reutilização de materiais e o entendimento prático dos cuidados básicos para o cultivo de plantas. Trabalhando em grupos, os alunos discutirão as escolhas das plantas, considerando as condições ideais para o crescimento, como luz, água e tipo de solo. A atividade culminará com uma apresentação final, onde cada grupo compartilhará seus resultados e explicará o processo seguido, bem como as características das plantas escolhidas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo é envolver os alunos em uma atividade prática que desenvolva habilidades de planejamento, execução e apresentação, além de instigar o interesse pela botânica e processos sustentáveis. A construção de mini-hortas promove o trabalho colaborativo e a compreensão das necessidades básicas das plantas, enquanto estimula a consciência ambiental através do uso de materiais reciclados.

  • Desenvolver habilidades de planejamento colaborativo.
  • Aplicar conhecimentos sobre as necessidades básicas das plantas.
  • Promover a consciência ambiental através da reutilização de materiais.
  • Estimular habilidades de apresentação e comunicação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
  • EF35LP10: Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
  • EF05LP12: Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa integrar conhecimentos de ciências sobre botânica com práticas de sustentabilidade. Os alunos irão explorar conceitos como fotossíntese, ciclo da água e importância do solo vegetal, aplicando-os de maneira prática no cultivo de plantas em ambientes controlados, como é o caso das mini-hortas.

  • Conceitos básicos de botânica.
  • Importância da luz solar e água para plantas.
  • Ciclos de crescimento e cuidados das plantas.
  • Uso sustentável de materiais reciclados.

Metodologia

A metodologia adotada encoraja o aprendizado ativo e colaborativo, onde os alunos assumem papéis centrais no planejamento e execução das atividades. Ao trabalhar em grupos, eles praticam tanto habilidades sociais quanto técnicas, explorando a teoria através da experimentação prática, o que enriquece a experiência de aprendizado.

  • Trabalho em grupo e cooperação.
  • Discussão em roda de debate sobre escolhas das plantas.
  • Aprendizado prático através de atividades mão-na-massa.
  • Apresentação dos resultados finais por grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado de forma a balancear momentos teóricos e práticos ao longo das seis aulas, permitindo que os alunos se aprofundem no conteúdo enquanto desenvolvem suas hortas. Cada aula possui objetivos específicos, visando à construção gradativa do conhecimento e ao desenvolvimento da atividade proposta.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e planejamento das mini-hortas.
  • Aula 2: Seleção das plantas e discussão sobre suas necessidades.
  • Aula 3: Montagem das mini-hortas nas caixas de sapato.
  • Aula 4: Monitoramento do crescimento e ajustes necessários.
  • Aula 5: Preparação para a apresentação dos resultados.
  • Aula 6: Apresentação e reflexão sobre o processo e resultados.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma contínua e somativa, com foco no processo de aprendizado e na participação ativa em todas as etapas da atividade. Serão considerados critérios como a cooperação em grupo, o cumprimento das etapas de planejamento e execução, e a clareza e organização na apresentação final dos resultados. Exemplos específicos de avaliação incluem a observação do trabalho em equipe durante a montagem das hortas e a originalidade das soluções apresentadas nos debates.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade abrangem tanto materiais de fácil acesso quanto ferramentas pedagógicas que garantam um ambiente de aprendizado seguro e produtivo. A intenção é criar uma experiência prática que seja ao mesmo tempo educativa e sustentável, usando materiais reciclados e tecnologia simples.

  • Caixas de sapato recicladas.
  • Sementes de plantas variadas.
  • Terra vegetal e adubos naturais.
  • Ferramentas de jardinagem básicas.
  • Acesso a água para irrigação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo